Uma cut-off surpresa nos níveis médios; pouco vento mas muita humidade e uma mistura de ar complexa: Pouco provável que venha a acontecer nestes moldes.
Boas, a área de convergência está a se aproximar, desta vez o IPMA desiste da ideia de tropical Wave e aposta numa frente quente. O que é certo é que a convergência de características tropicais está deslocalizada, direção de momento, zona ocidental e central do arquipélago.
As próximas 72 horas serão bastante desagradáveis. O IPMA dá 25 graus para este fim de semana nas Flores. O ponto de orvalho chegará aos 22 graus na 2ª: O vento vai sempre dando uma ajuda: E ainda há... Que perdurá durante bastante tempo: Onde estão as frentes quando precisamos delas?
O Gfs só mostra que atinja o Faial (e mesmo assim já deverá ser fraco) e poupe as demais ilhas centrais. Aliás, pelas previsões ele nem chega á Terceira. Além de que pelas previsões deverá morrer pelo caminho. O anticiclone destrói tudo
Boas. Tal como eu expectava, a frente de ar tropical entrou no grupo Ocidental e no Central. Já provocou precipitação em algumas ilhas. Existem algumas áreas de convergência em aproximação, restos da tropical Wave. Dados da minha estação: Pelas SST, a probabilidade de desenvolvimento ao entrar na região é quase nula... A Nao também persiste negativa O Noaa não faz nenhuma referencia à presente frente Por outro lado, o modelo alemão está de acordo com o IPMA, apostando num sistema frontal quente, embora com fraca atividade. No entanto ainda há alguma atividade convectiva nas proximidades do arquipélago, estão em áreas de calmaria e nas proximidades do AA, onde o mesmo não é tão forte e permite verticalidade. Carta de Cape/LI próximos dias.
É melhor visível a cores. O anticiclone mantém afastados todos os sistemas frontais: É mais visível a +-700 metros de altura (925 hPa): Ao que parece a poeira não chegará aos Açores, ficando a rodopiar no A. Norte:
Em quais ilhas choveu? É porque tenho acompanhado o SpotAzores e até agora só vi sol na maior parte das ilhas. Aliás, basta consultar de momento as câmaras na maior parte do arquipélago para constatar que o tempo está fenomenal
Choveu nas Flores, Corvo, Faial e Pico, nesta duas ultimas, choveu até as 13:00 mais ou menos. Nas restantes não tenho conhecimento. As características destas frentes e esta em particular, sem grande desenvolvimento vertical, são sobretudo aguaceiros intrcalalados com boas abertas, muita humidade e calor. Neste momento, há algumas nuvens baixas.
O que é certo é que as câmaras do Spotazores mostram mais um dia anticiclónico magnífico na maior parte do arquipélago.
Sim, o tempo está em geral bom, tirando alguns nevoeiros... Mesmo assim há algumas áreas de convergência nas proximidades dos Açores. Esta é a última imagem disponível e há células de desenvolvimento muito rápido. Esta imagem não é grande exemplo disso, mas se fizerem a run, irão perceber o quão rápido é o sem desenvolvimento e têm um curto período de vida. @Ober , as áreas de convergência são sinónimo de "muito" bom tempo ao redor, ou seja o que está em causa é a capacidade de elevação de calor latente, muita humidade e gradiente térmico . O GFS aposta nesse mesmo desenvolvimento para os próximos dias, com mais probabilidade de evidência de oeste para este do arquipélago.
28º corresponde a um aviso amarelo. Supondo que esta temperatura se mantinha o dia todo e nos próximos 2 dias (necessitando assim da emissão de um aviso). A sensação térmica, assumindo uma humidade de 50% para o cálculo, está nos 33 graus. Os mesmos 33 graus que tem feito na maioria dos dias (às vezes mais). Como já escrevi, critérios apenas e só relativos a temperatura são inúteis para a população dos Açores. Mas enfim, são critérios
De facto não é todos os dias: Mas não há raios: Nos Açores a insolação provoca uma convectividade muito pequena. Como não há frentes, não há chuva: No tefigrama de hoje é possível ver que há alguma instabilidade na atmosfera (o CAPE estava nos 944 e o LI nos -2.9). Contudo, a falta de fatores de convergência e a pouca humidade no ar (o céu azul é a melhor prova) não ajudam. Por outras palavras, que 'desperdício' de CAPE.
Nos próximos dias o cenário parece idêntico: Lá para dia 16, pode haver trovoadas: O GFS não dá boas indicações: Mas o ECM discorda: