Seguimento Açores e Madeira - Junho 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Chegou a altura de comparar modelos. Como já é hábito, há um pouco de tudo (nota: o Arpege tem um período temporal mais curto):

o3CqVMD.png


zfC9bFK.gif


TEjCANv.gif


O Arome 12z ainda não está disponível mas o WRF 12z é mais que suficiente para saciar os fãs de chuva severa:

h1KuMY4.png


Algo transversal a muitos modelos (incluindo o Hirlam) é a ocorrência de chuva mais intensa no G. Central do que no Oriental.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
RwiaAkV.jpg


A nebulosidade associada à depressão/região depressionária já chegou ao G. Ocidental (trazendo alguns aguaceiros). A zona convectiva principal ainda está longe:

gNkXzuP.jpg


FxrCuTt.gif


Durante este evento é provável que haja a emissão de um aviso laranja para chuva.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A incerteza persiste nos modelos (ECM e GFS). Indicam que a chuva mais forte começará no leste do G. Central/canal entre os Grs. Central e Ocidental.

No GFS 6z, tirando a chuva, tudo continua igual. O GFS indica um SBCAPE a rondar os 1000 às 12z do dia 7 por cima do G. Central. O cisalhamento será superior a 25 m/s. Mas haverá muito ar seco a 700 e 500 hPa portanto não deverá haver nada de especial. Há que ter atenção à humidade a 700 hPa. Com o tempo ela estreitará reduzindo as zonas de maior precipitação.

De madrugada ocorreu a passagem da primeira depressão sobre o G. Ocidental. A estação das Flores registou alguma chuva. Pela nebulosidade baixa/média visível no satélite é possível constatar que, em geral, não houve convecção muito significativa. A precipitação foi provavelmente quase toda estratiforme:

RUcXVvAl.jpg


Agora resta esperar pela fusão dos núcleos depressionários que se localizam noroeste e a sudoeste do arquipélago.

---

Vou fazer uma última referência à Bonnie. Há dias escrevi que não se deve subestimar tempestades pequenas. Bom, já perdeu o seu caráter tropical mas a tempestade ainda existe (canto esquerdo da 1ª imagem e canto direito da 2ª) e de vez em quando gera raios:

FVLvYsU.jpg


ioEaLBM.gif


VoAovqH.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aviso laranja para chuva no G. Central e Oriental:

https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPd2V0ajFDZVB1SUQxQkd0RWhwM1VGcDlwNmow/view?pref=2&pli=1

O GFS 12z traz uma novidade. O CAPE frontal estará sobre as ilhas orientais. Como tal, a ocorrência de trovoada tornou-se mais provável (se bem que o valor não é muito elevado). No G. Central e Ocidental parece-me que o CAPE continua pós-frontal. Contudo, e comparando os 2 grupos, parece-me que a depressão terá mais força para gerar raios no G. Ocidental. Mas, novamente, o ar seco pode, e muito provavelmente irá, inviabilizar tudo.

O GFS 12z indica que às 12h de amanhã haverá uma helicidade a rondar os 300 a sul do G. Oriental. Haverá uma bolsa de cisalhamento mais intenso (20 m/s) mais ou menos na mesma zona. O CAPE rondará os 350/400. Infelizmente, a escala é de 6 em 6 horas não providenciando muito detalhe (de 3 em 3 horas seria muito melhor). Devido à pequena extensão da zona modelada, à reduzida largura do fluxo de humidade em altitude (especialmente a 700 hPa) e ao reduzido CAPE não acredito que hajam condições favoráveis à ocorrência de tornados. Só mudarei de opinião se as mesmas condições persistirem (dando continuidade às bolsas isoladas de instabilidade) e agravarem-se (especialmente o CAPE).

As condições continuam a mudar a cada saída. A precipitação é um bom exemplo:

OyS9qFU.png


Nem vale a pena olhar para os modelos. Só haverá clareza no nowcasting.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A atividade elétrica cessou a partir das 20:45 UTC. A intensidade da frente diminuiu brutalmente:

grZnLjm.gif


Há pouco o G. Ocidental estava na fronteira do pós-frontal. Não eram visíveis topos muitos significativos na frente:

0yf2XIS.jpg


O ECM e o GFS concordam que a chuva afetará o G. Central primeiro. Faltam poucas horas para o aviso laranja entrar em vigor. No que concerne à posição da chuva, o GFS voltou a mudar :p

vxux3vi.png


Os ventos irão aumentar à medida que - e isto agora depende das fontes que se consulta - a(s) depressão(ões) se desloca(m) para norte/nordeste muito lentamente. A pluma tropical é o arco nebuloso que envolve a depressão e se estende para sudoeste:

FbgU0rYl.jpg


Não há mais nebulosidade porque a convecção até agora não tem sido muito intensa. A humidade relativa também não é muito alta. Mas para se ver a grande - e verdadeira - dimensão da pluma, tem que se ver no vapor d'água:

w38PJ9p.jpg


A pluma cobre quase na íntegra a distância entre S. Miguel e as Flores. São 500 quilómetros de extensão :)

Quanto aos tornados, a saída das 18z manteve a bolsa do cisalhamento mais elevado mas relegou a helicidade para os 140. Como já tinha escrito, não vale a pensa considerar este tipo de eventos.

O Nordeste já tem um acumulado interessante (6 milímetros às 21h). As correntes de sudoeste são sempre tramadas.

---

Mais impressionante que a pluma tropical de hoje é esta que ocorreu na Austrália e causou inundações catastróficas na costa este nos últimos dias:

 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Noite

Dizer que por aqui começou a chover com alguma intensidade há pouco mais de 20 minutos mas nada ainda fora do normal ou extremo ...

EDIT ( 03:41 ) - Dizer que se abateu um autêntico temporal aqui por Angra ... Desde que escrevi a primeira mensagem que temos tido muita água a cair por aqui e vento forte a acompanhar ... Não tenho ainda informação de cheias mas a continuar assim poderemos vir a ter alguns casos de inundações ...
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Em jeito de resumo antecipado:

- Ocorreu alguma atividade elétrica a sul do canal Terceira-S.Miguel de manhã. Depois disso não há mais nada a registar;

- Como já tinha referido várias vezes, a precipitação não foi uniforme devido à pouca humidade relativa a vários níveis (a nebulosidade média abunda). A chuva está a ser muito local não obstante a nebulosidade aparentemente alarmante. Ainda assim, o MPE da Eumetsat está a indicar regiões com chuva muito intensa (no oceano a este das ilhas orientais);

- Nota para o aviso amarelo exclusivamente para trovoada no G. Ocidental. Não é comum. Infelizmente, o IPMA não está a disponibilizar o compósito da massa de ar (dando cor à imagem; a tons de cinzento não se percebe nada). Como escrevi na previsão, é um ambiente muito hostil para a ocorrência de trovoada;

- Por volta das 12h a Terceira estava na fronteira do pós-frontal. Será certamente um tefigrama muito interessante;

- Para além do seu deslocamento para este, o fluxo de humidade está a estreitar e a guinar para noroeste. O evento está a terminar. Tal como no G. Ocidental, no Oriental há também um aviso para trovoada até às 24h, que se extende muito para além do aviso de chuva. É também relativo ao pós-frontal.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e fablept

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Os avisos foram cancelados mais cedo. Já não haverá raios para ninguém :D

---

Os boletins climatológicos para os Açores aparentemente são emitidos num regime trimestral. Como tal, os meses de Abril, Maio e Junho deverão ser publicados lá para Setembro ou Outubro.

Não obstante a chuva que tem caído, e olhando para os boletins já publicados, persistem as deficiências de longo prazo...

Odv0XHB.png

PJgZRn8.png


Tendo em conta a estação de PDL, Janeiro foi acima da média, Fevereiro foi extremamente seco (o mais seco do século XXI) e Março foi ligeiramente abaixo da média usada pelo IPMA. Ainda assim, e no que diz respeito aos 3 principais reservatórios de água em S. Miguel, só as Furnas deixa muito a desejar (infelizmente os registos históricos são recentes):

WyPjhIc.png


Em teoria não deverá faltar água este verão.

Já vamos a meio do ano e a rede hidrometeorológica ainda não está completa. Desconfio que vai sofrer mais um atraso. De qualquer das formas, as estações estarão - eventualmente - distribuídas desta forma:




As nove ilhas dos Açores vão ficar cobertas, até ao final deste ano, por 99 estações hidrometeorológicas, um investimento de cerca de um milhão de euros que permite um conhecimento detalhado e atempado do ciclo hidrológico, fundamental para a defesa das pessoas e bens face a eventuais fenómenos extremos de ocorrência de cheias.

Concebido e desenvolvido por técnicos e empresas regionais, envolvendo a Universidade dos Açores, o projeto de alargamento desta rede de estações a todas as ilhas inclui a estação meteorológica da Fonte do Trevo, que o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, visitou hoje, no segundo dia da visita estatutária à ilha do Corvo.

No total, a Região ficará dotada com uma rede de 99 estações hidrométricas, udométricas e meteorológicas automáticas, com teletransmissão de dados em tempo real.

08-04-2016 http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-drotrh/conteudos/noticias/2016/Abril/not20160408.htm
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O anticiclone vai continuar a dominar o estado do tempo nas ilhas (Açores e Madeira) no futuro a curto prazo. Ainda assim, há ilhas (dos Açores) com muita nebulosidade. É mais uma pluma tropical com água precipitável muito elevada a atravessar (afeta principalmente o G. Ocidental):

Su3oZBg.gif