Seguimento Açores e Madeira - Junho 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Revendo os modelos, é visível que o GFS retirou CAPE à frente. Se já não havia muito, menos ainda ficou:

IllcC8g.gif


CPKAyOZ.gif


O CAPE deve aumentar ao longo do dia de hoje na frente de acordo com a última saída do GFS, anteriormente publicada.

Da mesma maneira, para o Grupo Central está previsto isto:

8AmBTs5.png


Mas nada está garantido tendo em conta a distância temporal.

De qualquer das formas, continuam a haver relâmpagos no núcleo depressionário, que é mais ou menos o local onde o GFS mete mais CAPE (o modelo insere-o no bordo norte):

YRuZWjY.gif
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fazendo o resumo. Não gosto muito de usar o TOGA porque já apanhei alguns falsos positivos através da comparação com outros sítios. Ainda assim, foram menos relâmpagos do que esperava:

2I9Vs9F.gif


Na imagem das 12h, a frente quente mais ou menos sobre o G. Central. A frente fria atrás:

9NMY4Xq.jpg


3NnOk9a.gif


A rede hidrometeorológica foi chutada novamente para a frente. Nova data: 2016.

Todas as ilhas dos Açores estarão cobertas, no início de 2016, por uma “moderna e sofisticada” rede hidrometeorológica - informou ontem o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente.

Luís Neto Viveiros falava na cerimónia de assinatura do auto de consignação do contrato misto para a execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico das Ilhas dos Grupos Central e Ocidental.

“Depois de uma primeira fase que abrangeu as ilhas de São Miguel, Santa Maria e, parcialmente, Pico”, segue-se agora a execução, num investimento de mais de um milhão de euros, de “40 novas estações hidrometeorológicas automáticas nas ilhas do Pico, Faial, Terceira, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo”, disse.

A Região ficará dotada de 99 estações automáticas, com teletransmissão de dados em tempo real”, frisou o governante, acrescentando que esta rede será composta por 84 estações automáticas, das quais 28 hidrométricas, 34 udométricas e 22 meteorológicas, além de estações limnigráficas automáticas para “acompanhamento do nível das lagoas”.

Entre estas estações limnigráficas, segundo Neto Viveiros, nove já se encontram em funcionamento e mais seis serão instaladas ainda este ano.
O Governo mantém uma parceria com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), “para o acompanhamento e avaliação das condições de aquisição, transmissão, receção e armazenamento de dados, disse Neto Viveiros.

http://www.correiodosacores.info/in...o-estar-equipadas-com-sensores-de-catastrofes
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O GFS ainda está a atualizar (a saída das 12 está quase a sair) mas vendo o tefigrama previsto para as 12h de amanhã nas Lajes:

zhXrhRP.png


Há instabilidade na atmosfera mas a prevalência de ar seco não será propícia a muita coisa. A frente também vai-se mover muito lentamente, chegando ao G. Oriental no domingo.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ora bem e vendo o GFS, 12z, a situação é algo desapontante a meu ver. Ainda faltam umas boas horas portanto, isto que escrevo é apenas uma tendência.

Começando pelos níveis mais baixos, é importante mencionar o elevado ponto de orvalho à superfície, algo que será prevalente durante a passagem na íntegra da frente:

OiA3Jsl.gif


Haverá convergência dos ventos especialmente no G. Ocidental mas vão enfraquecendo ao longo da sua passagem (deslocam-se para norte):

nQYmxP4.gif


V0UMy8e.gif


Um pouco mais acima, não há um grande diferencial térmico. Contudo, haverão bolsas de ar moderadamente quente e húmido mas neste nível o ar tenderá a ser seco (e isto ajudará na visualização):

uwLPsO5.gif


bcl4UbX.png


Acima, nos 850 hPA, continua a haver poucas diferenças no gradiente térmico. Contudo, haverão intrusões de ar quente:

cVZvQpp.gif


ahd72eg.gif


A faixa de humidade é muito curta, o que corta as perspectivas de chuva:

BziChpj.gif


Os ventos convergentes neste nível serão mais fortes no G. Ocidental e tenderão a enfraquecer:

uMPQrY4.gif


5w9DsRd.gif


Nos 700 hPa, há uma temperatura estável de +- 3 graus. Com os +- 10 a 850 hPa dá um gradiente térmico de +-4.6, próximo da estabilidade (já li 4º e 5º):

DtfH48j.gif


Neste nível também há uma fina camada de humidade:

Zc1aski.gif


Os ventos de convergência serão significativos no G. Ocidental mas tenderão a ficar mais fracos:

HqTjBut.gif


mFuwCCi.gif


BwRFPLz.gif


Nota ainda para a intrusão de ar frio nos 500 hPa e os ventos fracos:

IyVXnyI.gif


ixcS7lV.gif


O GFS tem sido inconstante na modelação do CAPE. A nova saída indica um fortalecimento antes da frente chegar ao G. Central e uma subsequente redução:

iq4rRkr.gif


Voltando a pegar nos tefigramas:

zkTtAIZ.png


qIsgtQT.png


É possível ver que está prevista uma capping layer por volta dos 3/4 mil metros. Mas a mesma aparenta ser fraca. É importante mencionar que os modelos estão muito indecisos. O HIRLAM indica que a frente mal chegará ao G. Oriental. E o GFS está incerto na mudança de direção da depressão. Ainda assim, e tendo em conta os meus ainda poucos conhecimentos diria que o estado do tempo será mais ou menos assim:

- Céu muito nublado. Períodos de chuva passando a aguaceiros. Tendo em conta o CAPE relevante não me admiraria nada se fosse lançado um aviso amarelo para o G. Central. Trovoadas são possíveis mas de curta direção tendo em conta os fracos ventos nas camadas mais acima na atmosfera. Tendo em conta a fraca humidade não me admiraria nada se aparecessem células isoladas e o céu estivesse com abertas suficientes para se ver as células. A capping layer não deverá ser problema no G. Central. Os ventos convergentes estão a diminuir mas a camada tampão aparenta ser fina, o CAPE é significativo e há algum suporte nas camadas mais baixas da atmosfera para a convecção.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
DjRy4DC.png


Não dei muita importância à bolsa de água precipitável. Está a norte mas a localização não é para levar linearmente:

nfqhNIV.gif


Ainda assim penso que é daqueles avisos um bocado mais para a prevenção. Tanto pode dar dilúvio como apenas alguns aguaceiros.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Dando olhada rápida nas temperaturas a 925, 850 e 700 hPa, estas continuam praticamente iguais entre a 12z e a 18z. Escrevo isto com grande probabilidade de erro mas provavelmente o CAPE mais elevado no G. Central fará com os avisos sejam mudados. Claro que isto dependerá do que o ECM indica e do que se vê no satélite.

O CAPE baixo no G. Ocidental não indica muita trovoada. Mas pode fazer nas imediações. Claro que os modelos são indicações:

mZ8RkOY.png


O GFS segue o Hirlam e deixa o G. Oriental de parte:

jWrof8G.png


Mas em relação a esse parâmetro ainda é cedo. Esta depressão vai ficar por cá uns bons dias deixando um CAPE interessante.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom dia,
Pela Madeira a referência para o vento forte que se faz sentir na região do aeroporto da Madeira, que fez ao longo do dia de ontem divergir e cancelar vários voos. Hoje durante a madrugada foi registada uma rajada de 135km/h na estação do aeroporto.
gghgg.png