Seguimento Açores e Madeira - Julho 2023

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Local
Aroeira (cota 59); Lisboa (cota 93)
1682966938420.png

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

rysPgvG.gif

O evento do dia 12 é significativo.

A intensidade dos ventos não é grande coisa mas a proximidade de um núcleo depressionário é sempre suspeita.

Corrente de sudoeste trará água precipitável temporariamente acima dos 50mms no GC.

Aviso amarelo parece-me certo. Se algum do CAPE se traduzir em convecção mais intensa, valores condizentes com aviso laranja podem aparecer.

Sensação térmica deverá ser horrenda, com o ponto de orvalho acima dos 20º.

Trovoadas? É possível.

aUtSWFR.png

---

Relacionado -> https://www.nhc.noaa.gov/gtwo.php?basin=atlc&fdays=7

Última edição:
rysPgvG.gif

O evento do dia 12 é significativo.

A intensidade dos ventos não é grande coisa mas a proximidade de um núcleo depressionário é sempre suspeita.

Corrente de sudoeste trará água precipitável temporariamente acima dos 50mms no GC.

Aviso amarelo parece-me certo. Se algum do CAPE se traduzir em convecção mais intensa, valores condizentes com aviso laranja podem aparecer.

Sensação térmica deverá ser horrenda, com o ponto de orvalho acima dos 20º.

Trovoadas? É possível.

aUtSWFR.png

---

Relacionado -> https://www.nhc.noaa.gov/gtwo.php?basin=atlc&fdays=7

gfs_2_48jmd7.png

ecmwf_2_36wor0.png

Mais para 'cá' ou mais para 'lá', o racional é basicamente o mesmo.

Felizmente o anticiclone não só deve enxotar o ciclone acima mencionado para oeste, mas - eventualmente - impor uma sensação térmica mais agradável.

Dcco7tN.gif

---

gfs_2_48jmd7.png

ecmwf_2_36wor0.png

Mais para 'cá' ou mais para 'lá', o racional é basicamente o mesmo.

Tefigrama de hoje nas Lajes indicou 39 milímetros de água precipitável. Valor bastante considerável, que nas condições certas pode dar azo a situações desagradáveis.

Como anterior e recorrentemente abordado,...

N4Vg0Bi.png

NQCZV8C.png

... os valores são absurdamente elevados. Não é preciso muito para gerar dilúvios locais.

Última edição:
Boas pessoal ...

Na zona da Quinta dos Açores em Angra do Heroísmo acaba de cair um aguaceiro forte com muita chuva em pouco tempo ...

Tem sido assim para o final da tarde ...

Um céu que parece que vai cair sobre as nossas cabeças e aguaceiros fortes com grande intensidade mas até agora felizmente curtos ...

O anticiclone infelizmente empurrou a maior parte para norte.
O que se previa de chuva para o oriental e central quase que se esfumou.
O ocidental é que vai levar com a maior parte do bolo..
Os avisos, porém continuam, mas na minha opinião já deviam ter sido cancelados....
E Eu a contar que a chuva se encarregaria de regar as frutíferas e as aromáticas da minha quinta.... é que regar a terra de verão é "maduro"...!
Lembro meu avô falar que a rega durante o estio nos Açores era uma coisa praticamente desconhecida há cerca de 40 anos atrás...
Pelos vistos os tempos mudaram..!
Pra pior !

O que se previa de chuva para o oriental e central quase que se esfumou.
O ocidental é que vai levar com a maior parte do bolo..
Os avisos, porém continuam, mas na minha opinião já deviam ter sido cancelados....

Os avisos são prudentes e assentes num racional sólido. Mesmo que não chova uma gota no GOr.

Os avisos são prudentes e assentes num racional sólido. Mesmo que não chova uma gota no GOr.
Os avisos terão de ter igualmente em conta qualquer imprevisibilidade dos modelos que foram até então previstos.
Nos Açores infelizmente a maior parte dos avisos peca por excesso em algumas ilhas, e por defeito noutras.
Face a esta imprevisibilidade , o aviso mantém se, mas a chuva tarda.. ou nem chegará.!
É a tal história do Pedro e do Lobo.. vai haver um dia que as pessoas não levarão os avisos a sério... E quando for mesmo a sério e ninguém fizer caso, vão ser apanhadas desprevenidas...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial