Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Thomar 1 Jan 2016 às 08:58.

  1. LMCG

    LMCG
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    28 Dez 2009
    Mensagens:
    477
    Local:
    Ponta Delgada
    [​IMG]

    Pico 36,4 m/s = 131,04 km/h.
    Junto ao solo 90 km/h.
     
  2. LMCG

    LMCG
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    28 Dez 2009
    Mensagens:
    477
    Local:
    Ponta Delgada
    [​IMG]

    Santa Maria 43,7 m/s = 157,32 km/h.
    Junto ao solo 100/110 km/h.
     
  3. LMCG

    LMCG
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    28 Dez 2009
    Mensagens:
    477
    Local:
    Ponta Delgada
    [​IMG]

    Flores 24,1 m/s = 86,76 km/h.
    Junto ao solo 60 km/h.
     
  4. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    11,635
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Fenomenal aquela calmaria quando o centro passou mais perto, retomando depois os valores que realmente eram esperados numa tal situação.

    Também os dois picos de São Jorge. A essas horas, entre as 4:00 e as 5:00 utc, e depois entre as 8:00 e as 9:00 utc, correspondem precisamente o início e o fim, respectivamente, do período de 5 horas de precipitação forte, acima dos 10 mm/h, registada no aeródromo. Têm muito provavelmente relação com as linhas de convecção organizada que atravessavam a ilha nessa altura.
     
  5. LMCG

    LMCG
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    28 Dez 2009
    Mensagens:
    477
    Local:
    Ponta Delgada
    Pessoalmente aprendi bastante com este acompanhamento aqui no fórum.
    Agradeço a todos pela partilha de experiências e conhecimento.
    Continuem a contar com a minha contribuição e presença neste tipo de eventos.

    LMCG
     
  6. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    11,635
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Colaboração excelente, pela minha parte, muito obrigado!
     
  7. Portugal Storms

    Portugal Storms
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    7 Out 2014
    Mensagens:
    155
    Local:
    Barreiro/Palmela/Albufeira
    Excelente acompanhamento do Alex, agradeço a todos pelos dados, explicações, detalhes, etc. fornecidos neste tópico.
    Aprendi bastante com todos nestes 3 dias.:uau:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. david 6

    david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    7,727
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    vi agora tvi em directo e as ondas ainda galgam para a marginal
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Como balanço do seguimento deixo umas notas finais:

    É bastante provável que o Alex tenha deixado de ter ventos de furacão umas quantas horas antes. A partir do momento que a parede do olho rebentou ontem à noite não voltou a recuperar e isso deve ter enfraquecido bastante os ventos, por outro lado expandiu-os mais um bocado.

    A manutenção de status de furacão deve ter tido a ver com:

    - o começo da transição extra-tropical em que processos baroclínicos podem intensificar a depressão compensando o enfraquecimento dos processos barotrópicos (convecção profunda, etc)

    - a inexistência de dados reais. O Atlântico é uma imensidão onde praticamente poucas sondagens se fazem para injectar nos modelos. Nos ciclones tropicais do Atlântico isso é compensado com os voos RECON, em que há dois tipos de missões, umas de muita altitude em que no possível trajecto dum ciclone são lançadas dezenas de sondas a medir a atmosfera numa área enorme, e outras de baixa altitude atravessando múltiplas vezes o ciclone para medir em tempo real a situação real do mesmo. Esses dados além de servirem para avaliar a situação, são depois injectados em modelos melhorando as previsões destes. Nisto tudo por vezes chegam a ser feitas muitas centenas de sondagens em apenas um ciclone.
    Mas nesta região dos Açores isso não acontece, as missões RECON não vem para estes lados.
    Tive esperanças que fizessem uma missão excepcional, fartei-me de ver o feed das missões a ver se aparecia alguma coisa, mas nada. Tinha esperança porque seria muito importante até para obter dados para ciência, dada a raridade do ciclone.

    Houve uma vez que próximo dos Açores não houve os habituais voos da NOAA e da USAF, mas a NASA mandou um drone para efeitos científicos. Desta vez não, mas também ninguém estava à espera dum furacão em Janeiro :)
    http://www.meteopt.com/forum/topico...-atlantico-2012-al14.6686/page-20#post-342017


    - é muito raro na véspera de um landfall diminuir-se avisos, isso é perigoso e contraproducente, e caso as coisas corram mal, haveria consequências chatas. Um dispositivo é activado, e depois na véspera não se pode estar a diminuir a prevenção.​

    Ainda bem que correu tudo relativamente bem, penso que nos Açores já não é a 1ª vez que ventos mais fortes passam entre ilhas. Se repararam no satélite, a depressão começou a intensificar-se pelos tais processos que referi acima pouco depois de passar pelos Açores. Estava mais ou menos previsto isso, mas nestas coisas nunca há certezas. No meio do azar, também houve sorte. Os Açores ficaram no limbo entre a fase final decadente como ciclone tropical e o início da intensificação como ciclone extra-tropical. espero que muitos tenham jogado hoje no euromilhões ! :)

    Para finalizar, nestas alturas aparece o habitual ruído (gritaria agora mais insuportável graças às redes sociais) de que não se passou nada, que foi tudo um exagero, que eu bem avisei que não era nada, blablabla. Ignorem, o que interessa é quem esteve por aqui e foi tentando perceber o que se passava, como se lida com incertezas, como se segue um evento problemático em nowcasting, e afinal, como estar prevenido.

    O ruído será sempre eterno e não pensem que é um problema português, que os portugueses são isto ou são aquilo. Isto é geral, já acompanhei furacões de 3,4,5 de categoria a fazerem landfall, e no seguimento 50%/60/70% das pessoas a dizerem que foi uma treta, que não teriam precisado de evacuar, etc,etc. É claro que quando as coisas correm mal são logo os primeiros a atirar pedras. O ser humano é assim, não é defeito português :)
     
  10. Squirrel

    Squirrel
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    22 Dez 2012
    Mensagens:
    22
    Local:
    Almada
    Boa Noite a todos,

    Sou maçarico por aqui, aprendi imenso a ler os comentários aqui colocados e agradeço a Todos a partilha.

    No final, ainda bem que passou onde passou.

    Abraço!
     
  11. lserpa

    lserpa
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Dez 2013
    Mensagens:
    2,991
    Local:
    Horta, Matriz, (120 metros)
    Exatamente @Vince e ainda bem que assim foi, as previsões dos modelos publicados por ti e eu ao cruzar-los com o arome, indicavam realmente o que aconteceu. Foi uma prova que eles funcionaram, não na perfeição, mas na generalidade corretos em muitos aspetos. Portanto, no grupo central as condições foram de forma geral englobas numa situação de depressão tropical à exceção de São Jorge e Terceira numa fase de aproximação do núcleo, posteriormente ficando-se numa área de menor velocidade de circulação à superfície, a qual, volto a repetir, prevista e bem modelada. No grupo oriental, verificaram-se condições de tempestade tropical, igualmente modeladas pelos modelos mais pormenorizados, sendo que a área de circulação mais rápida, ou seja, a este do núcleo ter passado apenas no mar. As condições à superfície de TS foram mais sentidas na zona dos mosteiros e claro, nas zonas de maior altitude. Também sou de acordo que esta tempestade terá perdido as suas condições de força de furacão muito antes de atingir os Açores, mas como tal o @Vince mencionou, as previsões são sempre um tiro no escuro pela falta de dados... Creio que as condições que o NHC tencionou em manter, devem-se em muito à pressão estimada, a qual se englobava num Cat. 1 e também à capacidade deste sistema de regenerar alguma convecção à volta do núcleo. Acho que todos aprofundamos mais um pouco os nossos conhecimentos nesta matéria. Já agora, gostaria em nome pessoal agradecer a muita informação de qualidade que aqui foi colocada a que contribuiu muito para ter a noção do que realmente se desenrolou. Parabéns a todos e bons acompanhamentos. :)
     
    #566 lserpa, 15 Jan 2016 às 21:13
    Última edição: 16 Jan 2016 às 09:57
  12. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,333
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. MCardoso

    MCardoso
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    15 Jan 2016
    Mensagens:
    9
    Local:
    Angra do Heroísmo
    [​IMG]

    Aqui está o registo desta sexta-feira da minha estação. Apesar do meu barómetro não estar bem calibrado é engraçado de se ver que por volta das 12 horas houve uma calmaria momentanea do vento, na mesma altura em que a pressão atmosférica começou a aumentar e o vento rodou.
    Ainda sou um maçarico nisto, mas estou a gostar de aprender com vocês.
    Abraços
     
  14. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    6,871
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Furacão Alex impede socorro e doente morre

    Uma pessoa morreu, esta sexta-feira, nos Açores, depois de o furacão Alex ter impedido um helicóptero da Força Aérea de a transportar para um hospital, informou a presidência do Governo Regional.

    O utente, sinalizado pela Unidade de Saúde de Ilha (USI) das Flores, deveria ter sido transportado para o hospital mais próximo, para receber assistência, mas acabou por morrer, pelas 14:00, após uma paragem cardiorrespiratória, quando estavam reunidas as condições atmosféricas para o helicóptero da Força Aérea o transportar.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=4982919
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    vamm gostou disto.
  15. Wessel1985

    Wessel1985
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    21 Set 2013
    Mensagens:
    876
    Local:
    Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
    Bom Dia

    Neste momento tudo calmo e até céu com boas abertas por aqui mas hoje por volta das 07 e 40 locais caiu um aguaceiro tão forte que até acordei com a chuva ... Mas que grande descarga de água que aconteceu ...
     

Partilhar esta Página