Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014



Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

como gosto de meteorologia, como todos os que por aqui andam, gosto de olhar o céu e observar...qual não foi o meu espanto quando cheguei a casa e não via praticamente um palmo à frente do nariz, saí do carro olho para o céu e vejo a lua... interessante não é? então é assim olhando para a zona oeste estava nevoeiro cerrado, mas quando se olhava para este o céu praticamente limpo com a lua a brilhar... nunca tinha observado este fenómeno...

Quanto amanhã uma coisa é certa vento e ondulação não faltará concerteza, contudo penso que não seja motivo para encerrar as escolas por uma simples razão...os pais permanecerão em casa? não, vão trabalhar, etc, etc...e os riscos são precisamente os mesmos se houver ou não escola...
Sou de acordo,caso se justifique, por exemplo encerrarem todos os serviços de modo a evitar a circulação de pessoas...mas agora desculpem-me as amigas...mas quem está para ir festejar o dia das amigas já pensou em ficar em casa devido ao alerta vermelho?

Boa noite ;)
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Eu tambem vi essa entrevista, acho que ele enganou-se, deveria querer dizer 17 metros, o que é bem mais plausível do que 27 metros.



Mas vocês não perdoam uma:D


Boas, as ondas que falaram na tv, poderão se desenvolver mais no centro da depressão e avançar em direção às nossa ilhas. E uma situação conhecida por swell de tempestade. Acção direta do vento sobre a superfície da água e pressão atmosférica. Basta haver uma conjugação perfeita para originar estes monstros... Quanto mais baixa for a pressão atmosférica, mais alta será a maré (conhecida por maré de tempestade). Logo não é impossível que tal fenômeno aconteça. Estamos em oceano aberto... E de salientar, isto não tem haver com a altura média que todos falam, mas sim, altura máxima possível para as condições, vento, pressão atm. Previstas.

Boa noite a todos e cuidem-se que isto promete.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Quanto amanhã uma coisa é certa vento e ondulação não faltará concerteza, contudo penso que não seja motivo para encerrar as escolas por uma simples razão...os pais permanecerão em casa? não, vão trabalhar, etc, etc...e os riscos são precisamente os mesmos se houver ou não escola...
Sou de acordo,caso se justifique, por exemplo encerrarem todos os serviços de modo a evitar a circulação de pessoas...mas agora desculpem-me as amigas...mas quem está para ir festejar o dia das amigas já pensou em ficar em casa devido ao alerta vermelho?

Eu concordo contigo Hazores e penso que realmente deveria se encerrar todos os serviços e evitar ao máximo a circulação na rua ... ( isto são ventos mesmo muito fortes e equivalentes a um furacão ) ... E quanto ao dia das amigas nem que ficasse para a quinta feira que vem ... Não haveria de ser por ai que as mulheres desta ilha iam deixar de festejar esse dia tão especial ... :lol:


Mas no meu entender fora de brincadeiras é um caso sério de segurança pública já que com as rajadas previstas superiores a 100 km à hora basta um objecto solto voar pela rua para acontecer algo que decerto não queremos que aconteça e mais vale prevenir do que remediar ...

Abraço
 
  • Gosto
Reactions: jorgeanimal

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Eu tambem vi essa entrevista, acho que ele enganou-se, deveria querer dizer 17 metros, o que é bem mais plausível do que 27 metros.

Mas vocês não perdoam uma:D

Já se começa a sentir o aumento da ondulação nas Flores:

16m1.jpg


É interessante que 6,16m(Hmax)/3,34m(Hz) é praticamente = 2 assim como 27/14 são praticamente 2! ;)

PS: Quando trabalhei no LNEC (entre 2003-2009), lembro-me dos colegas Eng.º Civis falarem em ondas de 26m registadas na Bóia Ondógrafo da Terceira, durante a tempestade de 2001 que arruinou o porta da Praia da Vitória, só não sei se foram 26m HZ ou Hmax...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Ainda mal o vento começou e....

"O mau tempo que se faz sentir nos Açores já obrigou hoje ao cancelamento de três voos entre algumas ilhas do arquipélago, informou a transportadora aérea açoriana na sua página na internet.

A SATA cancelou um voo Terceira/São Jorge, que deveria ter saído às 08:30 (09:30 em Portugal Continental) e a ligação São Jorge/Terceira das 09:20 (10:20 em Portugal continental).

Devido a razões meteorológicas foi também cancelado o voo Terceira/Ponta Delgada das 10:10 (11:10 em Portugal continental) e a ligação Horta/Terceira, das 09:05 (10:05 em Portugal Continental) "está atrasada", de acordo com a página da SATA.

Luís Martins, coordenador de Bombeiros do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores adiantou à Lusa que o vento que já se faz sentir com alguma intensidade está a levantar o telhado de uma oficina na Praia da Vitoria, na freguesia da Vila Nova, na ilha Terceira, e os bombeiros já estão no local, enquanto na zona do Porto Martins "caiu um cabo elétrico", mas "o piquete da EDA2 (Elétrica Açoriana) já está informado" da situação.

De acordo com Luís Martins, "já se faz sentir alguma agitação marítima", acrescentando que devido às previsões meteorológicas "foi reforçado o dispositivo nos bombeiros" da região."
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia

Confirmo totalmente o que o Hazores nos está a reportar. Vento muito forte com rajadas bastante intensas aqui pela zona alta da cidade de Angra do Heroísmo que automaticamente fez-me fechar as portadas nas janelas por uma questão de segurança ... E o pior é que isto é só o início ...