Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2015

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado/encoberto e vento fraco. A temperatura está na casa dos 14ºC e a humidade na casa dos 80%.

Hoje, o céu apresentou-se em geral encoberto. Caiu algum chuvisco, pelo menos, durante a madrugada.

Ontem, a mínima mais baixa foi 12,5ºC, registada em Ponta Delgada (Aeroporto), seguindo-se o Pico com 12,7ºC, o Nordeste com 13,1ºC, a Horta com 13,2ºC, Santa Maria e Terceira com 13,5ºC e Graciosa com 13,9ºC. As restantes mínimas variaram entre os 14ºC e os 16ºC.
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente nublado e vento fraco. A temperatura ronda os 15ºC.

Hoje, o céu apresentou-se em geral encoberto, tal como ontem.

Relativamente às mínimas de ontem, a mais baixa foi 12,1ºC, registada nas Flores, seguindo-se São Jorge com 12,6ºC e o Nordeste com 13,4ºC. Nas restantes ilhas, as mínimas andaram entre os 14ºC e os 15ºC.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado/limpo (algumas zonas apresentam maior nebulosidade) e vento fraco. A temperatura está na casa dos 13ºC.

Hoje, caiu chuvisco desde a madrugada até ao início da tarde. A partir da tarde, o céu (encoberto) apresentou algumas abertas, tendo-se tornado pouco nublado/limpo para o fim da tarde.

Em relação às temperaturas mínimas de ontem, a mais baixa foi 12ºC, registada no Nordeste, seguindo-se Santa Maria com 12,2ºC, Ponta Delgada (Aeroporto) e Flores com 13,1ºC, São Jorge com 13,4ºC, a Horta e o Pico com 13,7ºC, a Graciosa com 14,3ºC, o Corvo com 14,4ºC e Angra do Heroísmo com 14,6ºC.

E o AA não descola dos Açores... Para os próximos dias, o mesmo cenário repete-se: AA e mais AA, com pressões na casa dos 1030 hPa. Veremos se para a semana a situação se inverte...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado/limpo (algumas zonas apresentam maior nebulosidade) e vento fraco. A temperatura está na casa dos 13ºC.

Hoje, caiu chuvisco desde a madrugada até ao início da tarde. A partir da tarde, o céu (encoberto) apresentou algumas abertas, tendo-se tornado pouco nublado/limpo para o fim da tarde.

Em relação às temperaturas mínimas de ontem, a mais baixa foi 12ºC, registada no Nordeste, seguindo-se Santa Maria com 12,2ºC, Ponta Delgada (Aeroporto) e Flores com 13,1ºC, São Jorge com 13,4ºC, a Horta e o Pico com 13,7ºC, a Graciosa com 14,3ºC, o Corvo com 14,4ºC e Angra do Heroísmo com 14,6ºC.

E o AA não descola dos Açores... Para os próximos dias, o mesmo cenário repete-se: AA e mais AA, com pressões na casa dos 1030 hPa. Veremos se para a semana a situação se inverte...
Fartote com esta porcaria toda! :disgust:

Nunca tal me lembro.. levar em cima com anticiclone desde Novembro passado...

Olha já viajei bastante pelo mundo, e até já vivi anos pelo estrangeiro, e em todos os sítios por onde andei, nunca me lembro de uma tão prolongada insistência anticiclónica como vejo aqui....

Isto é tudo menos normal...opáh já se viu uns dias de anticiclone... mas caramba, meses seguidos a eito, e ainda por cima no Inverno, só mesmo um pesadelo tornado real... e já nem me apetece sequer consultar modelos porque é sempre a mesma nojeira, "on and on"...

Para princípios de Março parece haver ali qualquer mudança, mas como já estou tão farto de acreditar em modelos (porque depois é tudo por água abaixo) já nem faço caso.... olha, é aguentar com isso que é que se há de fazer...

Deus nos dê paciência porque paciência é coisa que já começa a faltar..... :pray:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Azor para ser um pouco mais especifico, falo mais de toda a costa sul mas no geral em toda a ilha. Não sei se viste há relativamente pouco tempo atrás, o StormRic (salvo erro, peço desculpa se foi outro) mostrou-nos os acumulados das ilhas todas e aquilo já na altura mostrava a Madeira ainda mais seca que os Açores (bastante secos também).

Agora se falarmos dos acumulados nas zonas mais altas da Madeira, ai sim chove um pouco mais (são regiões onde chove mais que algumas zonas dos Açores, com cerca de 3000mm por ano), mas mesmo nestas regiões nota-se uma clara anomalia.

O problema é mesmo na costa sul, as encostas estão muito secas para a altura do ano o que será grave quando alguém lhes atear fogo (apesar de não faltar água, mesmo no verão, que vem das zonas altas).

Não sei se viste a foto de como a costa sudoeste está, que pus há uns posts atrás, aqui mostro a diferença para a costa norte (onde chove bastante mais que na sul) tiradas dois dias depois:
4u9ls8.jpg


28ulj6g.jpg


Que apesar de muito mais verde, comparativamente com a sul, encontra-se ainda mais seca que no verão a meu ver!

fotos para comparação em pleno Agosto:

5ed6x2.jpg


f04rwi.jpg


Infelizmente já não há boletins meteorológicos para a ilha da Madeira onde podemos ver as ocorrências do mês.


Apesar da falta de chuva pela Madeira, pelas fotos a ilha ainda continua verde... e as ribeiras ainda correm bem.....ao menos isso... e pelas montanhas pelo que vejo, ainda se vai conservando a maior parte da humidade com a presença das nuvens que é o mais importante porque a maior parte das nascentes nas ilhas nascem em zonas de montanha...

A precipitação pelas zonas montanhosas além de por norma ser mais elevada, também não tem registado grande coisa.... pelos Açores a mesma coisa, e as zonas mais altas de S. Miguel até registam valores anuais de precipitação bem mais altos que o Pico do Areeiro, mas no entanto, por aqui, acredita que o cenário está bem parecido com o da Madeira.... o que cai é insuficiente chuviscos e precipitação muito fraca de carácter estratiforme típico de tempo anticiclónico...

Porto Santo esse ano vai ter problemas bem graves se não chover como deve ser.... por aqui a mesma coisa pela Graciosa, Santa Maria e Corvo... mas as ilhas maiores também vão ter problemas.... chover de Verão não é o mesmo que chover no Inverno....

Vamos todos pagar bem caro este Inverno seco que nem lembra ao Diabo....
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu ainda tenho alguma esperança que possa chover qualquer coisa de relevante antes do verão. Realmente não me lembro de ver o anticiclone tanto tempo ai. Vai ser curioso ver o boletim mensal dos Açores para o mês de Fevereiro, aposto que as anomalias (temperatura no grupo ocidental e falta de chuva nas ilhas) serão ainda mais notáveis que nos meses anteriores.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eu ainda tenho alguma esperança que possa chover qualquer coisa de relevante antes do verão. Realmente não me lembro de ver o anticiclone tanto tempo ai. Vai ser curioso ver o boletim mensal dos Açores para o mês de Fevereiro, aposto que as anomalias (temperatura no grupo ocidental e falta de chuva nas ilhas) serão ainda mais notáveis que nos meses anteriores.

Olha me só esta maravilha. Melhor do que isto só em Vénus.

Fevereiro será a repetição desta sina, e Março caminha igual. Um espectáculo!

Por onde andam os senhores cientistas que tudo sabem? Ou será que só sabem dar a cara na televisão quando só há previsão de furacões e ciclones?

Perante estes fenómenos calam-se pura e simplesmente.... Alguém por acaso já viu por aí o Dr Diamantino vir explicar à população o que está se a passar? ... é assobiar para o lado e fingir que não se passa nada e é tudo normal. :assobio:

O clima este ano pregou nos uma boa. E há muita gente por aí que pelos vistos anda muito feliz porque o Inverno foi anticiclónico. Quero ver só quando chegar o Verão. hihihihihihi :malandro:

Eu pessoalmente Já me decidi. Vou emigrar no próximo mês de Dezembro :huhlmao:

.. a minha conta da água subiu desde Dezembro porque tive de fazer o que o tempo resolveu não fazer este ano...

As alterações climáticas estão aí, e somos nós aqui pelo atlântico a pagar e a sofrer as consequências daquilo que o homem anda a fazer por outros lados do planeta :palmas:


2015_02_20_2036.png



2015_02_20_2037.png
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado/encoberto e vento moderado. A temperatura ronda os 14°C.

Hoje, o céu apresentou-se parcialmente/muito nublado a encoberto, com abertas.

Foto do final da tarde de hoje, às 18h17

EQJbTYr.jpg



Ontem, a mínima mais baixa foi 10,4°C, registada na Graciosa, seguindo-se as Flores, o Pico e São Jorge com 10,5°C, o Corvo com 10,9°C, Ponta Delgada (Aeroporto) com 11,3°C, o Nordeste com 11,5°C, Angra do Heroísmo com 11,7°C, a Horta com 11,9°C, Santa Maria com 12,3°C e Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) com 12,4°C.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu encoberto e vento fraco a bonançoso.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado/encoberto.


Temperaturas mínimas registadas - 24/02/2015

Estações do IPMA
- Estação do Aeródromo do Corvo: 11,9ºC
- Estação do Aeródromo das Flores: 12,1ºC
- Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, na Ilha do Faial: 13,1ºC
- Estação do Aeródromo do Pico: 8,3ºC
- Estação do Aeródromo de São Jorge: 11,1ºC
- Estação do Aeródromo da Graciosa: 7,2ºC
- Estação de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira: 12,3ºC
- Estação do Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel: 8,7ºC
- Estação do Observatório Afonso Chaves, na Ilha de São Miguel: 8,6ºC
- Estação do Nordeste, na Ilha de São Miguel: 9,4ºC
- Estação do Aeroporto de Santa Maria: 10,6ºC


Estações da Rede Hidrometeorológica dos Açores
- Estação da Chã da Macela, na Ilha de São Miguel: 5,946ºC
- Estação da Lagoa das Furnas, na Ilha de São Miguel: 7,975ºC
- Estação do Lombo, na Ilha de São Miguel: 6,26ºC
- Estação de Santana, na Ilha de São Miguel: 8,54ºC
- Estação das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel: 5,911ºC
- Estação da Tronqueira, na Ilha de São Miguel: 7,056ºC
- Estação da Maia, na Ilha de Santa Maria: 11,71ºC
- Estação de Santa Maria: 7,872ºC
- Estação de São Caetano, na Ilha do Pico: 6,013ºC



Ontem, as mínimas foram em geral mais baixas, em comparação com os dias anteriores. A mínima mais baixa das estações do IPMA foi 7,2°C, registada na Graciosa e das estações da RHA foi 5,911°C, registada nas Sete Cidades.
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado/encoberto, com abertas.

Ontem, a mínima mais baixa foi 9,4°C, registada na Graciosa, seguindo-se o Pico com 9,6°C, São Jorge com 12,4°C, o Nordeste com 12,6°C e Santa Maria com 13,9°C. As restantes mínimas variaram entre os 14°C e os 16°C.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Mas afinal?

Chove ou não chove nesta terra??

Alguém por favor (mais entendido no assunto) pode nos explicar o que se está a passar?

Vamos chegar até Dezembro de 2015 sem uma única pinga de água? É porque mais dois meses em cima já faz meio ano sem chover.

Desculpem o meu desabafo mas sinceramente isto já mete nojo... sim, nojo, porque não me ocorre mais nenhuma palavra....:disgust:

Isto normal não é, e o pior é que não vem ninguém dar a cara na comunicação social para tentar explicar aos mais "ignorantes" o que se passa. Temos de andar sempre a "chatear" os outros para tentarmos obter alguma explicação mais racional, já que o tempo, tá visto o que é.... gira o disco e toca o mesmo e não saímos disso....
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Isto normal não é, e o pior é que não vem ninguém dar a cara na comunicação social para tentar explicar aos mais "ignorantes" o que se passa. Temos de andar sempre a "chatear" os outros para tentarmos obter alguma explicação mais racional, já que o tempo, tá visto o que é.... gira o disco e toca o mesmo e não saímos disso....

O tempo que temos tido, nebulado e pouca (nenhuma) chuva, não é, a meu ver, o tempo que mais incomoda a maioria das pessoas. Pessoas mais adeptas da meteorologia e ligadas às atividades que precisam de água é que se interessam mais. Um meteorologista a falar sobre a situação atual faria sentido sim, mas, como referi, não despertaria muita atenção. Se o inverno estivesse a ser extremamente chuvoso a abordagem seria completamente diferente porque, como é óbvio, teria um impacto mais abrangente. Para ser justo, já apareceu uma reportagem no Correio dos Açores (aqui). A Câmara do Nordeste já faz planos para a escassez de água (aqui).

Março e Abril, ao que parece vão continuar a ser secos (aqui). É um inverno de extremos este. Na Califórnia uma seca sem fim e excesso de neve no nordeste americano. Por cá, o anticlone não dá tréguas. O que é mais grave é que o Verão de 2014 foi um dos mais secos da última década. Isto a combinar com, certamente, um dos invernos mais secos da última década (se não o mais seco) não vai resultar em nenhuma coisa boa.

Lá para dia 3 de Março deverá chover nas Flores e Corvo. Relativamente às restantes, vai ter que se esperar mais um pouco.

Como curiosidade, e no tópico das tempestades tropicais e furacões, enquanto que 'aqui' tem se visto várias, na Flórida não há nenhum furacão desde 2005 (Furacão Wilma). 9 anos seguidos é uma aberração. E supostamente é o estado com maior probabilidade de ser atingido.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
@Orion , então as pessoas precisam definir melhor os seus conceitos de "bom e mau" tempo.

Para mim, "bom tempo" é aquele que favorece em 1.º lugar a agricultura. Por outras palavras, aquilo que é normal para a época do ano, ou seja, isto é tudo menos bom tempo.

Quando chegar o Verão e os cursos de água (que abastecem as maiores cidades das ilhas) secarem por completo, quem sabe aí, talvez pensem duas vezes na gravidade da situação que estamos a passar....