Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2024

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
dllylZu.gif


O leste de São Miguel teve condições de aviso laranja.

A frente era forte, com um jetstreak nas redondezas. Água precipitável nos 30 e muitos.

Excetuando os Arrifes (onde não há estação), parece ter havido uma enorme influência orográfica. Importante mencionar que FOGO III e as estações do norte do nordeste (Salga, Algarvia) não foram de todo extraordinárias.

Volta-se sempre ao mesmo... 16/17h UTC IPMA vê acumulados brutais e emite aviso laranja para o GOr (quando no resto não há propriamente registos disso). Nas horas imediatamente seguintes há uma redução colossal dos acumulados.

Radar pifou mas se calhar não teria havido nada de extraordinário nos ecos. Quem sabe?

Será que o IPMA vê os caudais das ribeiras para inferir acumulados não registados pelas estações? Não fazia mal nenhum ter um qualquer sistema automático de monotorização.

De resto, e no caso da Povoação (1 ao que parece avariou)...

cWVm9hR.png
 
Última edição:
Finalmente!!!!!!!!!!!!!


Se funcionar bem, as imagens começarão a passar na internet durante a tarde desta sexta-feira”, finalizou.
 
Acumulados do dia de ontem de um evento essencialmente orográfico. Note-se a diferença entre os 10 mm no Lido vs 170 mm no Areeiro (distância linear inferior a 10 km) ou entre o 16 mm do Monte e os 160mm do Pico Alto (distância linear inferior a 2 km).

Screenshot-20240209-143849-Chrome.jpg
Esse valor de 16,9mm do Monte levanta muitas dúvidas.
A estação não regista precipitação desde as 20h, quando todas registaram bastante precipitação após essa hora.
Hoje ainda está a 0,0mm.
A estação amadora de São Roque, mais ou menos à mesma altitude, acumulou 71,4mm ontem e vai com 35,3mm hoje.
 
Esse valor de 16,9mm do Monte levanta muitas dúvidas.
A estação não regista precipitação desde as 20h, quando todas registaram bastante precipitação após essa hora.
Hoje ainda está a 0,0mm.
A estação amadora de São Roque, mais ou menos à mesma altitude, acumulou 71,4mm ontem e vai com 35,3mm hoje.

Não desminto, mas ontem durante o dia a estação registou 0 mm intervalado com 1 mm, 2 mm, etc. A funcionar está. Se correctamente é que não sabemos.

Os meus pais moram à cota 400, numa zona um pouco abaixo do Monte cuja estação fica a 600 metros, e disseram que a chuva foi geralmente fraca no dia de ontem.