Aviso MeteoPT.com As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas. Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Boa noite! Sigo com céu pouco nublado e vento fraco. Hoje, o céu apresentou-se em geral limpo. Foi um dia de Verão, com muito sol. Na segunda, aqui na Lagoa choveu, tendo a chuva sido pontualmente forte pelas 15h. Em Ponta Delgada, a chuva foi fraca. Fotos do tempo na Lagoa, em São Miguel e na Vila do Porto, em Santa Maria (segunda, 30/06/2014, por volta das 15h) Uma boa quarta-feira a todos. Bom Verão!
Boa noite! Sigo com céu com alguma nebulosidade e vento fraco a bonançoso. Hoje, o céu apresentou-se com mais nebulosidade e fez mais vento em comparação ao dia de ontem. Continuação de uma boa quarta-feira.
Boa noite! Sigo com céu parcialmente nublado e vento bonançoso a moderado. Hoje, o céu apresentou-se com muita nebulosidade, com boas abertas para o final da tarde. Continuação de uma boa quinta-feira.
Boa noite, Sigo com céu nublado com 17,8ºC e 88%HR. Aproxima-se uma frente fria que poderá deixar alguns aguaceiros fracos nas vertentes norte.
Boa noite Registos das últimas 24h: Imagem de satélite ao início da tarde: Uma animação dos vortices:
Bom dia! Aqui pelo concelho de Lagoa de uma modo geral hoje o céu apresenta-se praticamente encoberto, vento fraco e não chove. O dia está fresco, temperatura a rondar os 19ºC
Pelos Açores já se fala que 2014 tem sido até agora, na sua generalidade, um ano seco para o arquipélago, tendo a temperatura máxima atingido em Junho o maior valor desde 1961 ( 27 º C) registado na Terceira. A precipitação também não tem sido frequente desde Março. Esta situação deve-se ao comportamento atípico que até agora tem tido o anticiclone dos Açores. Ainda é cedo para se adiantar possíveis alterações, mas espera-se que Outubro, Novembro e Dezembro sejam meses bastante chuvosos para compensar a falta de água. A falta de chuva tem sido um fenómeno bastante recente no arquipélago, e pelos vistos parece que vem sendo recorrente de há poucos anos para cá, sendo a agricultura o vector mais castigado. É claro que esta falta de chuva faz-se sentir mais nas explorações agrícolas, mas de qualquer modo, eu já não sei o que é ver uma boa chuvada faz tempo...e o pouco que tem caído mal tem dado para nada... Enquanto que em Portugal continental festeja-se um Verão fresco e algo chuvoso, nos Açores desespera-se para que as comportas do céu se abram... o mal de uns é a sorte de outros, e pelos modelos parece que não há maneira deste padrão mudar.
Boas Azor! Já tinha notado que os Açores andam mais quentes e secos. Em Lisboa as temperaturas andam (para já na média deste mês) ligeiramente abaixo da média (valores de 81-2010) e possivelmente mais precipitação, mas nada de anormal ou significativo. Ainda no ano passado lembro-me de falarmos que muitas das ilhas tornaram-se "alaranjadas" com a seca que ai se fazia sentir. Esperar que este ano não haja incêndios para esses lados. Ps: Para a semana lá vou eu para a Madeira durante um mês a ver se não há incêndios também como no ano passado.
Pois é Cluster, o tempo pelo atlântico tem andado uma tristeza. Longe vão os verões chuvosos dos anos 70 e 80. Isso agora anda pela hora da morte. E pela Madeira vejo que também tem estado igual. Animação que é precisa, só lá pelo flanco sul do anticiclone no cinturão de Cabo Verde Por aqui reina a pasmaçeira...incêndios por aqui são um pouco difíceis, e mesmo que flagrem, têm vida curta uma vez que os cerrados açorianos são todos delimitados por muros de pedra seculares que não deixam que o fogo se alastre para os terrenos vizinhos. Nas matas de montanha que se localizam numa cota mais elevada, o matagal existente não é passível de servir de combustível ao fogo, sem falar que tal como a Madeira, as florestas de altitude são aqui quase sempre elas envoltas por grandes índices de humidade. Espero que chegues à Madeira com chuva e tempo fresco de preferência lol! Mas há pouco ao olhar as cartas, parece que a chuva tem uma possibilidade de regressar aos Açores para o próximo fim de semana com a possível presença de uma depressão que parece que pode vir a estacionar mesmo em cima do arquipélago, o que são excelentes notícias. Mas, como ainda estamos a alguma distância, tudo pode mudar, tanto pode ir para o Continente como para a Madeira. É melhor aguardarmos com calma