Seguimento Açores e Madeira - Julho 2024

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui por casa
5c0c855051cda59d4f46320dda4c102f.png

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Local
Horta, Matriz, (90m)
Hoje por acaso fui a banhos na Costa Sul do Faial e achei a água bem apetecível! Estava formidável. Não vou dizer que foi a água mais quente que apanhei por cá, pois a baia do Porto pin é um autêntico caldo. Normalmente acompanha a temperatura do ar. Já cheguei a registar lá 27,5° quando andava com um termómetro sempre atrás de mim
Estive hoje em águas abertas na zona da Feteira. A água costuma ser fresca, geralmente é preciso inspirar antes de nos metermos na água, mas hoje quase não se dava pela diferença.

Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Local
Açores

GOc já cumpriu o critério para aviso amarelo (há 2 dias atrás) e pela previsão principal, é um aviso que está por publicar. Hoje as máximas atingiram novamente 28 e 29c.

Voltando ao que escrevi atrás, os meteorologistas provavelmente estavam à espera de um evento intenso. Algo absurdamente anómalo e avassalador alimentado pelo oceano.

Ao invés, ficou-se com as situações mais ambíguas (do género de Agosto). E em que as cartas desiludem (como agora):

55aHP2v.gif

fhnPMdZ.gif

Céu limpo/pouca nebulosidade em finais de Julho e em Agosto pode dar azo (como se tem verificado) a temperaturas nominais mais elevadas mas tipicamente dentro daquele intervalo 27-29c. Assim, parece-me que há menos sustentação para aviso no GOr e - sendo minucioso - o facto de haver 5 ilhas no GC, tende a complicar um bocadinho mais (ver observações inicialmente publicadas).

No GOc, é diferente. Iso 20 nas ilhas e ponto de orvalho a rondar os 23/24c (não conta para aviso). As próximas 48h poderão ser um bocadinho mais desagradáveis que o habitual, sendo que este mês - no resumo mensal - provavelmente será dos mais quentes já registados (infelizmente não me parece que semelhante estatística estará inscrita).

VTQrS6C.gif

QOBY1n7.gif

Realisticamente, quem segue os resumos diários na TV e/ou na 'net? São eventos que ficam esquecidos na história porque em termos de sensação física tendem a não diferir muito da 'normalidade'.

Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia!

Por aqui reporto um dia extremamente insuportável.
Ontem tivemos ~70% de humidade, cerca de 28°c e céu limpo e sem correr uma brisa, estava-se relativamente muito bem. No entanto, hoje com cerca de 25°c e 95% de humidade, está um inferno. Estou completamente a destilar. Para ajudar à festa, ocorrem alguns chuviscos quentes e que nem conseguem alagar o chão devido ao bafo quente.

8d0f570f0416bead397dbe760e32dec8.jpg

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Local
Açores
Os Açores precisavam de mais estações.

m90Hgsr.png

A inclusão da estação da Maia no portal do IPMA pode dar uma ideia geral errada. De calor sem precedentes neste evento.

Em certas condições, estará provavelmente entre os lugares mais quentes (em termos nominais) do arquipélago.

(não há dados de HR)

WxjPMm4.png

2NKMN2l.png

vs

tIfIKpS.png

kOSRk90.png

De resto, e novamente, isto não é propriamente calor típico de fim de Julho.

Última edição: