Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Um colega referiu que era interessante ter um radar a funcionar, bem pelo que sei a base das lajes tinha um da força aérea dos EUA. Alguém sabe se o radar ainda está ativo?!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Um colega referiu que era interessante ter um radar a funcionar, bem pelo que sei a base das lajes tinha um da força aérea dos EUA. Alguém sabe se o radar ainda está ativo?!
Já não dá acesso ao IPMA e deduzo que já nem deve lá estar
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Açores. Primeiras derrocadas e transbordo de ribeiras
15.01.2016 às 11h11
mw-860

EDUARDO COSTA / LUSA

Aumento da precipitação, aumento da intensidade do vento e algumas ocorrências de pequenas derrocadas e transbordo de ribeiras, foram registados nas ilhas do Pico e em São Miguel. Mas “nada de monta”, sossega o presidente do Governo regional
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-01-15-Acores.-Primeiras-derrocadas-e-transbordo-de-ribeiras
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
StormRic, ouvi agora um comentário "os meus ouvidos fazem-me parecer que estou num avião". Eu não sinto nada, mas pronto.
Talvez alguém com uma otite lolol
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
@StormRic Em meteorologia tropical não se pode chamar bem a isto olho (nesse contexto), o olho dum ciclone tropical tem que estar rodeado duma parede densa de convecção profunda, a que se chama o "central dense overcast". De qualquer forma é precisamente esta capacidade do Alex ainda gerar estes anéis convectivos no centro que permitem que ainda seja classificado como ciclone tropical.

UV3jbcJ.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Parece que o olho vai raspar a ponta este da Terceira, passando maioritariamente no canal Terceira-S. Miguel.

grQPT8R.png


Conta como certo o meu palpite? :winner::lol:
O meu era que fosse mais perto da ponta dos mosteiros... Mas afinal descaiu mais um pouco
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
DqyF2sy.png

Jv2MjSe.png

Interessante ver que, apesar da anomalia negativa na temperatura da água do mar que banha os Açores e temperaturas próximas de 14/15ºC, este pequeno Alex continua a evoluir contra tudo e todos...
Isto dará um belo estudo para os entendidos na área.

6Q3Rm2X.jpg

O Olho volta a ser bem visível... A ilha Terceira deve estar a sentir o Landfall.