Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Será que consegue publicar os dados relativos ao PE do Faial referentes ao ultimo temporal?

Aqui ficam os dados relativos ao período 5-13 de Fevereiro.
Chamo à atenção que o meu colega do Faial enviou-me os dados não dos anemómetros das torres eólicas mas das 2 torres meteorológicas ainda em funcionamento, as quais foram instaladas pelo menos 2 anos antes da construção do PE com vista ao levantamento do potencial do vento no local.
Não sei a que altura estão estes anemómetros! :( Por isso não podemos comparar os valores com os dos outros parques... Segunda-feira vou-me informar deste pormenor.

ngfh.jpg


O máximo foi 41,9 m/s = 150,84 km/h.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui ficam os dados relativos ao período 5-13 de Fevereiro.
Chamo à atenção que o meu colega do Faial enviou-me os dados não dos anemómetros das torres eólicas mas das 2 torres meteorológicas ainda em funcionamento, as quais foram instaladas pelo menos 2 anos antes da construção do PE com vista ao levantamento do potencial do vento no local.
Não sei a que altura estão estes anemómetros! :( Por isso não podemos comparar os valores com os dos outros parques... Segunda-feira vou-me informar deste pormenor.

ngfh.jpg


O máximo foi 41,9 m/s = 150,84 km/h.

Muito obrigado pelos dados, estava dentro dos meus cálculos.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Pessoal,

Relativamente a ontem:

Flores - 63.8 m/s = 229,68 km/h (confirmado ontem por mim)
Faial - 41.9 m/s = 150,84 km/h (confirmado hoje por mim)
Pico - 54.8 m/s = 197,28 km/h (confirmado hoje por um colega)
S.Jorge - 60.1 m/s = 216,36 km/h (confirmado hoje por um colega)
Terceira 64.8 m/s = 233,28 km/h (confirmado ontem por mim)
S.Miguel - 56.6 m/s = 203,76 km/h (confirmado ontem por mim)
S.Maria - 36.6 m/s = 131,76 km/h (confirmado hoje por um colega)

Observações importantes:

Hoje estive em avarias e não tive oportunidade de olhar para os SCADAS, pelo que os dados confirmados hoje pelo meu colega não são definitivos pois ele apenas verificou a torre que habitualmente apresenta valores mais elevados, não verificou os valores de todas as torres. Portanto estes valores podem ser ainda maiores (em especial no caso do Pico).

Os valores do PE do Faial são de torres meteorológicas e não das torres eólicas (neste momento não sei a altura dos anemómetros).

OS PE's estão a diferentes altitudes... desde os 150m de S.Maria aos 900m de S.Miguel.

Para a semana partilho os valores definitivos.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente nublado e vento moderado a fresco.

Hoje, caíram aguaceiros que foram de granizo durante todo o dia. O vento soprou forte com rajadas por vezes (muito) fortes. Foi um dia bem frio. ;)


Continuação de uma boa sexta-feira. Bom fim-de-semana.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Picos da Madeira amanheceram cobertos de neve

Os picos altos da ilha da Madeira amanheceram hoje cobertos de neve, "uma situação que não acontecia desde Março de 2011", disse à Lusa o director do Observatório Meteorológico do Funchal.

"Os nossos equipamentos no Pico do Areeiro, situados nos 1.800 e 1.500 metros registaram queda de neve durante a noite", afirmou Vítor Prior.

Segundo o responsável do Observatório Meteorológico, "o que caiu é neve e a última vez que houve uma queda significativa na Madeira foi em Março de 2011, a partir dos 700-800 metros de altitude".

A mesma fonte acrescentou que a temperatura mínima registada foi de três graus negativos no Pico do Areeiro e de menos um na Bica da Cana, tendo os aparelhos registado um valor "significativo de queda de água líquida, na ordem dos 20 mililitros por metro quadrado".

Vítor Prior salientou que esta "é uma situação normal para esta época do ano", referindo que deverão ocorrer "aguaceiros durante o dia de hoje e domingo".

O responsável do Observatório adiantou que se "mantêm as previsões meteorológicas para hoje e domingo, com as temperaturas mínima e máxima a variar no Funchal entre os 10 e os 14 graus no Funchal".

A queda de neve é uma situação rara na Madeira, pelo que, como aconteceu em ocasiões anteriores, muitas pessoas deverão deslocar-se este fim de semana aos pontos altos da ilha, tendo o Serviço Regional de Protecção Civil emitido uma lista de recomendações para colmatar o previsto congestionamento de trânsito.

Apesar da forte agitação marítima que levou a Porto Santo Line a cancelar a viagem marítima de sexta-feira entre a Madeira e o Porto Santo, depois de feita uma reavaliação das condições climatéricas, os responsáveis concluíram estar reunidas as condições de segurança para efectuar hoje a ligação.

"Falamos com o Porto Santo e as condições melhoraram, pelo saímos como previsto, às 08:00, e estamos a realizar a viagem", disse à Lusa o comandante do navio, João Bela, perspectivando que será um percurso entre as duas ilhas "com algum balanço" para os cerca de 260 passageiros que partiram do Funchal para o Porto Santo.

No aeroporto da Madeira, o movimento está a decorrer com normalidade.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.

Lusa/SOL
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Cluster

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Obrigado pelos vídeos e imagens de todos, muita coisa espectacular foi mostrada aqui nos últimos dias:)

Em relação ao frio da Madeira, corrigiam-me se estiver enganado mas já não ouvia falar de temperaturas abaixo de 10 na costa sul-sudoeste há cerca de 2 ou 3 anos. Nesta noite foi registada na estação do Lugar de Baixo 9.5 (Apesar de nos gráficos não ter descido dos 11, pelo que deve ter sido momentâneo). Menos 3 graus negativos no pico do Areeiro também é impressionante, será que eles não estão a falar da estação oficial (que só está a cerca de 1600 metros, comparativamente com o que deveria ser a zona, ex: 1800+)?
 
  • Gosto
Reactions: Azor

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
ju5e7ytu.jpg

Foto Gregório Estiven, Madeira, localização desconhecida.