Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2021



Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
593
Local
Funchal, Madeira
Os episódios de neve a esta altitude de 1200-1300 metros não são assim tão frequentes na Madeira. Embora neve praticamente todos os anos, isto só acontece a partir do 1600-1700 metros, altitudes que julgo só existirem nos Açores na Ilha do Pico onde os episódios de neve são frequentes.

Exacto, a última vez que nevou a cotas assim tão baixas penso que foi em 2014. E antes disso já nem me recordo. O normal é nevar apenas mesmo no topo dos 3 picos mais altos: Areeiro, Torres e Ruivo.
 

Miguel48

Cirrus
Registo
29 Dez 2020
Mensagens
88
Local
Braga/Lagoa, São Miguel - Açores
Sim, claro, o relevo é incomparável


Sim
Sim, claro, o relevo é incomparável

Sim sem dúvida que a ilha da Madeira tem muito maior altitude que aqui a ilha de S. Miguel, no entanto nós estamos muito mais a norte e a parte oriental da ilha é a mais alta e a mais gorda, penso que já teria capacidade de reter frio acima dos 900 /1000 metros e mesmo assim pelo menos oficialmente são raros os episódios de neve no Pico da Vara.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Um youtuber australiano que está a passar uma temporada na Madeira publicou um vídeo da sua ida ao Areeiro durante a tempestade de neve. Imagens de drone a partir do minuto 6:00.


Muito bom! :thumbsup: Deslumbrante :w00t:
E uma boa dose de loucura também... :D
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Sim, claro, o relevo é incomparável
Se for por aí nem no Corvo e nas Flores chegaria a nevar por terem altitudes muito inferiores ao Pico, a São Miguel, Terceira ou São Jorge.
Isto tem a ver com várias componentes que não só a altitude em si, nem com o ser "gordo" ou "magro".
A capacidade de Retenção de frio de cada ilha é uma delas, até porque a Madeira é tão ou menos húmida que os Açores a altitudes acima dos 800m
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Se for por aí nem no Corvo e nas Flores chegaria a nevar por terem altitudes muito inferiores ao Pico, a São Miguel, Terceira ou São Jorge.
Isto tem a ver com várias componentes que não só a altitude em si, nem com o ser "gordo" ou "magro".
A capacidade de Retenção de frio de cada ilha é uma delas, até porque a Madeira é tão ou menos húmida que os Açores a altitudes acima dos 800m
Mas é costume nevar fora das ilhas com maiores altitudes? Sinceramente, tirando saber que costuma nevar no Pico, é raro ouvir falar de neve nos Açores
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Mas é costume nevar fora das ilhas com maiores altitudes? Sinceramente, tirando saber que costuma nevar no Pico, é raro ouvir falar de neve nos Açores

Sim é costume, volta e meia quando a frente polar está mais activa e desce mais até aos Açores é costume sim a ocorrência de neve nas ilhas ocidentais acima dos 800/900 m de altitude, e quando o frio é mais expressivo, o mesmo acontece nas montanhas mais altas de São Jorge, Terceira, Faial e São Miguel.
Se é novidade para si para nós, nativos, não é! Basta consultar os anos transatos quando o anticiclone era mais volátil.
Isto apenas para dizer que não é só a questão da altitude que condiciona a ocorrência de neve nas ilhas atlânticas.
O Corvo é a ilha com menor capacidade de retenção de frio dos Açores, e no entanto queda de neve na mesma não é novidade.
Quanto à Madeira, há outras variáveis em jogo que não existem no arquipélago dos Açores e vice versa!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Sim é costume, volta e meia quando a frente polar está mais activa e desce mais até aos Açores é costume sim a ocorrência de neve nas ilhas ocidentais acima dos 800/900 m de altitude, e quando o frio é mais expressivo, o mesmo acontece nas montanhas mais altas de São Jorge, Terceira, Faial e São Miguel.
Se é novidade para si para nós, nativos, não é! Basta consultar os anos transatos quando o anticiclone era mais volátil.
Isto apenas para dizer que não é só a questão da altitude que condiciona a ocorrência de neve nas ilhas atlânticas.
O Corvo é a ilha com menor capacidade de retenção de frio dos Açores, e no entanto queda de neve na mesma não é novidade.
Quanto à Madeira, há outras variáveis em jogo que não existem no arquipélago dos Açores e vice versa!
Admito a minha total ignorância, ainda por cima as previsões do IPMA para aí parecem-me quase sempre iguais e não me lembro de referirem neve ou cotas
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Sim


Sim sem dúvida que a ilha da Madeira tem muito maior altitude que aqui a ilha de S. Miguel, no entanto nós estamos muito mais a norte e a parte oriental da ilha é a mais alta e a mais gorda, penso que já teria capacidade de reter frio acima dos 900 /1000 metros e mesmo assim pelo menos oficialmente são raros os episódios de neve no Pico da Vara.
A questão de ocorrência de neve na Madeira tem um processo diferente dos Açores.
Naquela ilha a altitude é o único factor determinante para a queda da mesma, até porque a ilha situada mais a sul, recebe menos influência da frente polar.
Pelos Açores, como estão mais a norte, estão mais dependentes da influência da mesma frente polar, e não tanto pela altitude em si.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Admito a minha total ignorância, ainda por cima as previsões do IPMA para aí parecem-me quase sempre iguais e não me lembro de referirem neve ou cotas

As previsões do IPMA para os Açores são muitas vezes desfasadas da realidade.
Basta dizer que aqui não há avisos para temperatura.. .
Quanto ao resto, convém se informar mais um pouco tal como faz em relação à Madeira.
Se for pesquisar em tópicos mais passados há uns aqui no fórum bastante interessantes sobre os últimos nevões ocorridos nas maiores ilhas dos Açores com as altitudes mais elevadas.
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
As previsões do IPMA para os Açores são muitas vezes desfasadas da realidade.
Basta dizer que aqui não há avisos para temperatura.. .
Quanto ao resto, convém se informar mais um pouco tal como faz em relação à Madeira.
Se for pesquisar em tópicos mais passados há uns aqui no fórum bastante interessantes sobre os últimos nevões ocorridos nas maiores ilhas dos Açores com as altitudes mais elevadas.
Tenho ideia de ter havido um nevão a cotas relativamente baixas nos meus primeiros anos aqui no fórum, mas já não me lembro muito bem. Obrigado pelas informações!
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
593
Local
Funchal, Madeira
Penso que a queda de neve passa mais despercebida nos Açores devido à falta de existência de estações nos picos mais altos. Se nem no topo do Pico tem alguma, o IPMA ignora completamente as temperaturas negativas que possam haver realmente em vários locais do arquipélago.

Na Madeira, por outro lado, só no Areeiro tem duas. E depois tem a da Bica da Cana. Só nessas três é normal o registo de temperaturas negativas e aí o IPMA tem mais em conta esses dados.
E por outro lado tanto a Bica da Cana como o Areeiro tem estrada de acesso e são até locais muito visitados. No topo do Pico onde temperaturas negativas devem ser certamente muito comuns, deve ser muito pouco visitado. E daí o IPMA ignora completamente o frio que pode fazer lá em cima.