Seguimento Açores e Madeira - Julho 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,305
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulados modestos deste evento.

Os maiores valores registados ocorreram na ilha de S.Miguel, com destaque para os maciços montanhosos. A estação do IPMA de Nordeste está entupida, o que se deduz da repetição anómala típica de valores na ordem dos 0,1 a 0,3 mm.

2KhEOqr.gif


Nas outras ilhas, representadas pelas estações do IPMA, tivemos os seguintes valores máximos em 24 horas:

Corvo: 10,9 mm (dos quais 10,5 mm das 4:00h às 9:00h)
Flores: 18,7 mm (15,1 mm das 4:00h às 10:00h)
Faial: 12,2 mm (das 9:00h às 14:00h)
Pico: 12,1 mm (das 9:00h às 15:00h); São Caetano (RHA): 22,8 mm (20,6 mm das 9:00h às 15:00h)
São Jorge: 4,6 mm (das 10:00h às 14:00h)
Terceira: 6,6 mm (das 9:00h às 15:00h); Serreta (WU): 11,2 mm (das 8h às 14h); Santa Luzia (WU): 6,1 mm (das 9h às 15h); Lajes (WU): 0,3 mm (às 15h)
Graciosa: 7,0 mm (das 7:00h às 12:00h)
Santa Maria: 0,5 mm (das 23:00 à 01:00); Praia Formosa (WU): 1,3 mm (1,0 mm às 18h)

Valores fora dos critérios de aviso amarelo excepto no caso da estação Lagoa das Furnas.

Esta mensagem será actualizada com os valores que entretanto se modifiquem nas horas restantes de hoje.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O caso acima descrito é muito interessante. Não há gradientes térmicos significativos:

PCMNPN4.png


O CAPE está no sítio errado:

4ZcoezB.png


O vento à superfície é ridiculamente baixo:

7dwTT8Q.png


Então como é que há essa precipitação toda?

... a 925 hPa há ventos convergentes não muito significativos (ventos de 25 nós contra ventos de 20 nós):

wj4wad8.gif


... a 850 hPa não há ventos muito fortes mas há muita água precipitável:

Vmbvag1.gif


... a 700 hPa muita humidade e não há ventos muito intensos:

R8tyT2x.gif


... mas há movimentos verticais brutais:

jlaX1b2.png


... mais acima ar húmido e gelado amplificaria a precipitação:

DQvoX8L.gif


CjVEUAA.gif


... é interessante notar que os ventos mais fortes (>45 nós) estão a nordeste de S. Miguel. Por cima desta ilha, os ventos não são suficientemente fortes (25 nós) para 'sugar' os níveis inferiores.

A minha tentativa de explicação para este evento será os ventos cruzados. Vendo as cartas anteriores, a 925 hPa ventos de sul/sudoeste chocam com ventos de leste; a 850 hPa a situação é semelhante verificando-se uma vorticidade significativa:

GY74nuR.gif


Não há uma situação igualmente óbvia a 700 hPa (até parece que se desviam de algo - das correntes verticais dos níveis inferiores?):

tO8bQhG.png


Até pode ser um erro do modelo. De qualquer das formas fica a minha tentativa de expor a minha interpretação do evento.

----//----

Já de vez deixo o perfil vertical de hoje nas Lajes:

5j8JxtR.png


Atmosfera instável até aos 3 kms de altura. Nem sempre com muita humidade. As nuvens cresceram o suficiente para deixar boa chuva sob a forma de aguaceiros fracos a moderados.

Adenda: Altitude alterada.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
O caso acima descrito é muito interessante. Não há gradientes térmicos significativos:

PCMNPN4.png


O CAPE está no sítio errado:

4ZcoezB.png


O vento à superfície é ridiculamente

R8tyT2x.gif


... mas há movimentos verticais brutais:

jlaX1b2.png


... mais acima ar húmido e gelado amplificaria a precipitação:

DQvoX8L.gif


CjVEUAA.gif


... é interessante notar que os ventos mais fortes (>45 nós) estão a nordeste de S. Miguel. Por cima desta ilha, os ventos não são suficientemente fortes (25 nós) para 'sugar' os níveis inferiores.

A minha tentativa de explicação para este evento será os ventos cruzados. Vendo as cartas anteriores, a 925 hPa ventos de sul/sudoeste chocam com ventos de leste; a 850 hPa a situação é semelhante verificando-se uma vorticidade significativa:

GY74nuR.gif
Boas, esta situação é muito idêntica ao evento de Julho de 2014.
Houve vento fraco a todos os níveis e houve uma anomalia da CVIT onde se formou uma vasta área de convergência, houve valores de verticalidade brutais, a SST estava na casa dos 22°c se a memória não me falha. Por sua vez houve a elevação de um elevado calor latente para altos níveis, o qual formaram-se as células mais brutais que alguma vez vi.
Portanto, três fatores importantes, humidade, calor e gradiente vertical.
Se falhar um, passará apenas de um delírio do GFS... O qual não me admirava nada...
Tenho um livro que explica muito bem isso, vou voltar a reler para ver se é isto que expus... :)
Dá também a sensação de uma certa ciclogenese durante o evoluir deste grande fenómeno e daí, talvez uma convergência localizada... Bem, mas isto são apenas teorias... Tenho que voltar a ler mais um pouco sobre isto...
@Orion obrigado expores esta situação, estava para aqui a matutar nisto por acaso lolol
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
@Orion obrigado expores esta situação, estava para aqui a matutar nisto por acaso lolol

Os poucos parâmetros disponíveis não ajudam. Pode haver outras correntes entre as representadas. Se o detalhe do WRF para a Europa estivesse disponível para os Açores/Atlântico Norte, isso sim seria bastante interessante.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na saída das 18UTC o GFS anulou quase tudo como seria de esperar, mas continua com o corredor que coincide com a corrente do golfo com uma atividade que a meu ver tem que ser acompanhada... Se algo evoluir será de lá....
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas.
Esta Madrugada registou-se precipitação em algumas estações da rede do IPMA, foram valores pouco significativos.
temos registo de precipitação em Santa Maria(Aeroporto), Graciosa(Aeroporto) e Horta(obs. P.A.Mónaco).
Apenas a estação da Graciosa teve valores superiores a 1mm.

Temos o Anticiclone a SW do Arquipélago e estende-se em crista até à região, o qual deverá avançar até nós lá para Terça-feira, antes desse período, deverá sofrer um ligeiro recuo e possivelmete permitindo a entrada de um sistema frontal com mais evidência no grupo Ocidental, possivelmente será completamente dizimado pelo nosso AA, isto para não variar...:cool:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
disseram me que vai chovendo em Porto Santo
Por acaso, o gfs não mostrava nada, agora não sei, mas creio que o cenário será o mesmo... Seco, sequinho... Infelizmente
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A NAO continua a cair mas as frentes que estão para vir não são grande coisa, especialmente o próximo sistema frontal (que passará nas próximas 48 horas):

PtqMWkv.gif


A configuração atual do anticiclone bombeia muito ar húmido para a zona dos Açores:

gWx8RFq.gif


O elevado ponto de orvalho à superfície o confirma:

SdkvldE.gif


Contudo, e a 1,5 kms de altitude, a humidade está presente em faixas muito irregulares e finas, inviabilizando assim o desenvolvimento das nuvens:

O8PaIyp.gif


Os Açores estarão posicionados na zona de transição entre o anticiclone a sul e a depressão a norte. Os gradientes térmicos nunca serão significativos dos 1,5kms para cima. Por volta dos 700 metros há potencial para alguma chuva, especialmente aquando da frente fria:

4ktupSX.gif


Mas o perfil de ventos não ajudará:

98sj5cv.gif


A situação a médio prazo será igual a todo o ano até agora. As frentes perderão força ou irão dissipar-se até chegarem ao G. Oriental. Para a Madeira, a seca continua. Por fim, e tendo em conta o El Niño, este cenário não seria decabido. 2015 viverá na infâmia:

tMSlORW.png


27rAFOA.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,305
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
disseram me que vai chovendo em Porto Santo

A essa hora ainda não tinha acumulado na estação do IPMA, só hoje pelas 9:00, 12:00 e 15:00 houve valores de 0,1mm, 0,4mm e 0,2mm.
Na ilha da Madeira os valores também são fracos embora mais persistentes, mas fica-se tudo pelas montanhas e encostas a norte.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
O que vale à Madeira é a sua orografia, estando metade da ilha acima dos 1000 metros segundo li. Se não fosse por isso com a seca deste ano (como em alguns outros), seria impossível ter alguma água. Agora as florestas da zona sul a cotas mais baixas, estão em perigo de incêndio, e ai a orografia tem um efeito bastante negativo, dificultando muito o acesso dos bombeiros aos locais necessários. Muitas vezes a única solução é deixar arder. Ainda hoje em dia passo em algumas zonas afectadas pelos incêndios devastadores de Julho de 2012 e ainda faz dó, para não falar das pessoas que perderam as suas casas.

Houve alguns acumulados ontem mas nada de especial, qualquer coisa é sempre bem vinda:
70jn2q.jpg


Off topic: Só por curiosidade deixo-vos aqui alguns vídeos recentes de uns portugueses que se aventuraram nas montanhas da ilha há uns dias atrás neste ano de seca, é pena não ter também as zonas secas para comparação: