O vento de Leste seria o ideal para o frio, mas acabava com as hipóteses de precipitação. O que está previsto para a Grande Lisboa é que esta seja afectada pela precipitação gerada no mar quando o vento vira para Norte, um fenómeno que só beneficia esta pequena parte do país, a costa Oeste do distrito de Lisboa, devido à reentrância entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso.
Aquela depressão que está prevista entrar por mar é a mesma que está prevista entrar pelo o golfo de Cádiz ou é outra ? Existem modelos que mostram ela a entrar ainda mais por terra e a chegar mesmo ao distrito de Santarém ou já não existe essa possibilidade?
As imagens simuladas de satélite não devem ser interpretadas literalmente (especialmente na periferia). Vão haver sempre algumas alterações. Em termos globais, as do IFS são bem melhores e ainda assim tendem a não ser perfeitas. Já muito se tem.
O modelo GFS tem vindo a aumentar a precipitação para sábado no interior centro, já o ECM no interior norte... Muita incerteza ainda
Esta toda ela é uma situação complicadíssima de analisar, ningúem sabe o que se poderá passar, a própria AEMET em espanha, está completamente à toa Calma e amendoins
Acabei de ouvir na TSF. Foi batido o recorde de frio na península Ibérica desde que há registro...-34 na Catalunha. Meu Deus. Ainda bem que o Trump não ouve a TSF
E/ou https://suzaku.eorc.jaxa.jp/cgi-bin/gcomw/jasmes_daily/jasmes_daily_detail_v3.cgi?lang=en Escolher produto à esquerda e clicar na imagem. Dá para fazer zoom (usando o botão de rolagem) no compósito global.
Cota 600 metros , como prevê o IPMA , é uma cota banal . Ocorre todos os anos , pelo menos no Norte .
Neve só mesmo mais no interior, talvez aí a cota seja um pouco mais baixa. Mas nunca se sabe, o ECMWF 0 z mostra neve até bem perto do litoral no sábado e com fluxo de NE: Parece-me que, com mais ou menos intensidade, aqui no Nordeste Transmontano a neve é garantida, claro que vai nevar mais nuns sitios que outros, depende da precipitação.
Nas últimas saídas só vejo secura. E os modelos estão a acabar com a muito pequena réstea de esperança que existia para sábado no Litoral Norte a cotas mais baixas. E estou também a ver cada vez mais a repetição de 2011/2012 , com quase 2 meses de anticiclone.