Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Está previsto algum frio para as ilhas? O Ipma fala em descida da temperatura para os grupos central e ocidental em 2 dias seguidos, o que é raro. Admira-me não terem colocado previsão de queda de neve para o Pico

Estará frio nos próximos 3/4 dias.

Certamente há neve no Pico (a cotas elevadas) mas como é normal, para quê a previsão específica?

Boas! Excelente rega que temos tido cá no sul da Madeira estes dias... Começou ainda agora a chover com bastante intensidade na zona oeste (Calheta) e com alguma trovoada ao longe.

Efectivamente esta linha de células intensificou-se sobre a costa SW/Sul da ilha:

OK2cw2z.jpg
vU7snsX.jpg

Actividade eléctrica intensa atingiu especialmente a costa na zona da Ponta do Sol / Ribeira Brava, pouco antes das 3h:
wlDX0Lv.jpg

JOL0Tf6.jpg

cMdNuRr.jpg

Precipitação muito intensa mas de curta duração.
A estação de Pico do Anjo na Ponta do Sol registou 15,5 mm em 15 minutos, entre as 2:59 e as 3:14.

sPhTJpZ.jpg

Últimas 60 horas da reflectividade do radar de Porto Santo, desde o fim do evento de dia 4 até hoje às 4h:

Última edição:
Boas
Haverá jogo na Choupana mais logo?
Havendo as condições meteorológicas que existem porque não fazem o jogo no Funchal, só por causa dos egos...?

Duvido que mais logo não exista muita chuva e muito nevoeiro..
Tenho a sensação que esse jogo será adiado para manhã às 18h!

Boas
Haverá jogo na Choupana mais logo?
Havendo as condições meteorológicas que existem porque não fazem o jogo no Funchal, só por causa dos egos...?

Duvido que mais logo não exista muita chuva e muito nevoeiro..
Tenho a sensação que esse jogo será adiado para manhã às 18h!

Rivalidades clubisticas .
O Nacional e o Marítimo andam pegados constantemente .

Pela análise dos modelos a situação que se prevê ao cair da noite é de precipitação forte e estacionária (potenciada pela orografia) para a costa norte da Madeira. Em termos de intensidade de precipitação parece não ser tão grave como o evento de 25/12, no entanto, a saturação e impermeabilidade dos solos pode levar a problemas sérios para as populações que residem em zonas de risco.