Seguimento Açores e Madeira - Julho 2023

Então mas a temperatura não diminui com a altitude?

Este fenómeno é relativamente comum na Madeira e canárias.

Ar quente e seco proveniente do Saara. Nas camadas inferiores, ar mais húmido e fresco, influenciado pelo atlântico.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Ar quente e seco proveniente do Saara. Nas camadas inferiores, ar mais húmido e fresco, influenciado pelo atlântico.

E por vezes acontece estar nuvens baixas e nas altitudes mais elevadas o céu está completamente limpo e a temperatura está mais elevada.

E esta noite, lá para cima foi o contrário: no Areeiro desceu até aos 5.8 ºC.

E na madrugada de ontem, chegou aos 4,9ºC ! :intrigante:

Seria interessante comparar estes valores com os registados no topo do Pico. Temos de fazer uma vaquinha para financiar a instalação de uma estação lá.

E por vezes acontece estar nuvens baixas e nas altitudes mais elevadas o céu está completamente limpo e a temperatura está mais elevada.

Linha azul é temperatura. Por volta dos 850hPa (~1500m) havia/houve adveção de ar muito mais quente (e seco -> linha verde -> temperatura ponto de orvalho).

NKDIj7U.png

Não é surpreendente porque <850hPa o vento tende a ser fraco de norte. Acima, progressivamente roda para sul/sudoeste (sendo tendencialmente mais quente).

Última edição:
Hoje, aqui pela minha zona, a estação registou praticamente 27°c e com a humidade entre 80 a 90% uma estufa brutal, no entanto, embora a máxima de ontem tenha sido 26,2, a temperatura média foi mais elevada ontem que hoje.

A esta hora, andamos pelos 22°c e 86% de humidade.

Esquecia-me de mencionar os aguaceiros fracos e quentes e que de vez em quando alagavam a estrada e nos ofegava com o vapor resultante da evaporação.

Última edição:
O CO2 hoje está particularmente baixo!!
Com a estufa que está, diria que é muito incomum!
eb06aa18661df5cf4dfd36bc51013713.jpg

A humidade a bater na rotação máxima

Bem, a humidade está absurdamente alta e combinada com este calor que sensação térmica dos diabos!

O céu tanto está limpo, como a seguir chove! O estrato é tão baixo que o radar mal capta a refletividade.

23.5 às 23h, é quase 100% de humidade.
Mesmo à noite a chuva é quente

cdd9e8655475876370af3e4df98cbd83.png

Bem, a humidade está absurdamente alta e combinada com este calor que sensação térmica dos diabos!

O céu tanto está limpo, como a seguir chove! O estrato é tão baixo que o radar mal capta a refletividade.

23.5 às 23h, é quase 100% de humidade.
Mesmo à noite a chuva é quente

cdd9e8655475876370af3e4df98cbd83.png

Confirmo que aqui por Angra está igualmente horrível ...

Vai ser uma noite de grande dificuldade para pregar olho ...

Muito calor mesmo associado a uma humidade desgraçada ...

Impressionante ... Se pudesse trabalhar remotamente num sítio mais habitável era o que faria sem pensar duas vezes ...

Confirmo praticamente o mesmo cenário que os meus colegas reportaram.
Aqui pela ilha de São Miguel está um mornaço que ninguém pode. Autêntica estufa.
Mesmo em casa está insuportável.
O pior é que nem consigo abrir as portadas para correr uma aragem porque entram mosquitos.
Há pouco saí de Ponta Delgada, e às 21 h o termômetro do meu carro atingia 26, 5 graus.

Hoje da manhã caiu um aguaceiro fraco pela minha zona e os pingos eram mornos.

E pelos vistos esta semana vai ser toda assim.

Nunca entendi muito bem qual a piada que as pessoas acham no verão.
É aguentar esta morrinha de tempo :calor:

Até ver, esta é a noite mais quente do ano até agora.
b4bb56ff7311efa66960cfc1715aa753.png

Vamos ver se este ano cruza pelo Arquipélago algum ciclone para ao menos "limpar os ares" como diziam os antigos.
Costumava se dizer (tal como para o vento) que só a chuva para acalmar isto, e pelo que consta nem tão Cedo :calor: