Seguimento Açores e Madeira - Junho 2015



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas, neste momento está a passar uma célula pelo lado sul do Faial, não deverá ser mais que um TCU, aparenta estar no limite do 6000mt, nada mais que isso. Provocou precipitação moderada, pelo menos na Feteira.
2bf0bc229fd9738148beca4092ee1c08.jpg

Célula, antes da sua passagem pelo Faial.
7b8c5a5db3e342a4c9ac3ca7014f914b.jpg

Bons acompanhamentos
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
O tempo hoje nos Açores está marcado por uma corrente de nordeste, fresca, e mais forte nos grupos central e oriental. Há pouco choveu de forma breve em PDL e de vez em quando faz uma rajada de vento mais forte:

dBT3WGk.gif


vpuHoTn.gif


72TdNks.jpg


Relativamente a tefrigramas, as Lajes, ontem às 12h, tinham quase todas as condições necessárias para chuva forte e muito provavelmente trovoada. CAPE de 810, CIN (inibição convectiva) a 0, LI de -2.5, muita humidade nos níveis baixos e uma atmosfera instável até aos +-10800 metros. O que faltou? Provavelmente fatores de convergência (vento, orografia, etc.). Pena, trovoada não é lá muito frequente:

fSjK29x.png


Enquanto escrevo, :rain: moderada. Cai quase verticalmente dada a ausência de vento.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
Enquanto não sai o boletim do IPMA (de Abril e Maio), atraso que se tem verificado nos últimos meses, a precipitação de Maio em S. Miguel, felizmente, foi muito positiva:

VhYWBle.png


M8diBv7.png


O saldo anual está muito satisfatório tendo a conta o Outono/Inverno anterior:

z1W7cwf.png


Desconheço o valor 'normal' da ilha vizinha mas parece-me que Maio tenha sido mais um mês seco:

CQb4lNA.png


Desde o princípio do ano, não choveu grande coisa:

6ZP7Piy.png
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Já há algum tempo que não posto... Tenho andado a preparar-me para os exames...

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco. Nos últimos dias, de uma maneira geral, houve momentos de aguaceiros, por vezes moderados e também momentos de sol.

Faz sol um pouco por todo o arquipélago, como se pode ver pelas câmaras do Spotazores.


Ilha de São Miguel

Mosteiros, Ponta Delgada

8ZqMiqo.jpg



Aeroporto João Paulo II, Ponta Delgada

82Z92b9.jpg



Ponta Delgada (Centro)

mSnBcMM.jpg



São Roque, Ponta Delgada

jpQFIMD.jpg



Praia das Milícias, Ponta Delgada

nuzbrY5.jpg



Santa Cruz, Lagoa

8gk2xjO.jpg



Praia de Água d'Alto, Vila Franca do Campo

euleCza.jpg



Praia da Vinha d'Areia, Vila Franca do Campo

YmFLV81.jpg



Povoação

ffkGgMw.jpg



Praia da Ribeira Quente, Povoação

U7qouav.jpg



Ribeira Grande

E69KtPH.jpg



Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande

3JpQcHd.jpg



No Nordeste, o céu apresenta-se com maior nebulosidade.

Nordeste

7du81Jo.jpg
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Seguem-se as fotos das câmaras do Spotazores das outras ilhas, para não tornar o post anterior muito extenso e sobrecarregado.


Ilha de Santa Maria

Praia Formosa

8zSlqhZ.jpg



Baía de São Lourenço

4Nve6DL.jpg




Ilha Terceira

Praia da Vitória


PcGcd4X.jpg



Biscoitos

mXx6Jwu.jpg




Ilha Graciosa

Santa Cruz da Graciosa

eN0XIQ5.jpg




Ilha de São Jorge

Velas

29fWX3l.jpg



Calheta

k38pMwD.jpg



Fajã do Ouvidor

ao7pNNH.jpg




Ilha do Pico

Madalena do Pico

Z9mgA27.jpg



Lajes do Pico

heEU3cz.jpg



São Roque do Pico

s2x3j52.jpg




Ilha do Faial

Horta

wN8Y2Qg.jpg




Ilha das Flores

Fajã Grande


UnLWnVA.jpg



Santa Cruz das Flores

y0Vhg2E.jpg




No Corvo, o céu apresenta-se com muita nebulosidade e não faz sol.

Ilha do Corvo

Vila do Corvo

8hdNVwv.jpg


 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
Olhando o GFS, ao que parece dentro de +-36 horas, uma frente fria passará pelos Açores, especialmente pelo G. Oriental:

T2kmJpM.gif


Não olhei para todos os parâmetros mas parece que a frente fria será de fraca atividade:

EaqkdQs.gif


Há ventos interessantes:

RCubdQL.gif


WN1SjPU.png



Mas haverá intrusão de ar mais quente a 850 hPa (aquela bolsa de ar a 5º irá ser progressivamente erodida):

caUrLlz.gif


O tefigrama para Sta. Maria representa muito bem a situação. Instabilidade só mesmo nas camadas mais baixas:

5WR9smD.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
Os Açores registaram entre janeiro e maio valores de precipitação inferiores aos de referência, com São Miguel (-47%), Terceira (-43%) e Santa Maria (-42%) a terem as maiores quebras, revelou fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Em termos de precipitação acumulada, referente ao ano hidrológico, os valores acumulados eram, em maio, os últimos apuramentos atualizados que temos, inferiores aos valores de referência em todas as estações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera nos Açores”, disse a meteorologista Fernanda Cardoso à agência Lusa.

A especialista do IPMA acentuou que estes valores “são especialmente baixos” em São Miguel (-47%), Terceira (-43%) e Santa Maria (-42%).

“É interessante concluir que desde outubro de 2014, praticamente, os valores foram negativos em todas as estações, com exceção para a estação da Horta, até dezembro”, destacou Fernanda Cardoso.

A partir de dezembro de 2014, quando deveria ter começado a chover, a estação da Horta, ainda de acordo com a meteorologista do IPMA, começou a registar também valores negativos.

Apesar de no mês de abril ter começado a chover mais do que os valores de referência em todas as estações do IPMA, o mesmo se verificando em maio, com exceção para o grupo ocidental (Flores e Corvo) e Faial, o volume de chuva “não deu para repor os valores”, sendo os totais acumulados negativos.

O IPMA já havia revelado em abril que o último inverno nos Açores foi o mais seco desde que há registo de dados, ou seja, desde 1948.

A 24 de abril, o secretário regional da Agricultura e Ambiente reuniu-se, para debater esta questão, com responsáveis do Instituto Regional do Ordenamento Agrário (IROA), IPMA, Universidade dos Açores, Wntidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), Federação Agrícola dos Açores e Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA).

Ricardo Silva, presidente do IROA, também em declarações à Lusa, diz que o “período aflitivo” foi ultrapassado pela precipitação que entretanto caiu nos últimos tempos nos Açores. Houve, assim, um reabastecimento das lagoas artificiais, nomeadamente das Contendas e Caldeirão Grande, na ilha de São Miguel, bem como dos reservatórios.

“Podemos considerar que a alteração, sobretudo ao nível da precipitação, permite agora olhar para os próximos meses, nomeadamente julho e agosto, com mais tranquilidade”, afirmou o responsável pelo IROA.

Apesar disso, Ricardo Silva frisou que a situação continua a ser acompanhada “muito de perto”, havendo a possibilidade de acionar, a qualquer momento, planos de prevenção relacionados com a redução do consumo de água.

Ricardo Silva declarou que a situação é melhor, mas exige cautela, daí que se continue a trabalhar “muito de perto” com o IPMA, para acompanhar a evolução da situação meteorológica.

“Ficámos numa situação muito mais confortável, mas sempre com grande atenção porque basta ter aqui duas ou três semanas de calor para inverter a situação. Esta nunca é uma situação de total estabilidade. Dependemos muito dos humores do tempo”, referiu Ricardo Silva.

http://www.acorianooriental.pt/noti...-chegam-a-ser-47-inferiores-aos-de-referencia
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
Não há pouco para contar relativamente ao tempo, pelo menos em PDL. Céu muito nublado. De vez em quando vê-se algum cumulus mais desenvolvido. Nos últimos dias tem havido alguma incerteza mas a última previsão indica um fortalecimento muito significativo do anticiclone:

iTWUOxb.gif


Na carta de superfície é possível ver uma depressão próximo do Atlântico central (sul/sudoeste do arquipélago):

Cvdw2pi.png


No satélite ela tem um bom aspeto:

56IIQwk.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
Boa tarde,

Como parecem apontar as previsões para o próximo fim de semana (especiamente para o grupo oriental ?

Muito cedo para responder a isso com certezas. Contudo, e em termos gerais, os modelos indicam a presença do anticiclone. Poderá também haver uma depressão nos níveis baixos próximo do G. Oriental. Dias nublados e chuva fraca são uma possibilidade. Só com o passar dos dias se terá uma ideia mais clara.

x3E3T13.gif


djDtZ5k.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
“As previsões para o Verão aqui nos Açores são muito incertas.” Quem o diz é Diamantino Henriques, meteorologista e Delegado Regional dos Açores no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao Diário dos Açores, justificando essa incerteza pelo facto de apenas ser possível prever 10 dias.
“Há regiões do planeta em que é possível prever diversos meses, mas aqui não se consegue”, afirma.

Questionado se o facto de não ter chovido no inverno, fará com que chova nos três meses do verão, o especialista admite que existe essa possibilidade, mas “não o suficiente para compensar a falta que houve no inverno. Tivemos um Inverno muito seco relativamente ao que é frequente e mesmo que chova no verão, não estamos à espera nem que chova muito ou que chova tanto para compensar o que não choveu”.

A longo prazo, é possível, porém fazer uma estimativa para os nossos verões. “As temperaturas têm sido normalmente mais elevadas do que o normal do período referência, mas isso é uma consequência das alterações climáticas. Temos verificado que sistematicamente há temperaturas mais elevadas do que o normal, não só no verão, como também no inverno”.

...

http://diariodosacores.pt/index.php...visoes-para-o-verao-nos-acores-muito-incertas