Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aguaceiro em PDL.

Tem ocorrido trovoadas esporádicas. Os CAPE's estão nos 500 mais coisa menos coisa. São trovoadas quase extremistas porque não há condições para muito mais.

Parece-me que a maioria da chuva é estratiforme e sem radar é-me impossível discernir a convecção (que está a provocar a trovoada) da nebulosidade alta.

Entre as 17h e as 18h UTC (-1 nos Açores) a temperatura tombou 3º no Corvo. Digno de nota :hehe:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: james e TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Tem ocorrido trovoadas esporádicas. Os CAPE's estão nos 500 mais coisa menos coisa. São trovoadas quase extremistas porque não há condições para muito mais.

Na última hora hora têm ocorrido mais algumas especialmente no G. Central. Ninguém viu/ouviu nada? :D

A linha de instabilidade perto do núcleo gerou um acumulado jeitoso nas Flores (7.5mms). A temperatura está a cair no G. Ocidental (mas mais nas Flores com 12º às 21h UTC).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: james e TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Falta o Corvo mas às 21h locais (22h UTC)... 11.4mms e 8.3º nas Flores. Uma queda de quase 4º :D Muita chuva estratiforme devido à proximidade para com o núcleo (o vento aumentou).

Em PDL está a chover moderadamente mas está muito vento. A parte mais ativa está a passar agora.

---

No Corvo apenas 1 mm. Tombo de 2.2º.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: james e TekClub

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
@Orion Por estas bandas, trovoada nem vê-la... Chuva e vento, bem, já é mesmo outra coisa.
Gostava de ter tido comigo o meu telemóvel para tirar uma foto ao caminho (quase direito) do meu caminho para casa. Parecia uma ribeira.
Registei na minha estação algo muito parecido com o que registaste no Corvo. Deu uma chuveirada astronómica (tive uma pico de 6,3 mm/hr), e entre as 20h51 (temperatura de 15,4º C) e as 22h01 (temperatura de 11,9º C) tive uma descida de 3,5º C. Coincidiu com a viragem do vento para NO.
Neste momento sigo com um acumulado de 1,96 mm/hr, vento NNO na ordem dos 38 km/hr e rajadas a rondar os 55 Km/hr, com uma pressão de 1001 hPa.
Digamos que, é uma rica noite de inverno por estes meus lados :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion um amigo meu abordou-me pelo manseger do Facebook que na zona de São Roque PDL hove mais ou menos à meia hora um episódio de vento muito forte e contínuo, apercebeste-te conta de alguma coisa por aí?
Disse também que voaram algumas telhas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
@Orion um amigo meu abordou-me pelo manseger do Facebook que na zona de São Roque PDL hove mais ou menos à meia hora um episódio de vento muito forte e contínuo, apercebeste-te conta de alguma coisa por aí?
Disse também que voaram algumas telhas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Foi provavelmente o mesmo que aconteceu na cidade. Duvido que tenha sido um qualquer fenómeno exótico mas sim parte de uma secção mais intensa da frente.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel

Vi isto algures pelo facebook e parece que nem os "mortos" tiveram o seu descanso hoje...É triste para uma familia, em ver o sucedido e sem saber se esta tudo em ordem ou nao com os locais em que estão os corpos dos seus familiares é complicado!
Visto que nos comentarios podem-se ler que os cemiterios referidos só serão abertos aos familiares depois das 15 horas do dia 25 :o
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não foi "mini-"tornado de certeza.

A árvore vai ter que ser cortada. Nem todas as grades foram arrancadas e alguns danos podem ter sido causados pelas grades que 'voaram'.

Ventania local mais intensa sim. Mas não 'tou a ver mais que isso nas fotos.