Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
:rain: fraca a moderada contínua em PDL. Agora já acalmou.

---

O ar seco a dar muita definição a esta frente:

LjkXtuml.jpg


Resta saber onde é que vai parar:

Y9AblRxl.gif


Relativamente ao que escrevi no tópico das previsões, do que vejo pouca coisa mudou. Continua a haver um arrefecimento muito pronunciado modelado para sábado nos Açores, sendo maior no G. Ocidental não obstante o LI inferior ao do G. Oriental por exemplo. As condições de instabilidade deverão começar amanhã mas serão mais óbvias no sábado, devendo, em teoria, afetar mais os Grs. Oriental e Central. O cisalhamento continua a ser moderado a forte. A humidade relativa continua a ser baixa a moderada (sendo por vezes elevada), fazendo com que a convecção não seja mais comum e forte. Ainda assim deve ser dispersa e recorrente. A helicidade continua a rondar os 140 chegando por vezes aos 240. A probabilidade que haja um tornado fraco é baixa. A água precipitável a 850hPa está entre os 25 os 38 milímetros. O jet não estará muito simpático mas podia ser pior:

cuLP4nhl.png


Os ventos ao longo da atmosfera podiam ser mais fortes (serão fracos a moderados aumentando ao longo do tempo) mas ainda assim há, a meu ver, condições para que surjam células moderadas a fortes. Mas a maioria das células deve ser fraca a moderada. Localmente, chuva forte pode ocorrer. Podem até haver bastantes abertas neste evento dada a humidade miserável que é modelada.

Ainda no sábado é preciso acompanhar esta depressão:

PGLc9nhm.png


Terá algum CAPE para levantar no seu trajeto:

iFozXvvm.png


Estando um forte jet por cima:

XbaiPVMm.png


As minhas previsões amadoras acabam aqui :). Agora é esperar pelo que acontece e pelos avisos oficiais.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Estamos a fazer previsão um pouco às cegas”, desabafa Diamantino Henriques, responsável pela Delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), confirmando que a Região continua sem acesso aos dados do único radar meteorológico existente no arquipélago. “Já há alguns meses que está fora de serviço”, afirma. “Comunicamos com o radar e ele está fora de serviço”.

O IPMA deixou de ter acesso ao radar que está instalado em Santa Bárbara, na ilha Terceira, e que é propriedade da Força Aérea norte-americana. Antes, os meteorologistas dos Açores podiam aceder aos dados do equipamento norte-americano, através de um protocolo de colaboração que estabelecido entre o IPMA e a Força Aérea americana.

A informação era disponibilizada directamente através do radar, ou seja, a partir de uma linha que estava directamente ligada e que era paga pelo Instituto do Mar e da Atmosfera. Esse protocolo estabelecido há quase dez anos era renovado automaticamente. Qualquer alteração ao mesmo pressuponha um aviso prévio de, pelo menos três ou quatro meses.

Desde que ficou sem acesso aos dados, o IPMA já tentou perceber o que se passa. Para ver se consegue resolver a situação, recorrer a outras entidades, nomeadamente a Força Aérea Portuguesa: “Tem havido algumas tentativas por parte da Força Aérea Portuguesa de os contactar [militares norte-americanos] e de ver se realmente se resolve o problema”. Até ao momento, “não tem tido sucesso” e a região continua sem cobertura.

“São poucas as regiões da Europa que não têm cobertura do radar”, adianta Diamantino Henriques, confirmando até que só as duas regiões autónomas de Portugal é que não têm cobertura, em todo o espaço europeu. Apesar das estações meteorológicas que existem, por exemplo, em São Miguel, Diamantino Henriques avisa que não é a mesma coisa: “a distribuição da precipitação nas ilhas é bastante irregular e um radar tem muitíssimo mais resolução que qualquer rede meteorológica que se consiga imaginar”.

Mesmo em relação ao satélite é importante esclarecer as diferenças: “o satélite pode dar informação sobre as nuvens que podem e que costumam dar chuva, pode dar essa informação, nem sempre. O radar dá-nos mesmo a informação sobre a chuva que está a cair”. Através do radar é também possível ter a informação espacial mais rigorosa e a resolução temporal é mais actualizada.

http://www.correiodosacores.info/in...ora-de-servico-para-a-meteorologia-dos-acores
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Até agora está como modelado:

jQWpe5G.png


fxcWSh6.png


Amanhã o fluxo deve deslocar-se mais para norte afetando o G. Oriental:

TxBw2K0.png


A NOAA indica enorme linha de instabilidade atrás da frente fria:

K2pQJLil.png


Como escrevi anteriormente, a depressão do dia 23 assume particular relevância. Ver-se-á o que vai trazer:

WJFl6W0l.gif
 
Última edição:

fdl21

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
17
Local
Nordeste
boas pessoal

no nordeste desde as 4h da manha começou a chover e bem ate agora por volta das 10h/10h30....aumentando o vento... alguém tem previsões para esta noite e amanha de manha? é que aqui os solos estão completamente saturados...e o vento que não tem dado descanso desde há um mês atras....e as pessoas mais velhas daqui da vila dizem que não se lembram de um inverno assim...concordam com isto?

abraços
 
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
boas pessoal

no nordeste desde as 4h da manha começou a chover e bem ate agora por volta das 10h/10h30....aumentando o vento... alguém tem previsões para esta noite e amanha de manha? é que aqui os solos estão completamente saturados...e o vento que não tem dado descanso desde há um mês atras....e as pessoas mais velhas daqui da vila dizem que não se lembram de um inverno assim...concordam com isto?

abraços

Boa tarde,

Bemvindo ao forum!

Pelas previsoes do site tempo.pt, que costuma ser certinho nas previsoes relativas a chuva, ele aponta alguma precipitacao para todo o dia de hoje, normal, mas a partir da meia noite ate a meia noite de amanha, em ponta delgada, eles preveem chuva torrencial, acompanhada de trovoada, para o dia inteiro, sendo o pico da precipitacao entre as 11h e as 14h, cerca de 18mm durante estas 3 horas. Nao vi as previsoes para o Nordeste, mas nao devem ser muito diferentes. E melhor prevenirem se com as medidas do costume contra as cheias e inundacoes. Em Ponta Delgada, as coisas nao estao muito diferentes, estamos todos fartos da chuva e do mau tempo e as terras nao aguentam mais agua.
Consulte o site tempo.pt relativo ao Nordeste para saber mais pormenores relativos ao vento, nevoeiro, humidade ou chuva!
Bom fim de semana
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
As ilhas mais ocidentais podem ser atingidas pela célula daqui a pouco:

FujOgQJ.jpg


A nebulosidade em altitude causada pela convecção (e dispersa pelos ventos acima) é bem visível do Corvo:

iRUAu1u.jpg

Há pouco ainda havia alguma atividade elétrica (clicar na imagem para ver melhor):

h4m3jnB.gif


Mas as células mais fortes continuam a sudoeste do G. Oriental (cor amarelada) às 12:45 locais:

HzZrT6Y.jpg
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Portanto, agora não está tão crivado como à 30 minutos atrás, mas não deixa de ser um campo minado, cheio de pequenas células a nascer e a morrer... Trovoada em terra, creio que será uma questão de tempo...
816b6ab16a1267ba69e90606b18cf78c.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde

Por aqui temos tido um dia calmo sem chuva ou algo a assinalar ... Apenas o céu que se encontra nublado mas nada de muito anormal por estas bandas ... Veremos com o evoluir da tarde e da noite se este cenário mantem-se assim ...

Nota apenas para o nevoeiro que está um pouco mais baixo que o habitual ...
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Da Fajã do Ouvidor, S. Jorge:

k5uzfYc.jpg


Uma célula com topo mais ou menos achatado que mais parece um conjunto de nuvens lenticulares sobrepostas. No IPMA é a célula com topo mais frio a nordeste de S. Jorge (ter em conta o desfasamento da imagem):

7VLgpng.png


Vendo as imagens relevantes (e atrasadas) ainda não houve atividade elétrica. Resta saber se falta à célula mais fatores convectivos, se esbarrou contra uma camada estável ou se é uma mistura de ambas as variáveis.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: david 6 e lserpa