Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Rayco

Cirrus
Registo
22 Jan 2010
Mensagens
43
Local
Todoque, sur de La Palma (Canarias)
Pelos mesmos motivos, a AEMET, põe o arquipélago das Canárias em Alerta laranja. Alertas válidos a partir do dia de manhã.

Están evacuando a los habitantes del pueblo de Fuencaliente, en el sur de La Palma, por previsión de fuertes lluvias para esta noche y mañana, de momento por aquí no ha llovido pero está muy nublado todo el dia, veremos mañana que sucede



saludos
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite!

Neste momento céu encoberto,
Vento Muito Fresco de Este com rajadas até os 70km/h
Prevê-se alguma chuva esta noite mas nada de mais.
Temperatura local: 14º

Pelos vistos o Anticiclone dos Açores empurrou essa depressão mais para sul que virá a atingir a Madeira já a partir dessa noite. Essa depressão andou aqui a rondar os Açores há já quase uma semana ficando mesmo estagnada ao redor dos Açores, mas o efeito de escudo do nosso AA que ficou situado mais a norte do nosso arquipélago do que é costume, impediu que a mesma entrasse em território açoriano. Sentimos só vento e muita nebulosidade como efeitos da mesma. Ela teve de seguir depois para algum lado, e como o fluxo nos Açores era de Leste/Nordeste e Sueste, o gradiente acabou por a empurrar mais para baixo dos Açores vindo a atingir a Madeira.

Para a semana o Anticiclone dos Açores irá descer a sul e a situação inverter-se-á a partir de Terça Feira com os Açores a serem novamente "bombardeados" por vagas sucessivas de sistemas frontais e depressões, e a Madeira vai tornar a levar em cheio com o AA em cima dela.

Esta não é uma situação normal. É uma anomalia atmosférica.

Cmpts!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa noite
Bem-vindo Rayco:thumbsup:

Sigo com 12,6ºC
96%HR
1009hpa

As previsões indicam agravamento do estado do tempo nas próximas horas, como já atrás referido. Aqui fica a saída GFS das 18h.

gfspiprec018.png
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite, actualmente o estado do tempo na parte sul da ilha, é chuva fraca, pelo que vejo, vamos apanhar por tabela o olho da borrasca como se diz!!! muita precipitação acumulada em pouco espaço de tempo, espero que consigamos aguentar bem, e não haja grandes desgraças com inundações e derrocadas, mas haverá de certeza mas que não sejam muito grave, por menos õ vento não será muito intenso como no ultimo mês de dezembro. Rog não sei como adicionar imagens aqui!!! ja tentei e nada!!! se alguem quere dar-me a dica agradecia!!! Bem-vindo ao forum ao colega de Canarias!!! "Rayco" espero que continues a darnos informaciones de alli en Canarias, ya que somos casi hermanos!!! Bienvenidos!!!

Tempo Actual 00H :

Temperatura: 16,5ºC
HR:82%
Vento franco de SE 8,6 km/H com pequenas rajadas de 19 km/H
Precipitação acumulada: 2,9mm
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde, até o momento tenho 13,4mm acumulado, penso que o pior esta para vir, la para as horas da tarde, o vento anda franco na maior parte das vezes, mas já registei algumas rajadas de SE 32,4 km/h, atempetura acual às 12:10h foi de 17,2ºC HR: 98%, o ceú esta muito cinzento e carregado, trovoadas ainda não fizeram o seu acto de presência talvez para a tarde haverá uma sinfonia, vejo que as mesma estão entre a ilha da Madeira e Canarias, mas parece que o pior do mal tempo, esta deslocar-se para as costas de marrocos, e ao meu ver não vamos apanhar o pior das previsões parace uma desvisção de ultima hora para NE. Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos.

Obrigado pelas dicas do link!!! tanto pelo o ROG e André
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas:)
a depressao está com bom aspecto....a convecçao está razoavel...há uma area de forte convecção a SW das canarias que deverá afectar o sector W das ilhas espanholas e o arquipelago madeirense, lá pela tarde.
interessante o movimento retogrado ( anticiclonico) em altura, denotado em alguns cirrus a SW da madeira....uma depressão muito interessante e com caracteristicas subtropicais, esta:w00t::D
até 3f poderemos ter algumas surpresas ai na madeira, e na 3f e 4f no continente, especialmente centro e sul
http://www.sat24.com/ce
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
O vento se intensifica de SE passou a moderado, já registei rajadas de 42,3 km/h a 10min atrás. O tempo se agrava por aqui em Câmara de Lobos, actualmente chuvisco ou chuva fraca, estou a visualizar cortinados de chuva sobre o mar!!! vamos la vêr!!! a ondulação no mar é moderada. O ceú esta muito cargado mesmo muito cinzento. As nuvens andam muito baixa, existe nevoeiro lá para os 350 mts de altitude, o pessoal lá penso que não conseguem vêr nada, a minha irmã que mora na zona alta do Estreito de Câmara de Lobos mora a uns 600 mts de altitude dize-me que o nevoeiro é mesmo fechado e não consegue vêr mais do que 10 mts de distância e o vento é intenso na zonas altas!!!
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Pela webcam de Machico, há pouco parecia chover lá com bastante intensidade.

Boa Tarde
Para ser sincero, ainda não deu uma chuva no minimo "decente" por estes lados!
Por aqui sigo só com céu geralmente muito nublado com alguma neblina á mistura, vento moderado, chuva forte e trovoadas, nem vê-las!:angry:
Impressionante que durante o periodo (entre as 21h e as 16h de hoje) em que se manteve o alerta amarelo para a Madeira (chuva, vento e trovoadas), a unica coisa que ocorreu foi, o vento e alguma precipitação! Pelo menos por Machico não houve extremos.
IM novamente a falhar nas previsoes e nos alertas para a Madeira...:disgust:

Até ao momento apenas 3.5 mm de precipitação desde as 00h.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
As trovoadas ja estão mais perto da costa sul da ilha, a chuva ainda não chegou com muita força, por vezes é moderado mas de pouca duração, o vento esta mesmo presente actualmente, vamos vêr a proxima hora, como vai desenvolver-se e que lugar específico vai atingir com força já que a mesma é pouco uniforme!!! haverá locais que ni por isso será forte e outros será mais intenso. Aqui tem o mapa de trovoadas as 15:00 GMT .


r78g1500.gif