Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2021

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Acumulados significativos nas estações netatmo do Funchal.
Funchal (Sta Luzia): 54.8mm
Funchal (Sta Maria Maior): 51.9mm
Funchal (Vereda do Boneco): 63.9mm
Santo António (ER 109): 53.7mm

51.8mm
na estação do IPMA do Monte nas últimas 3 horas.
Acumulados superiores a 10mm em diversas estações nas últimas horas.
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Aviso vermelho bem lançado pelo IPMA (várias estações da ilha ultrapassaram o critério de risco máximo para precipitação mm/6h) mas o aviso esteve algo desfasado no tempo em relação à realidade. A extensão do aviso nas zonas montanhosas até às 18h também pareceu não se justificar.

Este foi o 1º de vários "rounds" programados para esta semana na Madeira.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Registos IPMA

Time-lapses da reflectividade do radar de Porto Santo e imagens satélite, desde as 4h de ontem às 16h de hoje (~36 horas):




Acumulados horários e gráficos da estações com precipitação significativa, desde as 4h de hoje:
Uj02nAf.jpg

k7PeIjR.jpg

EcAcY4H.jpg

KmmQ1Sr.jpg

uh3KUbn.jpg

xmaGGyn.jpg

K7pc687.jpg

HJL6EaC.jpg

ODQVDM8.jpg

79vSyvs.jpg

VJbDFVV.jpg

Jscs3up.jpg

T14fBHW.jpg


Comparando os registos horários com os acumulados horários estimados pelo radar de Porto Santo, noto que há alguma incapacidade de cobrir adequadamente as encostas Sul/Sudoeste da ilha da Madeira. O efeito de sombra nas baixas altitudes no feixe do radar é bem visível.
No entanto, parece claro que houve muita sorte na distribuição das células com maiores intensidades de precipitação, a Madeira quase passou na zona menos intensa. Mesmo assim o efeito orográfico compensou e as estimativas prévias que motivaram a emissão dos avisos estiveram bastante correctas.

 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Comunicado do Serviço Regional de Protecção Civil acerca das ocorrências no arquipélago açoriano decorrentes das fortes chuvadas do fim de semana.


Chuva intensa e vento forte causa 13 ocorrências no arquipélago


A chuva e os ventos fortes que se fizeram sentir no arquipélago no passado fim-de-semana causaram algumas inundações, quedas de árvores e galgamentos do mar.


De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), foram registadas até ao momento 13 ocorrências, nove na ilha de São Miguel, três na Terceira e uma no Faial.



Das ocorrências registadas na ilha de São Miguel, cinco registaram-se no concelho de Ponta Delgada, três na Ribeira Grande e uma no Nordeste, e dizem respeito a queda de árvores, inundações em habitações, em um restaurante e numa via, e à queda de elementos de suporte de obras.



Na ilha Terceira, duas das ocorrências ocorreram no concelho de Angra do Heroísmo e dizem respeito a quedas de árvores e a uma inundação por galgamento do mar.



Em relação à ilha do Faial, foi igualmente registada uma inundação de uma via por galgamento.



Alguns troços e estradas fora encerrados e/ou interditos pelos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil, nomeadamente dois troços da Avenida do Mar (Ponta Delgada), Estrada Côrte-Real (Angra do Heroísmo) e Avenida 25 de Abril (Horta).



Ainda segundo o SRPCBA e sob sua coordenação, estão nos locais, para apoio e resolução de diversas ocorrências os Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviços Municipais de Proteção Civil e Polícia de Segurança Pública (PSP).




Fontes

SRPCBA