Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Este ano as entradas da ISO0 aos 850hpa têm estado muito tímidas. A circulação este ano não está a ajudar nada. E as progressões atlânticas têm sido brutais.

Ainda há tempo, esperançosamente.

---

A favor do GOc é que o pós-frontal será muito ventoso.

Perto da superfície estará desagradável mas a velocidade aumentará muito com a altitude.

Infelizmente não deverá haver muita instabilidade convectiva.

A ver se a orografia + vento se manifesta em neve.

KMacTLM.png

---

Redondezas das Flores, DGZ entre 2500 e 3300m; ~0c aos ~880m

zYlPOtm.png

Infelizmente o cisalhamento deverá ser colossal, o CAPE é ridículo e em altitude há uma gigante inversão. Em outras palavras, infelizmente não se deve esperar células com grande desenvolvimento vertical.

Contudo, o perfil vertical indica muita instabilidade nas camadas inferiores (até ~3300m altitude) e nenhuma intrusão de ar mais quente.

Neve não é propriamente grande especialidade minha, mas se vivesse no GOc estaria sempre a olhar para os pontos mais altos.

Se podia ser melhor? Claro. Mas é o que haverá.

Última edição:
Boas ... por aqui os efeitos do Joseph já se sentem com muita chuva neste momento por aqui ... O vento pelo menos no centro de Angra ainda não se sente por agora mas chove copiosamente e durante o dia tivemos períodos de chuva moderada e um dia invernal ... Mas neste momento é o pico da chuva pelo menos até agora ... Chove muito por aqui

Bom dia, alguém tem informações precisas sobre as Flores, será que está nevar no Morro Alto? Segundo o IPMA a temperatura era á pouco de 1,1 grau. Aqui na Lagoa, ilha de São Miguel, muito vento, já choveu bastante durante a noite e inicio da manhã, de momento chove mas com menos intensidade. Por aqui ainda não está frio

0.9c às 11h (10h locais) no radar das Flores.

Pode não acumular mas deve ter nevado/estar a nevar algo.

Concordo! A última vez que vi, estavam 0,9°

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A neve já deve também ter chegado ao Pico, pois no Cabeço do Teicho ás 11h estavam 4 graus. Sabem a que altitude fica? No Pico do Areeiro, ilha de São Jorge 3,4ºC

Fica na casa dos 900 metros e menos uns trocos.
890(?)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk