Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
38 mms em 2 horas na Graciosa (IPMA). Muita chuva estratiforme com alguma convecção de fraca intensidade inserida na nebulosidade.

É este o cenário do satélite (que é muito melhor a detetar convecção do que chuva estratiforme). Nada de muito ameaçador:

gSqds8Bl.png


Aparentemente, népia de trovoada (também não estava previsto).

Pouco mais posso opinar. Hoje não foi disponibilizado o tefigrama :rolleyes: Acrescento sim que a chuva registada está a ser bastante desigual no GC.

O GFS12z tirou grande parte da chuva (forte) para o G. Oriental.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Há pouco 16.4 mms em Sta. Maria (IPMA). Jeitoso. Em PDL não houve nada disso.

Acumulado entre o dia 17 e o 19 (GFS 12z):

yW29PGx.gif


Para quem ficou desiludido com esta frente, a próxima não deverá ser muito melhor. Mas claro que isto ainda estará sujeito a alterações.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta frente foi poderosa pelas minhas bandas! Foi mesmo ventosos e chuva tocada a vento! As rajadas "picaram" os 100 km/h várias vezes neste dia. Embora o acumulado não tenha sido muito avultado 17.1mm na minha estação. Ainda não vi os acumulados das estações do ipma.
Acrescento que houve uma ou outra ocorrência esta tarde, apenas pequenos danos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fotografia de António Araújo hoje ao final da tarde, na Terceira.

Um belíssimo céu com uma golden light, só podia dar numa fotografia espectacular :thumbsup:



Bem me parecia que tinha visto mammatus esta tarde aqui no Faial, após um aguaceiro forte por volta das 16:30! Mas como estou todo dia enfiado num escritório, só vejo a rua quando dou uma espreitadela pela janela... e como espreitei de fugida não deu para confirmar. Magnifico registo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Já agora posto aqui os registos do observatório príncipe Alberto do Mónaco.
aacab4b0e3432d13e5a209e4def6e0bc.png
passei uma vista de olhos nos ventos da região, e poderá haver aqui algum efeito local o que faz o vento ganhar algum ímpeto... um caso para se estudar, diria eu. Será o efeito do Pico? Não sei...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
@lserpa não consigo ver essa imagem...

Hoje pelas 7h40 o termómetro do carro mostrava 7ºC.

Aproveito para deixar mais um excelente registo do fotógrafo António Araujo, com descrição do Prof. Félix Rodrigues



É o meu termómetro do lidl, registava ontem à noite uma temperatura de 10,7.
A mínima registada na minha estação Oregon foi de 10,1 e na minha Netatmo de 9.9. Vivo numa área relativamente baixa, inferior a 100 metros e próxima do mar.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Os modelos andam (novamente) aos papéis... às 12 UTC o ECM (12z) dava uma pressão central à depressão de 974 hPa. Já o GFS (12z) dava 988 hPa e a NOAA na carta de superfície dava 981 hPa.

ukVlenU.jpg


A NOAA atribui ventos com força de furacão e o olho é bastante interessante...



Mas o campo de ventos é bastante desigual e mesmo o 'olho' tem um grande buraco (parte dele é só formado por nebulosidade baixa).
 
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Orion, o site de meteorologia Tempo.pt e o Accuweather estao a prever para as 24h do dia 25 janeiro em Ponta Delgada, 55.5 mm de precipitacao. E muita precipitacao. Tem alguma coisa a ver com este furacao?
Os modelos andam (novamente) aos papéis... às 12 UTC o ECM (12z) dava uma pressão central à depressão de 974 hPa. Já o GFS (12z) dava 988 hPa e a NOAA na carta de superfície dava 981 hPa.

ukVlenU.jpg


A NOAA atribui ventos com força de furacão e o olho é bastante interessante...



Mas o campo de ventos é bastante desigual e mesmo o 'olho' tem um grande buraco (parte dele é só formado por nebulosidade baixa).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Orion, o site de meteorologia Tempo.pt e o Accuweather estao a prever para as 24h do dia 25 janeiro em Ponta Delgada, 55.5 mm de precipitacao. E muita precipitacao. Tem alguma coisa a ver com este furacao?

Não é furacão. É uma depressão que cavou rapidamente e que a dada altura teve ventos com força de furacão. Isto aconteceu há bem pouco tempo nos Açores. A esta altura a depressão está a meio caminho da Islândia :p Como tal, essa previsão de chuva não tem grande fiabilidade (ainda falta uma semana).

---

O sistema frontal associado a esta depressão está sobre S. Miguel. Há pouco deu um aguaceiro bastante intenso mas breve. Na estação do IPMA do Pico foi registado um acumulado de 22.5mms.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
VtYfXBu.png


Ainda é cedo para especular (muito). A pluma tropical deve trazer boa chuvinha mas nada por aí além (a maioria deve ser estratiforme). Trovoadas estão ainda em aberto. O G. Oriental deverá ser o mais prejudicado (a chuva deverá ocorrer num período mais curto). O ECM modela uma ciclogénese interessante a 96h (o GFS modela uma depressão aberta) que pode trazer algum vento mais intenso e porventura uma intensificação da frente (por agora o GFS mete os maiores acumulados a este do G. Oriental (no mar).

Excluindo a especulação, nas próximas 16 horas cairá muita chuva. Mas será longe das ilhas.

DS0ByIQ.gif


---

s517nGb.jpg


A região depressionária não é nada pequena. A NOAA dava uma pressão central de 968hPa às 18h UTC.

Na madrugada/manhã do dia 23 está previsto que uma tempestade no Pacífico chegue perto dos 950 hPa. Portanto, haverá uma depressão mais impressionante que esta :p
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e lserpa