Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2021

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)




Time-lapse da reflectividade do radar de Porto Santo (47 horas):



QpODhXs.jpg


Pico do Areeiro, hoje, acumulou 243,6 mm até às 21h (soma mais de 425,7 mm em três dias).
5AxOONX.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O delegado regional do IPMA disse há pouco que os valores de precipitação registados hoje no Areeiro foram sobrestimados devido à neve.

Obrigado pela informação :thumbsup:. Podes pôr aqui uma ligação para a publicação ou programa em que o delegado deu esse esclarecimento?

Com efeito os ecos de radar entre as 17h e as 18h não parecem corresponder a um acumulado de 35 mm, por exemplo. Não sei de que modo essa sobrestimação acontece, mas se houver um udómetro simples a par do pluviómetro o acumulado total pode então ser corrigido.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Obrigado pela informação :thumbsup:. Podes pôr aqui uma ligação para a publicação ou programa em que o delegado deu esse esclarecimento?

Com efeito os ecos de radar entre as 17h e as 18h não parecem corresponder a um acumulado de 35 mm, por exemplo. Não sei de que modo essa sobrestimação acontece, mas se houver um udómetro simples a par do pluviómetro o acumulado total pode então ser corrigido.

Aqui está:

https://www.dnoticias.pt/2021/1/8/245931-neve-sobrestimou-valor-da-precipitacao-no-areeiro/#comments
 

Miguel48

Cirrus
Registo
29 Dez 2020
Mensagens
88
Local
Braga/Lagoa, São Miguel - Açores
Hoje, filmado por mim na zona da Meia Serra:



Atenção que esta estrada está apenas entre os 1000 e 1100 m de altitude. Tinha ainda bastante granizo a altitudes um pouco mais abaixo. Cheguei a ver um pouco de granizo um pouco acima das Águas Mansas numa zona que deve rondar os 800 e tal metros de altitude.


Boa noite, nevou a partir de que altitude aí?
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
Boa noite, nevou a partir de que altitude aí?

Na zona por onde passei a partir dos 800 m de altitude começou-se a ver bocados de granizo. A partir dos 1000 m havia em maior quantidade. Fui até ao Poiso a 1380 m de altitude. Com um 4x4 e um mínimo de experiência em todo-o-terreno subia-se bem. Do Poiso para cima até ao Pico do Areeiro aí já não deu para ir, a estrada estava encerrada. E lá em cima penso que deveria ter uma altura considerável de neve/granizo. No Poiso posso ter visto uma altura máxima de uns 10 cm talvez.
 

Miguel48

Cirrus
Registo
29 Dez 2020
Mensagens
88
Local
Braga/Lagoa, São Miguel - Açores
Na zona por onde passei a partir dos 800 m de altitude começou-se a ver bocados de granizo. A partir dos 1000 m havia em maior quantidade. Fui até ao Poiso a 1380 m de altitude. Com um 4x4 e um mínimo de experiência em todo-o-terreno subia-se bem. Do Poiso para cima até ao Pico do Areeiro aí já não deu para ir, a estrada estava encerrada. E lá em cima penso que deveria ter uma altura considerável de neve/granizo. No Poiso posso ter visto uma altura máxima de uns 10 cm talvez.

Pela foto, dá para ver uma boa acumulação a 1300m de altitude.

Sou um leigo na matéria e continuo sem perceber, estando a Madeira numa latitude muito mais a sul que aqui a Ilha de São Miguel, e tendo as duas ilhas dimensões mais ou menos idênticas, aí na Madeira aos 1300 metros já neva bastante com boa acumulação. Reconheço que a vossa ilha é muito mais alta que esta, aqui a altitude maior é de 1103 metros, mas estando nós muito mais a norte não era suposto que aqui também nevasse mais vezes? Ou estou totalmente enganado? a
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Pela foto, dá para ver uma boa acumulação a 1300m de altitude.

Sou um leigo na matéria e continuo sem perceber, estando a Madeira numa latitude muito mais a sul que aqui a Ilha de São Miguel, e tendo as duas ilhas dimensões mais ou menos idênticas, aí na Madeira aos 1300 metros já neva bastante com boa acumulação. Reconheço que a vossa ilha é muito mais alta que esta, aqui a altitude maior é de 1103 metros, mas estando nós muito mais a norte não era suposto que aqui também nevasse mais vezes? Ou estou totalmente enganado? a
Posso estar a dizer um enorme disparate, mas a ilha da Madeira é mais "gorda", o que talvez diminua um pouco a influência marítima no interior. Mas é apenas um palpite
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Posso estar a dizer um enorme disparate, mas a ilha da Madeira é mais "gorda", o que talvez diminua um pouco a influência marítima no interior. Mas é apenas um palpite
Pela foto, dá para ver uma boa acumulação a 1300m de altitude.

Sou um leigo na matéria e continuo sem perceber, estando a Madeira numa latitude muito mais a sul que aqui a Ilha de São Miguel, e tendo as duas ilhas dimensões mais ou menos idênticas, aí na Madeira aos 1300 metros já neva bastante com boa acumulação. Reconheço que a vossa ilha é muito mais alta que esta, aqui a altitude maior é de 1103 metros, mas estando nós muito mais a norte não era suposto que aqui também nevasse mais vezes? Ou estou totalmente enganado? a

-> https://www.meteopt.com/forum/topic...ira-fevereiro-2018.9678/pagina-10#post-656390 & https://www.meteopt.com/forum/topic...ira-fevereiro-2018.9678/pagina-10#post-656399

Em termos médios, a Madeira é a ilha mais alta de Portugal.