Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2017

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Consultem as fotos do Cella Bar, na Madalena do Pico, na zona da Barca... uma ondulação verdadeiramente impressionante. Há quem fale por lá em ondas de 9 a 10 metros (não sei como confirmar). O mar chegou "vivo" à estrada, partiu vidros do bar e até deitou mesas ao chão. Uma tristeza, ainda por cima num lugar que já é um símbolo turístico da Madalena :(
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
1298f19b706f585e9e1b9dd29567c198.jpg
aspeto do parque de campismo do Almoxarife


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Explicação do IPMA para a falta de aviso meteorológico em relação à agitação marítima:

Ondas atingiram 13 metros na Madalena, IPMA fala em situação invulgar
27 fev 2017 · 17:37
Lusa


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que a ondulação que hoje danificou várias estruturas na Madalena, ilha do Pico, Açores, atingiu os 13 metros, situação que "não estava prevista" e que foi "invulgar".



"De acordo com a informação das boias ondógrafo, do projeto CLIMAAT, as ondas atingiram cerca de 13 metros de altura. Não estava previsto. A altura significativa da onda prevista era de 5,5 metros, mas chegou quase aos oito metros", informou o responsável da delegação regional dos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, justificando que, por essa razão, não foi emitido qualquer aviso meteorológico para agitação marítima.

A altura significativa corresponde à média de uma parte das maiores ondas registadas durante um determinado período de tempo.

Segundo Diamantino Rodrigues, "normalmente os modelos que servem para definir os avisos sobre-estimam a altura das ondas; neste caso subestimaram".

A forte ondulação marítima provocou danos na Madalena e obrigou ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais.

Segundo o presidente da Câmara da Madalena, José António Soares, a "ondulação fortíssima" destruiu o museu onde está a exposição de lulas de Malcolm Clarke e ainda o rés-do-chão do premiado Cella Bar.

"A exposição está inutilizada", declarou José António Soares.

O comandante do porto da Horta, na ilha do Faial, determinou o fecho a toda a navegação do porto da Madalena, devido às condições meteorológicas, sobretudo o estado do mar.

"Temos informação da existência de alguns danos na orla costeira da Madalena, pelo que vamos fazer uma ronda pelo local", adiantou Rafael da Silva, explicando que em causa não está a altura das ondas, mas a energia que transportam, conjugada com a hora da preia-mar, o que acabou por provocar estragos.

O Cella Bar foi galardoado pela plataforma digital 'Archdaily' com o Prémio Edifício do Ano 2016.

No domingo o capitão do porto de Santa Cruz das Flores e da Horta, Rafael da Silva alertou para o "provável agravamento do estado do mar", na tarde desta segunda-feira, em cinco ilhas dos Açores, com ondas que poderiam atingir seis metros.

O projeto CLIMAAT surgiu em 2004 e visa o desenvolvimento de metodologias para o estudo da meteorologia e clima nas regiões insulares atlânticas e a cooperação científica internacional.

SR/RME // ROC

Lusa/Fim
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Mar leva tudo à frente na Madalena do Pico (Vídeo)

A ondulação mais forte ocorreu mais a sul do que o modelo previa.

c2SsC1I.png


Há pelo menos um modelo que apontava para ondas acima dos 5 metros previstos (no caso 6 a 7 metros)...

MSXXMK0.png


... mas um temporal marítimo não estava de todo previsto:

Probabilidade da ocorrência de ondas acima de 20 pés -> 6 metros

hFnRYcU.gif


suXiSzR.gif


The Global ocean Wave Ensemble forecast System (GWES) provides wave forecasts from 21 wave models run simultaneously using winds from NCEP's Global Forecast System GFS (control member) and from the Global Ensemble Forecast System GEFS (20 perturbed members).

Felizmente, para eles, os meteorologistas tipicamente estão imunes a ações judiciais. Há certamente muito prejuízo e insatisfação popular. Às vezes meteorologista diz e não acontece. Outras vezes ocorre o oposto.

Conclusão: Os modelos não são bolas de cristal imunes a erros crassos. Às vezes erram epicamente.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Açores. IPMA admite falhanço nas previsões e a culpa será dos modelos
28 fev, 2017 - 10:57

Um dos alvos das ondas com mais de 13 metros foi o Cella Bar, considerado o mais bonito do mundo.

Foto: António Araújo/Lusa


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) admite ter falhado nas previsões de agitação marítima para os Açores. Na terça-feira, registaram-se ondas de 13 metros, que fizeram vários estragos na ilha do Pico e obrigaram ao encerramento do porto.

“A nossa previsão tinha ondas máximas de cinco metros. Os modelos indicavam isso, portanto, em princípio, foi uma falha dos modelos”, afirma à Renascença Patrícia Navarro, da delegação do IPMA dos Açores.

Esta quarta-feira serão avaliados os estragos provocados pelo mau tempo na ilha. O secretário regional das Obras Públicas, Vítor Fraga, visita o local e diz à Renascença que já tinha alertado para a eventual falha nas previsões.

Vítor Fraga encontra-se esta quarta-feira, na ilha do Pico, com numa equipa de técnicos, preparada para fazer o levantamento dos estragos.

Um dos alvos das ondas foi o Cella Bar, distinguido pelo site de arquitectura ArchDaily como o mais bonito do mundo. Ficou parcialmente destruído, mas o proprietário, Fábio Matos, garante que a estrutura está intacta.

Esta quarta-feira, no continente, há aviso laranja para sete distritos e esperam-se ondas que podem chegar aos 10 metros em todo o litoral a norte de Lisboa.
http://rr.sapo.pt/noticia/77210/aco...oes_e_a_culpa_sera_dos_modelos?utm_source=rss
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A culpa é dos modelos. :D Mas, o IPMA, não pode acusar os modelos por não fazerem nada, mesmo tendo os valores das bóias, ou será, que tinham ido para o Carnaval? Mesmo, analisando, a bóia do Faial/Pico, durante várias horas, a ondulação máxima das ondas rondava os 10/11 metros de altura, depois de ter atingido os 13 metros e o IPMA tendo esses dados deveria ter lançado o aviso. :wacko:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
A verdade é que na quinta-feira a Marinha emitiu um comunicado à navegação e público em geral, a alertar para um agravamento do estado do mar e que evitassem saídas para o mar e exporem-se em áreas costeiras potencialmente perigosas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Seguramente, ontem vi das maiores ondas que alguma vez vi na praia do Almoxarife. Seguramente algumas com pelo menos 10 metros!
Na zona do parque de campismo, o qual fica a uma cota de 1 a 0 metros e onde passa a estrada a qual por sua vez é protegida por um "dique" e uma muralha de 2 metros. Que em condições de temporal não conseguimos ver o mar. Ontem era possível ver as cristãs das maiores ondas! Surreal


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Vou-me antecipar à abertura do novo tópico mas cá fica a ideia...

Pontos altos dos próximos 3 dias...

-> Algum vento com algumas ondas.

tempresult_zxc0.gif


-> Vem aí ar mais fresquinho (nível de congelamento 1400 metros).

tempresult_mtm8.gif
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Frente (a que afeta os Açores) sem grande história. Tem contudo surgido alguma convecção isolada com topos relativamente altos e frios (IV do IPMA) que se destaca da restante nebulosidade estratiforme (este das Flores). O CAPE não é muito e, como tal, é improvável que dê para raios. Mas um aguaceiro localmente mais intenso é uma possibilidade em aberto.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A verdade é que na quinta-feira a Marinha emitiu um comunicado à navegação e público em geral, a alertar para um agravamento do estado do mar e que evitassem saídas para o mar e exporem-se em áreas costeiras potencialmente perigosas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Isso está a ser abordado no telejornal. Avisos à navegação é a partir de 4 metros.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa