Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2015

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se encoberto durante todo o dia.

As mínimas de ontem andaram à volta dos 10-12°C. A mínima mais baixa foi 10,3°C, registada no Nordeste, seguindo-se São Jorge com 10,5°C, o Pico com 10,9°C, Ponta Delgada (Aeroporto) com 11,2°C, Santa Maria com 11,4°C, as Flores com 11,5°C, a Graciosa com 11,6°C, o Corvo com 11,9°C, Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) e Horta com 12°C e Terceira (Angra do Heroísmo) com 12,1°C.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento nulo/fraco. A temperatura ronda os 13°C.

Hoje, o céu esteve novamente encoberto, com uma ou outra aberta.

As mínimas de ontem andaram entre os 9-13°C. A mínima mais baixa foi 9,1°C, registada novamente no Nordeste, seguindo-se o Aeroporto de Ponta Delgada e Santa Maria com 9,8°C, as Flores com 10°C, São Jorge com 10,4°C, o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) com 10,5°C, o Pico com 11,1°C, Angra do Heroísmo com 11,4°C, a Graciosa com 11,6°C, a Horta com 12°C e o Corvo com 13,2°C.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se encoberto durante todo o dia.

As mínimas de ontem andaram à volta dos 10-12°C. A mínima mais baixa foi 10,3°C, registada no Nordeste, seguindo-se São Jorge com 10,5°C, o Pico com 10,9°C, Ponta Delgada (Aeroporto) com 11,2°C, Santa Maria com 11,4°C, as Flores com 11,5°C, a Graciosa com 11,6°C, o Corvo com 11,9°C, Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) e Horta com 12°C e Terceira (Angra do Heroísmo) com 12,1°C.

Boa noite

Esse céu encoberto infelizmente não traz precipitação significativa ou mesmo nenhuma, é uma camada baixa e estável de estratocumulus.
aZDkVMz.jpg


Pelo menos traz uma diminuição da evapotranspiração e por vezes nevoeiro nas zonas altas que mantém ou até deposita alguma humidade.
Para os próximos dias nada há de precipitação significativa nas previsões.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu praticamente encoberto e vento nulo/fraco. A temperatura ronda os 13°C.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado/encoberto.

Ontem, as mínimas variaram entre os 10-13°C. A mínima mais baixa registou-se novamente no Nordeste, 10,4°C, seguindo-se o Aeroporto de Ponta Delgada com 11,1°C, São Jorge com 11,2°C, Angra do Heroísmo com 11,4°C, o Pico com 11,5°C, o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) e Santa Maria com 11,7°C, a Graciosa com 12,3°C, a Horta com 12,5°C e as Flores e o Corvo com 13,2°C.
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Por aqui, céu praticamente encoberto e vento bonançoso.

JqiBiAk.jpg




Edit (17h32): O sol veio, entretanto... e uns pingos também...

fcrfAvt.jpg




Relativamente ao dia de ontem, as mínimas andaram entre os 9-14ºC. A mínima mais baixa foi 9,4ºC, registada no Aeroporto de Ponta Delgada, seguindo-se o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) com 9,8ºC, o Pico com 9,9ºC, o Nordeste com 10,7ºC, Santa Maria com 12,1ºC, a Graciosa com 12,2ºC, Angra do Heroísmo com 12,8ºC, a Horta com 13,9ºC, as Flores com 14,5ºC e o Corvo com 14,6ºC. Os dados da estação de São Jorge encontram-se errados, uma vez que 0ºC é um valor evidentemente incorreto.
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, noite fria com céu limpo e vento fraco. A temperatura ronda os 12°C.

Hoje, o céu apresentou-se pouco nublado a (quase) limpo. Durante a madrugada, caiu algum chuvisco/chuva fraca.

Fotografia da câmara do Spotazores da Lagoa, hoje às 12h52

mWsDw4t.jpg


Relativamente ao dia de ontem, a mínima mais baixa foi 9,9°C, registada no Pico, seguindo-se o Nordeste com 11,5°C, o Aeroporto de Ponta Delgada com 11,7°C, Santa Maria com 12°C, São Jorge com 12,5°C, a Graciosa com 12,6°C, o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) e a Horta com 12,8°C e Angra do Heroísmo com 13,3°C. No Grupo Ocidental, as mínimas foram mais altas, tendo-se registado 15,8°C nas Flores e 15,9°C no Corvo.
 
Última edição:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Já estou farto de ver anticiclone nas cartas desde Dezembro. Isto é tudo menos normal.

Por favor alguém consegue adiantar alguma previsão para os próximos dias/semanas para os Açores??
É porque já andamos nisso há mais de um mês, e não há maneira de mudar .... não me digam que a estação vai ser toda assim? :wacko:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu limpo e vento fraco. A temperatura ronda os 12ºC.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente parcialmente nublado, tornando-se encoberto para a tarde, com abertas.

Ontem, as mínimas foram mais baixas no Grupo Oriental, de acordo com os dados que foram disponibilizados, tendo-se registado 11ºC em Santa Maria, a mínima mais baixa, 11,7ºC no Aeroporto de Ponta Delgada e 12,2ºC no Obs. Afonso Chaves, em Ponta Delgada. Nas restantes ilhas, as mínimas andaram na casa dos 14-16ºC.

Seguem-se três fotos da câmara do Spotazores da tarde de hoje aqui na Lagoa.

UwW3lg1.jpg



RFXZXeN.jpg



lTnYBg8.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje, o céu apresentou-se pouco nublado a (quase) limpo. Durante a madrugada, caiu algum chuvisco/chuva fraca.

:rain: durante a madrugada e manhã de dia 25 choveu em S.Miguel! Significativa no Nordeste mas foi fraca apesar de persisitir durante onze horas:
cAmridD.jpg

TZLLo6J.jpg



Já estou farto de ver anticiclone nas cartas desde Dezembro. Isto é tudo menos normal.

Por favor alguém consegue adiantar alguma previsão para os próximos dias/semanas para os Açores??
É porque já andamos nisso há mais de um mês, e não há maneira de mudar .... não me digam que a estação vai ser toda assim? :wacko:

Não vai! :D Fevereiro vai marcar alguma diferença com frentes e núcleos depressionários a tentarem deitar o anticiclone abaixo que entretanto muda a sua base principal para a Europa central. Ainda não será o padrão ideal mas é um início de mudança. Começará no dia 3. Claro que tudo isto é apenas uma leitura dos modelos, a uma semana de distância...:hmm: e o meu optimismo é moderado porque na última semana o Atlântico à latitude/longitude das ilhas arrefeceu, isto é, a anomalia negativa estendeu-se e anomalia positiva retraiu-se. As frentes e depressões virão com ímpeto de oeste mas arrefecerão rapidamente a sua actividade sobre as ilhas. Aguardemos, este padrão pode alterar-se ainda durante esta semana.

Última semana:
9tLMz92.gif


penúltima semana:
nZp6L6Z.gif
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

Eu diria mesmo mais, no verão que passou, não sei se teve tantos dias seguidos de bom tempo como neste mês de Janeiro... Se à noite as temperaturas estivessem mais elevadas ninguém diria que é inverno...
Muito sinceramente não me recordo de um inverno assim, tivemos 15 dias no mês de Dezembro com humidade extrema, mas com muito pouca precipitação e depois entrou este tempo anticiclónico...e é isto..
Não me queixo porque não gosto de invernos com humidade elevada....mas preocupa-me se o tempo se mantiver assim...e continuar na primavera assim...pois quando chegar o verão iremos sentir na pele a falta da água...