Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Boa tarde!

Aqui pela Ribeira Chã, vento forte e algumas abertas

Ao que parece a partir de quarta feira a temperatura vai descer e está prevista queda de granizo para todo o arquipélago

já hoje vi granizo na minha freguesia, aliás acordei com ele a bater na janela:thumbsup:

neste momento chove intensamente onde me encontro e está escuro que parece que o céu vai "desabar". estou junto à EMA do climaat na terra-chã

Tens uma certa razão no que dizes, mas esta ciência é mais complexa do que também imaginas. Um radar é importante para a Madeira, mas na minha opinião o mais urgente é como fazer chegar os avisos rapidamente à população.

Tens que ter calma como já foi referido n vezes. Até 6ª-Feira ainda falta uma eternidade.

O instituto de meteorologia... Bem, acredita segui durante algum tempo os modelos meteorológicos da CMC, é modelo de previsão de 3 em 3 horas do centro meteorológico do Canada e era mais preciso que as previsões do instituto de meteorologia portuguesa.

Algo está mesmo muito mal!!!

Pelo que vejo as coisas estão piores para aí!

Hoje por aqui até agora só caíu um aguaceiro, mas nada de especial. Apenas o vento é que é muito.

Vamos a ver se aí consegues umas fotos interessantes do Pico da Vara;)

Por aqui o tempo muda muito num piscar de olhos. São os microclimas do Nordeste. Durante todo o santo dia foi vento forte e queda de aguaceiros que por vezes foram fortes.

Por agora céu encoberto parece que vai cair forte chuva. O céu está encoberto e sopra forte de Oeste

temperatura local: 13 º

boa noite,

neste momento está um tempo que ninguem percebe!

olhando para o céu ele apresenta-se estrelado, mas se olharmos para SW e para NE ele apresenta-se nublado e a fazer relampagos, não se ouvindo um trovão que seja...
não são é relampagos bonitos pois só se vê os clarões enão se consegue ver o raio.

boa tarde,

peço desculpa pela insistencia nas minhas perguntas, mas eu estava junto a uma daquelas ribeiras (dolce vita) e assiti a tudo como tambem tive de correr para salvar-me.

acho lastimavel que o instituto de metereologia não esteja sempre a passar a informação correcta ou entao atempadamente.

desculpem o desabafo mas quando quero saber da previsao do tempo venho sempre aqui ao forum , porque acho que alguns membros percebem e são confiaveis na previsao que fazem..nem que seja so para alertar..enfim mais vale prevenir do que remediar..porque quando vou ao IM o tempo esta sempre com sol , chuva fraca...vejam a de dia 26

Olá IceWoman. Acabei de consultar a pág. do IM para dia 26, e prevê chuva moderada para o Funchal. Contudo convem acompanhar a consistência da previsão, porque dependem de modêlos e os "Nowcastings" só respondem a muito curto prazo

boa noite,

olhando para o céu ele apresenta-se estrelado, mas se olharmos para SW e para NE ele apresenta-se nublado e a fazer relampagos, não se ouvindo um trovão que seja...
não são é relampagos bonitos pois só se vê os clarões enão se consegue ver o raio.

Por agora relâmpagos aqui pelos céus do Nordeste... Mas esses já têm raios Hazores :D

Não fazem é barulho.

O vento sopra forte e aguaceiros por vezes fortes

Temperatura local: 12.3

Boa Noite.
Dados actuais:
Temperatura: 13,6 ºC
Humidade: 99% (nevoeiro)
Pressão: 1013 Hpa
Vento: 8,6 Km/h - Oeste
Ontem caíram 27,7 mm, e na estação "underground" do Estreito da Calheta apenas 5,6 mm, não sei se foi algum erro na estação minha, mas sei que houve períodos de chuva intensa entre a meia noite e a uma da manhã e depois pelas 17 horas.

De salientar que durante o verão passado alguns níveis de algumas lagoas e lagoeiros dos Açores tinham visto os seus níveis de água terem baixado a níveis recorde, e nunca dantes vistos aqui nos Açores.

Agora e ao contrário do verão passado, as lagoas e os lagoeiros de São Miguel, já têm os seus valores de água repostos e já excederam em muito a média normal. Se em São Miguel os valores de água estão muito acima dos valores aceitáveis o mesmo tb deve de estar nas lagoas das Flores, Pico, Corvo e Terceira.

Basta dizer que algumas lagoas da zona Oeste de São Miguel como (Lagoa do Canário, Lagoa do peixe, Lagoa Rasa, Lagoa das Éguas) e outras como a Lagoa de São Brás e a Lagoa do Fogo na zona Central da ilha estão a transbordar de água muito para além das suas margens.
Pelos vistos o inverno esse ano tem sido bastante generoso para alguns... ou não :(

boa noite,

é igualzinho aqui ao litoral norte
tal e qual como descreveste :)

Por aqui a passar uma descarga eléctrica na zona leste de São Miguel (essa já com barulho) e começam a cair fortes pingos...
temperatura: 12º

Pelo que vejo as coisas estão piores para aí!

Hoje por aqui até agora só caíu um aguaceiro, mas nada de especial. Apenas o vento é que é muito.

Vamos a ver se aí consegues umas fotos interessantes do Pico da Vara;)

Pois é Miguel segundo as previsões para os Açores os próximos dias vão ser com muito frio. O granizo e as trovoadas confirmam-se para os dias 4 e 5 feira no arquipélago.

Para 6 feira próxima e Sábado são previstos valores máximos para cá bastante baixos e a sorte é que teremos bastanta chuva.
Agora é que o nosso Pico da vara vai ficar todo branquinho :lol:

A ver se tiro umas boas fotos :D :D

Por agora vento forte (50-65km/h) com rajadas que poderão atingir os 90km/h, aguaceiros de granizo.

Miguel... amanhã o nosso piquinho pelos vistos vai acordar branquinho.. :D Esperemos é que não haja o típico "capacete" :p

Temperatura neste momento: 11º

Por agora relâmpagos aqui pelos céus do Nordeste... Mas esses já têm raios Hazores :D

pois, pois....

mas eu não sabia como explicar o que via por isso descrevi dessa maneira para terem uma pequena noção do que se estqava a passar.

mas acho que existe um nome especifico para este tipo de trovoada, pelo menos cá na terceira dão um nome geldações, não sei se é bem assim, isto não me soa lá muito bem...

por agora o céu apresenta-se nublado com algumas abertas.

eu cá estou à espera do frio...