É onde os modelos davam, e dão, mais convecção/trovoada (incluindo a severa do IFS). No que concerne à trovoada nas ilhas prevista pelos modelos, bom, acho que nem é preciso comentar.
E depois é comparar os 1500 de CAPE observados com o previsto (usei a saída das 00z para conveniência). Agora é esperar pelos eventuais aguaceiros. Mais que isso não deve haver.
Uma diferença de 500 joules kg gfs... o europeu nem se fala... hoje esteve puramente tropical Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Da precipitação da passada madrugada. Atmosfera com menos CAPE mas um pouco mais de lift. Paralelamente https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2018.9618/pagina-246#post-679374
Finalmente acabou o de Agosto. --- --- Não ocorreu mas quem estiver no caminho da convecção que está a aparecer pode registar acumulados relevantes.
Bom dia. Sigo com 7,4mm de acumulado. De volta e meia ouvem-se uns trovões ao longe. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Bom dia. À medida que o dia aquece, começam a surgir alguns focos de convecção ainda muito tímidos. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Estava assim ainda antes do meio dia. Algumas zonas já ameaça alguns aguaceiros. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Acima dos 1000metros parece mais promissor. Abaixo disso há uns “decapitadores” Intrigante mesmo é o Cape observado... é sempre absurdamente superior ao previsto. O europeu então nem se fala. Na freguesia de Pedro Miguel já caíram umas boas pancadas de água. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Agora a estrutura está bem mais interessante Estava-me a esquecer de referir que o lift é grandemente potenciado pela orografia. Vento à superfície de oeste a +\- 10kmh, ascende os 1000 metros da ilha e passa para sotavento desta forma espetacular. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk