Seguimento Açores e Madeira - Julho 2010



Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Sigo com céu nublado e alguns aguaceiros fracos, um total de 0,3mm
18,7ºC
98%HR
1020hpa
webcamb04eb4.jpg


No lado sul, Funchal céu pouco nublado.
webcamaffd48.jpg


Sinóptica amanhã:
83593552.gif
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom dia,
Noite de muita chuva pelo norte da Madeira, pelo menos acima dos 400/500 metros até aos 1200/1300 metros. Registei um total de 49,3mm. A estação mais próxima de mim, pertence ao Instituto de Gestão da Água, tentarei obter no dia de hoje o valor lá registado.
A única estação do norte do IM, apresenta um valor residual de precipitação. Localizada na Ponta de São Jorge afastada dos maciços montanhosos da ilha, acaba por receber pouca influência na precipitação orográfica. A outra estação que poderia registar valores mais aproximados, seria no Lombo da Terça pela sua altitude entre os 500 e 600 metros.. mas esteve off durante a madrugada.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Noite de muita chuva pelo norte da Madeira, pelo menos acima dos 400/500 metros até aos 1200/1300 metros. Registei um total de 49,3mm. A estação mais próxima de mim, pertence ao Instituto de Gestão da Água, tentarei obter no dia de hoje o valor lá registado.
A única estação do norte do IM, apresenta um valor residual de precipitação. Localizada na Ponta de São Jorge afastada dos maciços montanhosos da ilha, acaba por receber pouca influência na precipitação orográfica. A outra estação que poderia registar valores mais aproximados, seria no Lombo da Terça pela sua altitude entre os 500 e 600 metros.. mas esteve off durante a madrugada.


Depois de noite e manhã de chuva, a tarde foi de céu pouco nublado.
No pluviómetro na Estação de Tratamentos de Águas de São Jorge foi hoje registado um total de 52,3mm.

Realmente muita precipitação. Às vezes parece que vives num país totalmente à parte do nosso, Rog. :p

Estou a pensar no radar da Madeira que, segundo as últimas noticias, será instalado no Areeiro, e pergunto-me qual o papel do mesmo em situações como a de ontem aí em São Jorge? É que se não estou em erro, ainda no mês passado aconteceu algo do género aí que originou algumas derrocadas.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Realmente muita precipitação. Às vezes parece que vives num país totalmente à parte do nosso, Rog. :p

Estou a pensar no radar da Madeira que, segundo as últimas noticias, será instalado no Areeiro, e pergunto-me qual o papel do mesmo em situações como a de ontem aí em São Jorge? É que se não estou em erro, ainda no mês passado aconteceu algo do género aí que originou algumas derrocadas.

O problema é por vezes isto aqui parecer um mundo à parte.. dentro da própria ilha. Um contraste perfeito é o Funchal, onde não regista precipitação nenhuma há quase 2 meses.
A zona do norte da ilha que é mais directamente afectada pela precipitação orográfica, não tem estações do IM, salvo a estação de Santana climatológica e a do Lombo da Terça mas que já está mais a Oeste.

A precipitação que registo até ao momento:
laerhbeo1.gif

Julho já o 3º mês mais chuvoso, com valores totais acima de Março por exemplo. Embora a maioria da precipitação de Julho se resume a dois dias: dia 3 com 65,1mm e dia 22 com 49,6mm.

Na Estação de Tratamento de Águas de São Jorge (550m alt) em Janeiro um total de 191mm e em Fevereiro 798,1mm. Estes dados podem ser consultados no site do snirh.pt

--

Sigo com céu nublado
17,9ºC
84%HR
1024hpa