Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Boa noite,
Pela costa norte dias de bom tempo com sol e temperaturas amenas. Esta tarde com chegada de frente fria algum nevoeiro.
Esta manhã o céu apresentava-se assim:

rhsh.png


hjg.png


hjkj%252Clj.png
Parece que és famoso...

http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se...=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Um amigo enviou me registo fotográfico do termómetro do carro perto do Pico da Bagacina pelas 7:40 da manhã : 2,5°C.

Mais logo posso publicar.
Quase no ponto da geada!! Já vi geada com 3°c nos tejadilhos quando vivia em Viana...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Já estão disponíveis os boletins de Novembro e Dezembro. Novembro continua a ter uma tendência seca:

(...) o mês de novembro registou desvios negativos nas três estações de referência: -49% na estação do aeródromo das Flores, -37% no Observatório José Agostinho em Angra do Heroísmo e -48% no Observatório Afonso Chaves em Ponta Delgada. De notar que este é o quarto ano consecutivo em que o mês de novembro regista desvios negativos nas três estações de referência.

Já Dezembro foi muito chuvoso:

(...) observa-se que o mês de dezembro registou desvios positivos nas três estações de referência: 95% na estação do aeródromo das Flores, 68% no Observatório José Agostinho em Angra do Heroísmo e 42% no Observatório Afonso Chaves em Ponta Delgada.

Mas ainda persistem défices:

No período de outubro de 2015 a dezembro de 2015, o total de precipitação observado foi inferior ao total de referência nas estações de S. Miguel (-15%) e Graciosa (-12%), tendo sido superior em Santa Maria (50%), Flores (29%), Terceira/Angra do Heroísmo (21%) e Faial/Horta (14%).

No período de dezembro de 2014 a novembro de 2015, o total de precipitação observado foi inferior ao total de referência nas estações de S. Miguel (-43%) e Graciosa (-11%), igual em Santa Maria, e superior no Faial/Horta (7%), Flores 3%) e Terceira/Angra do Heroísmo (3%).
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite,
Pela costa norte dias de bom tempo com sol e temperaturas amenas. Esta tarde com chegada de frente fria algum nevoeiro.
Esta manhã o céu apresentava-se assim:

rhsh.png


hjg.png


hjkj%252Clj.png
Caramba!! As fotos estão a fazer furor haha :) congrats
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
@Rog, muitos parabéns pela fotografia!!! Está extraordinária! :)
Aproveito para deixar aqui um registo de temperatura da Graciosa, que registou numa estação IPMA a incrível mínima de 6,1 graus. Com um anticiclone poderoso, céu limpo e pouca humidade, estão criadas as condições para um arrefecimento acentuado esta noite, também.
nxcUg87.png
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
A estação de São Caetano, na RHA, registou às 7:30 de hoje 3.58ºC.

É pena não haver mais estações, noutras ilhas. No interior da Terceira faltam registos. Os 2.5ºC que eu publiquei acima foram num termómetro de um automóvel, por isso tem algum erro.
2,5 graus
é incrível!
Estou tentado a ir à serra ao amanhecer...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite a todos. O IPMA alterou recentemenre a área dedicada às estações online. Abro o mapa dos Açores e não me aparece nenhuma estação para seleccionar, alguém mais com esta dificuldade?

Obrigado.
Pensei que era caso único! Pois utilizo Apple e daí um eventual falta de compatibilidade... Mas sendo assim, já não sei qual o defeito...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Pensei que era caso único! Pois utilizo Apple e daí um eventual falta de compatibilidade... Mas sendo assim, já não sei qual o defeito...

Deve ser do navegador/plug-ins. No meu (Firefox) desligo todas as extensões e consigo ver os dados horários mas não os diários. No Chrome sem extensões não consigo ver nada.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa