Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Entretanto... Espectacular o aspecto da já referida entrada fria de Sábado, em especial na parte mais ocidental dos arquipélago dos Açores.



Claro que o efeito do mar nunca deixará nevar muito baixo, e parece-me que o GFS estará a prever um perfil demasiado seco (demasiado optimista) tendo em conta haver precipitação.
Mas ainda assim, poderá quem sabe ser um evento memorável em algumas ilhas dos grupos Ocidental e Central se se confirmarem as cartas previstas actualmente.
:)
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu muito nublado a encoberto e vento fraco a bonançoso.

Hoje, o céu tem estado em geral muito nublado. Durante a madrugada e manhã, caíram alguns aguaceiros.

A saída das 12z do GFS reforça a possibilidade de queda de neve em relação às cotas em algumas ilhas no sábado. No entanto, o GFS não prevê precipitação significativa para todo o arquipélago.


GFS (Saída das 12z) - Cotas mínimas previstas:

Corvo - 200 m
Flores - 200 m
Faial - 450 m
Pico - 450 m
São Jorge - 450 m
Graciosa - 400 m
Terceira - 500 m
São Miguel - 700 m
Santa Maria - 800 m



Continuação de uma boa quinta-feira.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Uma pergunta, sendo o Corvo a ilha mais a norte dos Açores, é assim tão difícil de nevar lá, sabendo que tem zonas com cotas superiores a 600 metros? Eu percebo a ilha ser mais "baixinha" que o Pico, claro, mas se falarmos de cotas a 600 metros não deveria ser mais ou menos comparável com as outras ilhas nessas cotas?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Uma pergunta, sendo o Corvo a ilha mais a norte dos Açores, é assim tão difícil de nevar lá, sabendo que tem zonas com cotas superiores a 600 metros? Eu percebo a ilha ser mais "baixinha" que o Pico, claro, mas se falarmos de cotas a 600 metros não deveria ser mais ou menos comparável com as outras ilhas nessas cotas?

A Ilha do Corvo é muito pequena e a área acima dos 600 é diminuta, para ocorrer neve mais facilmente no meio do oceano é mais fácil se área em que a altitude é elevada for maior pois permite uma maior concentração e retenção de ar frio. No Corvo é difícil isso acontecer, mas não é impossível nevar logicamente, é apenas mais difícil.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Faz sentido esqueci-me que era muito muito "pequenina" e por isso tem muita influencia marítima:).


edit: Ui a ilha tem 17 km^2 hihi para efeitos de comparação a Deserta Grande é 10 km^2... lol é mesmo pequenina:P
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A Ilha do Corvo é muito pequena e a área acima dos 600 é diminuta, para ocorrer neve mais facilmente no meio do oceano é mais fácil se área em que a altitude é elevada for maior pois permite uma maior concentração e retenção de ar frio. No Corvo é difícil isso acontecer, mas não é impossível nevar logicamente, é apenas mais difícil.

Exactamente por ser mais difícil é que deveriam especificar por ilhas, tal como fazem no Oriental.

No Oriental, eles são tão certinhos que enjoa. Até demais. Quando se referem a queda de neve no Oriental, eles explicam muito bem as coisas como se fossemos todos muito "burrinhos", (passo a expressão) porque toda a gente sabe que não neva em Santa Maria, mas neva em S. Miguel.

No Ocidental não clarificam. Apenas dão previsão de queda de neve acima dos 700-800 m, dando a ideia que nevar no Corvo é bem mais fácil que em Santa Maria, e no entanto nós sabemos que não é verdade.

Enfim, havia tanta coisa que me podia alongar na questão das cotas que são dadas para as ilhas dos Açores, começando pela temperatura, precipitação e altitude das serras mais altas das diferentes ilhas, mas já nem digo mais nada...

E não Cluster, no Corvo não neva... ou se nevou algum dia, não foi concerteza durante os meus 37 anos de existência neste arquipélago, desde que eu me conheço por gente, ou desde que eu saiba. E o mesmo também para a Graciosa. Neve lá é muito difícil.

Abraço :hehe:
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Mais alguns factos que aprendi hoje:) . Já agora Azor (ou alguém que saiba responder: ) ), qual foi a temperatura mínima já algum vez registada no Corvo por uma estação fiável, no IPMA (acho que só têm uma estação certo?) ? Vai ser interessante acompanhar a situação deste sábado as fotos aqui publicadas da neve nos Açores e do estado do mar têm sido espectaculares.

Abraço
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Será que temos hipóteses de nevar no sábado...estou curioso...
Penso que para o grupo central será díficil não devido às temperaturas, essas vão estar suficientemente baixas... mas devido à pouca quantidade de precipitação... sem aguaceiros não há neve.. e a quantidade prevista é muito pouca...contudo, sábado a probabilidade de ir ao cimo da serra é bem elevada nem que seja só para apanhar com um friozinho para arejar as ideias....
Boa noite
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Mais alguns factos que aprendi hoje:) . Já agora Azor (ou alguém que saiba responder: ) ), qual foi a temperatura mínima já algum vez registada no Corvo por uma estação fiável, no IPMA (acho que só têm uma estação certo?) ? Vai ser interessante acompanhar a situação deste sábado as fotos aqui publicadas da neve nos Açores e do estado do mar têm sido espectaculares.

Abraço

Olha Cluster não tenho conhecimento em relação à temperatura mais baixa verificada no Corvo, mas posso te adiantar que não deve ter sido mais baixa do que aquela que é registada em outras serras dos Açores como o Pico da Vara em S. Miguel, Santa Bárbara na Terceira, Cabeço Gordo no Faial, ou Pico da Esperança em S. Jorge.

Só para teres noção das coisas, até o próprio IPMA da Delegação dos Açores contraria os seus comunicados.

Foi me dito através de um particular, que um dos directores da Delegação Regional Açores, referiu que na 3 feira passada, não foi o dia mais frio, (e todos nós sabemos que até foi) e ainda disse que neva todos os anos em S. Miguel (quando não cai neve nos Açores todos os anos), mas depois quando fazem as previsões de cotas para S. Miguel, dizem que nunca neva. Loool.

Ou seja, eles próprios acabam por se contradizer. O vídeo que está aí publicado por mim sobre o episódio de neve no Pico da Vara em S. Miguel, foi quase desmentido por um dos funcionários que quase recusou se a aceitar que não foi neve que caíu em S. Miguel. Eles são muito cépticos em relação às previsões de neve para S. Miguel, mas isso não é de agora. Foi sempre assim, mesmo sabendo que chove, e há mais frio na maior montanha da ilha ( que é também a segunda maior elevação do arquipélago depois da montanha do Pico) em comparação com as restantes...

Enfim, quem sabe analisar gráficos ao nível da temperatura, e precipitação ao nível das maiores altitudes das serras açorianas, vai pensar 2 vezes antes de lançar as cotas que costumam lançar para as ilhas. Mas enfim, prefiro ficar por aqui porque isto ainda dava muito pano para manga :p
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Olha Cluster não tenho conhecimento em relação à temperatura mais baixa verificada no Corvo, mas posso te adiantar que não deve ter sido mais baixa do que aquela que é registada em outras serras dos Açores como o Pico da Vara em S. Miguel, Santa Bárbara na Terceira, Cabeço Gordo no Faial, ou Pico da Esperança em S. Jorge.

Só para teres noção das coisas, até o próprio IPMA da Delegação dos Açores contraria os seus comunicados.

Foi me dito através de um particular, que um dos directores da Delegação Regional Açores, referiu que na 3 feira passada, não foi o dia mais frio, (e todos nós sabemos que até foi) e ainda disse que neva todos os anos em S. Miguel (quando não cai neve nos Açores todos os anos), mas depois quando fazem as previsões de cotas para S. Miguel, dizem que nunca neva. Loool.

Ou seja, eles próprios acabam por se contradizer. O vídeo que está aí publicado por mim sobre o episódio de neve no Pico da Vara em S. Miguel, foi quase desmentido por um dos funcionários que quase recusou se a aceitar que não foi neve que caíu em S. Miguel. Eles são muito cépticos em relação às previsões de neve para S. Miguel, mas isso não é de agora. Foi sempre assim, mesmo sabendo que chove, e há mais frio na maior montanha da ilha ( que é também a segunda maior elevação do arquipélago depois da montanha do Pico) em comparação com as restantes...

Enfim, quem sabe analisar gráficos ao nível da temperatura, e precipitação ao nível das maiores altitudes das serras açorianas, vai pensar 2 vezes antes de lançar as cotas que costumam lançar para as ilhas. Mas enfim, prefiro ficar por aqui porque isto ainda dava muito pano para manga :p

Na terça-feira, as mínimas foram baixas, mas já se registaram mínimas mais baixas e talvez tenha sido por isso que uns dos diretores do IPMA - Delegação Regional dos Açores disse isso. Foi sem dúvida um dia muito frio e vê-se isso quer pelas mínimas, quer pelos valores do windchill.

Temperaturas mínimas registadas - 07/01/2014

Estação do Aeródromo do Corvo - 8,6ºC
Estação do Aeroporto das Flores - 8,3ºC
Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 7,8ºC
Estação do Aeródromo do Pico - 8,2ºC
Estação do Aeródromo da Graciosa - 8,7ºC
Estação de Angra do Heroísmo - 9ºC
Estação das Lajes, Terceira - 10,2ºC
Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 8ºC
Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 8,2ºC
Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 8ºC
Estação do Aeroporto de Santa Maria - 9,1ºC


Acrescento que mais uma vez não vigorou qualquer aviso relativamente a temperaturas mínimas nem a queda de neve acima dos 900 m.
 
  • Gosto
Reactions: Azor

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Na terça-feira, as mínimas foram baixas, mas já se registaram mínimas mais baixas e talvez tenha sido por isso que uns dos diretores do IPMA - Delegação Regional dos Açores disse isso. Foi sem dúvida um dia muito frio e vê-se isso quer pelas mínimas, quer pelos valores do windchill.

Temperaturas mínimas registadas - 07/01/2014

Estação do Aeródromo do Corvo - 8,6ºC
Estação do Aeroporto das Flores - 8,3ºC
Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 7,8ºC
Estação do Aeródromo do Pico - 8,2ºC
Estação do Aeródromo da Graciosa - 8,7ºC
Estação de Angra do Heroísmo - 9ºC
Estação das Lajes, Terceira - 10,2ºC
Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 8ºC
Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 8,2ºC
Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 8ºC
Estação do Aeroporto de Santa Maria - 9,1ºC


Acrescento que mais uma vez não vigorou qualquer aviso relativamente a temperaturas mínimas nem a queda de neve acima dos 900 m.

De acordo!

Mas a história ainda não fica por aí. Resta é saber explicar também a questão das cotas de neve, a questão de terem dito que todos os anos cai neve em S. Miguel (?) e também a renúncia de alguns em terem aceitado que o que caíu segundo o vídeo exposto nas redes sociais, não foi neve.

Se aquilo não foi neve, então por favor ensinam-me o que é neve ...

Em relação aos alertas de temperaturas, pois nem vale a pena falar ;)
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
No Wikipedia e noutros sites internacionais os extremos mínimos parecem rondar os 3,5 4,5 (dependendo da ilha) mas sabe-se pouco do Corvo, talvez porque a estação tenha alguns problemas? De qualquer maneira agradeço outra vez a vossa informação:)