Seguimento Açores e Madeira - Junho 2014

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fora do âmbito do tópico mas:

A Eurodeputada Patrão Neves congratulou-se com o sucesso na “correcção de uma injustiça de que os Açores estavam a ser alvo há já algum tempo por parte do canal de notícias europeu - Euronews”.

Segundo Patrão Neves “tendo recebido algumas reclamações por parte de açorianos apontando a ausência da referência aos Açores na meteorologia da Euronews, um canal que tem um significativo apoio financeiro por parte da União Europeia, tomei a iniciativa de escrever directamente ao Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e de lhe entregar a carta em mão, solicitando a sua intervenção no sentido de colocar os Açores no mapa do Euronews.”

Com efeito, o canal Euronews assinou uma convenção com a União Europeia em que se comprometeu a emitir, num mínimo de 10% da sua programação total, informações sobre a UE, entre as quais se inclui a meteorologia, bem como fazer chegar a sua difusão aos 28 países da EU. Para tal recebe um apoio anual de 5 milhões de euros o que confere à Euronews o estatuto de Serviço Público Europeu de Informação. “ Não me pareceu, pois, admissível, que a Euronews tomasse a liberdade de simplesmente excluir os Açores.

Afinal, o impacto da nossa presença na metereologia da Euronews pode ser considerável em termos de turismo e, em qualquer circunstância, quanto mais aparecermos, quanto mais formos vistos, melhor!”

A terminar, Patrão Neves afirmou que “felizmente, a minha insistência junto do Presidente Barroso resultou pois este deu indicação aos serviços competentes para colocarem os Açores no mapa deste importante canal televisivo! Estou obviamente satisfeita por ter conseguido que esta nossa reivindicação tivesse sido atendida e estou grata ao Presidente Barroso pela atenção que lhe dedicou.”.


Correio dos Açores
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Derrocada de "grandes dimensões" em São Roque do Pico sem vítimas

Uma derrocada de "grandes dimensões" ocorreu hoje na encosta de São Miguel Arcanjo, ilha do Pico, estando 12 pessoas a ser retiradas da zona, apesar de não ter havido danos materias ou humanos, disse à Lusa fonte dos bombeiros.


A derrocada ocorreu por volta das 10:00, segundo o comandante Fernando Andrade, dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, nos Açores, que explicou que as casas que estão a ser evacuadas, e onde vivem estas 12 pessoas, estão localizadas a cerca de 500 metros do local da derrocada.

O comandante Fernando Andrade adiantou que estas pessoas "vão ser realojadas por uma questão de precaução", já que à derrocada grande "estão a suceder-se pequenas outras" e a zona "está muito instável".

Segundo o comandante, a derrocada de maior dimensão "não provocou feridos e só atingiu uma parte de uma terra cultivada com milho".

O comandante dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico disse que "o fenómeno" (as derrocadas) na zona "já se arrasta há um ano".

Além dos bombeiros, estão na zona elementos do Laboratório Regional de Engenharia Civil, câmara municipal de São Roque e PSP, indicou.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Derrocada na ilha Pico desaloja 31 pessoas, zona continua muito instável

http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/14153993/1

Mais de trinta pessoas ficaram hoje desalojadas, na ilha do Pico, nos Açores, na sequência de uma derrocada de grandes dimensões na encosta de São Miguel Arcanjo, zona que continua "muito instável" e onde a circulação está interdita.
O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Anthony Silveira, acrescentou, em declarações à Lusa, que 31 pessoas foram retiradas das suas casas, por estarem em risco "nove habitações, uma delas pertencente a cidadãos estrangeiros que apenas passam férias na ilha".
"Estas habitações não poderão ser habitadas. As pessoas foram todas evacuadas a seu tempo. Algumas foram para casa de familiares e outras para o quartel dos bombeiros e estão a ser acompanhadas pelo gabinete de ação social da câmara municipal e pelos serviços da Secretaria Regional da Solidariedade Social [do Governo dos Açores], para que o realojamento seja feito o mais rápido possível", indicou.

Destak/Lusa | destak@destak.pt