Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,306
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vento em S.Miguel diminuiu na Tronqueira e na costa norte central. Mantém-se forte na Salga. Subiu um pouco em Mosteiros, pouco significativo.

utIHMyE.gif
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É um ciclone muito pequeno e compacto, e julgo que os ventos mais fortes devem ter ficado no mar entre Terceira e São Miguel, numa zona a leste do centro, que me parece que passou ligeiramente mais à direita que o previsto.
Mas daí até calmaria em Angra é um bocado estranho hehe

Por ex. dois outputs de modelos (atenção que são modelos, não correspondem à realidade)


m3lFX9k.png


19XjxCx.png
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Isto mete medo por estes lados!!
Deviam ser 11h45 e o vento parou de repente, começou a chover (nada demais) e vento nada de nada... Até fui à rua ver se os meus olhos estavam a ver bem! Não se sentia uma brisa que fosse, e a sensação térmica subiu, pois nem frio se sente.
Neste momento continua uma calmaria que nem vos conto, o céu ficou por momentos quase limpo, apenas com nuvens em altitude, mas o sol parecia que estava a querer dar um ar da sua graça.
Definitivamente, algo que nunca vi... Estou de queixo caído!!!!
Veremos o que ai vem agora...

ATUALIZAÇÃO:
12h38 - Acendeu-se uma pequena arragem de Sudoeste!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,306
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,306
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Isto mete medo por estes lados!!
Deviam ser 11h45 e o vento parou de repente, começou a chover (nada demais) e vento nada de nada... Até fui à rua ver se os meus olhos estavam a ver bem! Não se sentia uma brisa que fosse, e a sensação térmica subiu, pois nem frio se sente.
Neste momento continua uma calmaria que nem vos conto, o céu ficou por momentos quase limpo, apenas com nuvens em altitude, mas o sol parecia que estava a querer dar um ar da sua graça.
Definitivamente, algo que nunca vi... Estou de queixo caído!!!!
Veremos o que ai vem agora...

ATUALIZAÇÃO:
12h38 - Acendeu-se uma pequena arragem de Sudoeste!

Realmente é estranho não chover em Angra, porque a 15 km a oeste de Angra a chuva continua a Cair de uma forma persistente... Não muito forte... Mas vai acumulando...

Quando se fica nos intervalos entre bandas convectivas, as abertas podem ser desconcertantes. A passagem a leste das ilhas também contribuiu muito para o vento ser bem menos do que o esperado. É preciso lembrar que estava previsto quando os avisos foram emitidos que o centro passasse sobre S.Jorge ou perto; passou a Leste da Terceira em vez disso. S.Miguel sentiu bem mais o vento.