Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

Bem sei que esta é a run das 06z, mas se por acaso o pico de precipitação coincidir com o pico da temperatura baixa vamos acordar na sexta de manhã com as serras do grupo central brancas...
Espero bem que sim...

Eu na minha opinião estou com os olhos mais virados para o vento do que para a famosa neve... veremos :p
 
  • Gosto
Reactions: Hazores e lserpa


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Pois voçês tem razão o mais importante mesmo, em termos de protecção cívil é o vento, pelas cartas vai ser mesmo muito forte... o que vale que é dos "quadrantes nortes" tenho sempre mais receio um pouco para todo o arquipélago quando é do sul.
A agitação marítma também está a ficar "engraçada"
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia a todos,

Esta previsão para Quinta-feira, bem... Com depressões destas, quem é que precisa de ciclones?

C'o a breca!:shocking:

Previsão para 5ª feira, 13.Fevereiro.2014

INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA

GRUPO OCIDENTAL
Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.
Períodos de chuva e aguaceiros.
Vento do quadrante oeste moderado (20/30 km/h), tornando-se
FORTE a MUITO FORTE (50/75 km/h) com rajadas até 150 km/h.

GRUPO CENTRAL
Céu muito nublado com abertas para a tarde.
Períodos de chuva e aguaceiros.
Vento do quadrante oeste moderado (20/30 km/h), tornando-se
FORTE a MUITO FORTE (50/75 km/h) com rajadas até 130 km/h.

GRUPO ORIENTAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros.
Vento sudoeste fresco (30/40 km/h), tornando-se FORTE a MUITO
FORTE (50/75 km/h) com rajadas até 110 km/h e rodando para oeste para a
noite.

ESTADO DO MAR
GRUPO OCIDENTAL:
Mar cavado, tornando-se TEMPESTUOSO.
Ondas oeste de 3 metros, aumentando para 8 a 10 metros.
GRUPO CENTRAL:
Mar cavado, tornando-se TEMPESTUOSO.
Ondas oeste de 3 metros, aumentando para 10 metros.
GRUPO ORIENTAL:
Mar cavado, tornando-se ALTEROSO. Ondas oeste de 3 metros, aumentando
para 8 metros
.

Actualizado a 11 de Fevereiro de 2014 às 3:28 UTC
 
  • Gosto
Reactions: mcpa

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Sim, basicamente ninguém, porque ciclone, depressão ou centro de baixas pressões, sao exactamente a mesma coisa :)

nerd%2Balert.jpg


Problem solved...:D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Este vento previsto não deveria ser "Tempestuoso" ou "Temporal"?

É porque já vi atingir-se menos rajadas e ser tempestuoso. Mas, como já sabemos o andamento da questão, eles daqui a pouco alteram a "coisa". Não se preocupem.

Outra questão, os mapas do GFS apontam rajadas acima dos 120 km/h para todos os grupos, e no entanto, lá vem o IPMA diminuindo o vento e a ondulação do Corvo a Santa Maria. Nesse andamento, a "coitada" já nem chega ao Continente de tanto ir enfraquecendo pelo caminho, mas o mais giro, de tudo, é ela chegar aos Açores forte, e depois como se num passe de magia, perde rapidamente actividade mal bota os pés no Corvo. Fantástico!

Na minha opinião as previsões mais falíveis de todas do IPMA nos Açores, é exactamente o vento e a queda de neve. Então em relação à "neve" eu nem vou comentar sequer.

Por experiência própria, e se as previsões não mudarem, posso já adiantar-vos que esse vento vai trazer surpresas, "mark my words" :hehe:
 
  • Gosto
Reactions: Kamikaze e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Este vento previsto não deveria ser "Tempestuoso" ou "Temporal"?

É porque já vi atingir-se menos rajadas e ser tempestuoso. Mas, como já sabemos o andamento da questão, eles daqui a pouco alteram a "coisa". Não se preocupem.

Outra questão, os mapas do GFS apontam rajadas acima dos 120 km/h para todos os grupos, e no entanto, lá vem o IPMA diminuindo o vento e a ondulação do Corvo a Santa Maria. Nesse andamento, a "coitada" já nem chega ao Continente de tanto ir enfraquecendo pelo caminho, mas o mais giro, de tudo, é ela chegar aos Açores forte, e depois como se num passe de magia, perde rapidamente actividade mal bota os pés no Corvo. Fantástico!

Na minha opinião as previsões mais falíveis de todas do IPMA nos Açores, é exactamente o vento e a queda de neve. Então em relação à "neve" eu nem vou comentar sequer.

Por experiência própria, e se as previsões não mudarem, posso já adiantar-vos que esse vento vai trazer surpresas, "mark my words" :hehe:
Na saída de gfs das 06:00UTC o vento médio sustentado pelo Central seria de 95 a 105km/h e a ocidente entre 100 a 110.
Logo Vento Temporal, e se os 110km/h se se confirmarem será Temporal desfeito.

O valor da rajada baixou relativamente à run GFS da 00UTC situando-se novamente na casa dos 120/130Km/h. Valores que penso, na pratica serão superiores... Temos o exemplo da ultima depressão...

Relativo às cotas da neve... A ISO 0 elevou-se para os 1100 e 1200mt (ou superior) em toda a região, logo, a mim parece-me que a neve poderá falhar. Apesar das mínimas serem frias à superficie, às cotas médias as isóbaras estão mais afastadas. Por isso não estou muito na expectativa de as serras ficarem brancas. Poderá na minha opinião ocorrer um ou outro aguaceiro de sleet ou neve acima dos 1000mt, mas nada que dê nas vistas... Isto segundo a minha análise do GFS das 06UTC...
 
  • Gosto
Reactions: Kamikaze e Azor

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Na saída de gfs das 06:00UTC o vento médio sustentado pelo Central seria de 95 a 105km/h e a ocidente entre 100 a 110.
Logo Vento Temporal, e se os 110km/h se se confirmarem será Temporal desfeito.

O valor da rajada baixou relativamente à run GFS da 00UTC situando-se novamente na casa dos 120/130Km/h. Valores que penso, na pratica serão superiores... Temos o exemplo da ultima depressão...

Relativo às cotas da neve... A ISO 0 elevou-se para os 1100 e 1200mt (ou superior) em toda a região, logo, a mim parece-me que a neve poderá falhar. Apesar das mínimas serem frias à superficie, às cotas médias as isóbaras estão mais afastadas. Por isso não estou muito na expectativa de as serras ficarem brancas. Poderá na minha opinião ocorrer um ou outro aguaceiro de sleet ou neve acima dos 1000mt, mas nada que dê nas vistas... Isto segundo a minha análise do GFS das 06UTC...

Nem mais Luís!

E se queres que eu te seja sincero, nem me estou preocupando muito com a eventual queda de neve, mas sim com o vento, que pode ser mesmo "temporal desfeito" nas terras altas.

Se fosse no Verão já andava a Comunicação Social por aí anunciando o "apocalipse tropical" com os repórteres todos de máquinas e câmaras ao ombro para filmar tempestades... Palhaçada!

Sim vai haver vento, mas nada a que nós já não estejamos habituados aqui nos Açores. Acho que hoje caíu-se no ridículo e no exagero...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O GFS agrava mais o vento para o Central e Oriental. Vamos ver como se vai portar o IPMA mais logo à noite face a este cenário, mas desta vez parece-me claramente uma forte tempestade atlântica ao nível do vento.

É certo que a ISO 0 vai descer consideravelmente no arquipélago, mas não o suficiente, já que nas últimas atualizações verificou-se uma previsão de ligeira subida de 1/2 graus na temperatura prevista para as zonas mais altas das ilhas açorianas, e por experiência, não me parece que as serras centrais, orientais e ocidentais amanheçam coroadas de branco. Granizo talvez...

Terceira:



São Miguel



Faial





 
  • Gosto
Reactions: Kamikaze e lserpa

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Bom dia,

Estamos com problemas no acesso informático aos vários PE's, pelo que só consegui consultar os dados da Terceira e São Miguel.

Rajadas máximas durante o dia de ontem:

PE Serra do Cume (Terceira) 51,6 m/s = 185,76 km/h! :eek:

PE Graminhais (São Miguel) 47,9 m/s = 172,44 km/h! :eek:

Assim que tiver os dados dos outros PE's informo.

Mais informo que durante o dia de ontem a nossa torre meteorológica na ilha do Corvo foi derrubada pelo vento... estimamos rajadas +200km/h :shocking:

Mais uma vez quando tiver os dados informo.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Boa tarde pessoal,

Desculpem a demora, esta tarde dei uma vista de olhos pelos SCADAS dos PE's das Flores, Pico e São Jorge relativamente à rajada máxima do passado dia 5 (Quarta-Feira):

Flores 59,2 m/s = 213,12 km/h :surprise:

Pico 60,3 m/s = 217,08 km/h :surprise:

São Jorge 48,9 m/s = 176,04 Km/h :shocking:

De seguida vou colocar alguns gráficos relativos às máximas no período 5-11.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 
  • Gosto
Reactions: mcpa e lserpa