Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Começo por enfatizar que o modelo está a ser mais otimista que a realidade...

IPQYy3a.gif


... já que as estações do IPMA não estão a registar chuva por aí além.

De qualquer das formas, é esta a previsão para as próximas 48 horas (contando das 11h locais de hoje):

82ITe1o.gif


Enfatizo as próximas 48 horas porque há 2 eventos distintos. Neste momento o G. Ocidental e depois o Central serão afetados por uma pluma tropical (rio atmosférico) de fraca intensidade e quase estacionário.

1yuhhNg.png


Daqui a 2 dias formar-se-á um cavado que no seu percurso para leste irá trazer mais uma pluma tropical para o arquipélago.

AQzmyXT.png


A primeira pluma ficará mais tempo parada, podendo isto causar acumulados superiores nos grs. ocidental e central. O cavado e a eventual ciclogénese 'unem' as duas plumas e aceleram o seu movimento.

A chegada desse cavado contribuirá para o enfraquecimento e mudança da posição do anticiclone. O aumento do forçamento dinâmico deverá trazer mais alguma chuva (acabando com a pasmaceira nebulosa) estando ainda em aberto um eventual episódio de chuva mais forte no G. Oriental.

FJ6QTig.gif


Não prestei e continuo a não prestar grande atenção à grande maioria dos parâmetros deste evento. Desisti quando vi o CAPE e o cisalhamento :lol: Ainda assim, fica aqui um racional mínimo do que vai acontecer nos próximos 3 dias.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Aviso reativo. Quase 35 mms em 3 horas no Corvo. Certamente cumprirá os requisitos para aviso laranja (>40 mms em 6 horas) mas como o evento é fraco (e aparentemente bastante imprevisível) optaram por não o fazer (porque induziria um estado de alerta com elevada probabilidade de não se concretizar).

Os ecos no eventual radar não seriam muito elevados, provavelmente induzindo os utilizadores em erro no que concerne à intensidade da chuva.

Ao menos a chuva trouxe alguma variabilidade à temperatura. Estava bastante aborrecida.

3oWFIU2.png


Volto ao mesmo. O satélite é, em geral, uma trampa para acompanhar o tempo nos Açores.

JyeIyA6.png


Ax7i93A.gif


ZCzhUsX.gif


Muita cor vermelha no Grupo Central que atribuo à existência de muita nuvem alta (efeito orográfico). Há alguma chuva? Se a malta do GC souber que escreva :D
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
ZCzhUsX.gif


Muita cor vermelha no Grupo Central que atribuo à existência de muita nuvem alta (efeito orográfico). Há alguma chuva? Se a malta do GC souber que escreva :D
Como o J.J diria "bola" lolol
Aqui pela zona da cidade da Horta nikles...



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia pessoal! :)
Por aqui em São Jorge (Zona do Topo), ontem tivemos um dia frio e de algum vento, mas sem chuva. Sei que pelos lados da Calheta e Velas choveu, mas por cá, nem uma gota.
Hoje o cenário está diferente.Começou a chover por volta das 7h da manhã e não parou mais, por vezes chove mesmo com muita intensidade, mas por pouco tempo. O vento está calmo.
A minha estação andou com um problemazito, mas já resolvido. Hoej de tarde já a coloco online de novo.
Cumprimentos a todos.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde a todos

Depois das tréguas do fim de semana eis que desde a madrugada de ontem começou-se a sentir um aumento da intensidade do vento e no dia de hoje acordamos com mais um dia cinzento e com chuva fraca a moderada mas contínua ... Curiosamente o vento pelo menos na zona onde estou decresceu desde ontem à noite ... Mais um dia de inverno por aqui ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Aviso reativo. Quase 35 mms em 3 horas no Corvo. Certamente cumprirá os requisitos para aviso laranja (>40 mms em 6 horas) mas como o evento é fraco (e aparentemente bastante imprevisível) optaram por não o fazer (porque induziria um estado de alerta com elevada probabilidade de não se concretizar).

E depois disso acabou por não fazer mais nada de jeito (estações do IPMA).

---



É esta a primeira imagem do novo GOES. Como já escrevi inúmeras vezes, os Açores ficam na borda este da cobertura mas os satélites americanos são os mais úteis para acompanhar boa parte dos sistemas que vêm de oeste.

O calendário (atualizado) não é muito favorável...

-> Em Maio vai-se saber em que posição ficará este satélite. Se ficar a oeste irá cobrir o Pacífico. Se ficar a este cobrirá principalmente o Atlântico e substituirá o mais velho GOES em funcionamento.

-> O período de testes continuará sendo que o novo GOES, se tudo correr bem, entrará em funcionamento pleno em Novembro de 2017. Na próxima temporada de furacões ainda haverão imagens a cinzento :p.

-> Se este GOES não cobrir o Atlântico, o próximo (que irá) tem o lançamento marcado para a primavera de 2018. Sendo assim não haveria imagens a cores do Atlântico até 2019 (provavelmente até meio).
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
- O período de testes continuará sendo que o novo GOES, se tudo correr bem, entrará em funcionamento pleno em Novembro de 2017. Na próxima temporada de furacões ainda haverão imagens a cinzento :p.

dRzbJ7m.jpg


Imagem do dia 15.

O novo GOES está ligeiramente a oeste do GOES-13 - o que cobre o Atlântico. Os Açores não aparecem na imagem a cores não só devido à sua posição mais a este mas também estão encobertos pela nebulosidade.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde

Por aqui temos mais um dia com alguns aguaceiros e com rajadas de vento por vezes moderadas ... Mais um dia cinzento e muito nublado por aqui.

EDIT ( 18:05) - E com o cair da noite as condições climatéricas vão se degradando cada vez mais ... Chove com intensidade moderada a forte e temos também algumas rajadas de vento dignas de nota ... Tudo indica que vai ser uma noite animada por aqui ...
 
Última edição:

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Meus senhores!
Por estas bandas, diria, que desde à 1h atrás, o céu abriu as torneiras todas no máximo...
Chuva por vezes torrencial, com vento forte e rajadas muito fortes. Dentro de momentos tenho a estação a debitar dados para a net...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Meus senhores!
Por estas bandas, diria, que desde à 1h atrás, o céu abriu as torneiras todas no máximo...
Chuva por vezes torrencial, com vento forte e rajadas muito fortes. Dentro de momentos tenho a estação a debitar dados para a net...

Nem diria! Aqui pela Horta nem uma gota.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk