Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Última edição:
Screenshot-20230606-171906-Chrome.jpg

Nuvens e nevoeiro a ir embora, persistem as inúmeras cascatas Curral abaixo.

Segundo a estação da REDE HIDROMETEOROLÓGICA DOS AÇORES há um udómetro em Espigão da Ponte que vai com 197,8mm e outro no Monte Simplício com 176,4mm.

Sim de facto, mas são estações que se localizam em cotas bastante inferiores a 1000 m.
Como existe falta de acessibilidade até à montanha, e os veículos (não todos) só conseguirem subir até à altitude de 800 e poucos metros, as estações se localizem mais abaixo, logo, os valores obtidos são outros.
Em todas as ilhas da Macaronésia, (Península Ibérica incluída) chove sempre maís nas montanhas do que no litoral, é um facto, daí a existência de condutas de água em algumas ilhas atlânticas (Levadas na Madeira,) (Aquedutos em São Miguel )

Mas como não vive permanentemente ninguém nas montanhas dos Açores, só nos podemos regular pelos valores das estações maís próximas...

Sim de facto, mas são estações que se localizam em cotas bastante inferiores a 1000 m.
Como existe falta de acessibilidade até à montanha, e os veículos (não todos) só conseguirem subir até à altitude de 800 e poucos metros, as estações se localizem mais abaixo, logo, os valores obtidos são outros.
Em todas as ilhas da Macaronésia, (Península Ibérica incluída) chove sempre maís nas montanhas do que no litoral, é um facto, daí a existência de condutas de água em algumas ilhas atlânticas (Levadas na Madeira,) (Aquedutos em São Miguel )

Mas como não vive permanentemente ninguém nas montanhas dos Açores, só nos podemos regular pelos valores das estações maís próximas...
Espigão da Ponte está a quase 1000m de altitude e em linha com o Pico da Vara. A precipitação nos dois locais deve ser muito semelhante.

Espigão da Ponte está a quase 1000m de altitude e em linha com o Pico da Vara. A precipitação nos dois locais deve ser muito semelhante.

Talvez até seja, talvez não!
Nunca saberemos.
Há uma estação contudo no Planalto dos Graminhais a 900 e poucos metros, porém não consigo ter acesso aos seus valores online!
Na montanha do Pico, por exemplo, 200 ou 300 m já fazem diferença no que respeita a intensidade do vento/pluviosidade.
O Pico da Vara tem 1110 m de altitude!

Sem falar que a maior montanha da ilha de São Miguel tem um micro clima específico, tal como o Areeiro tem na Madeira.
São pequenos pormenores que fazem a diferença em diversas variáveis climáticas!
Até lá, ficamos pelos valores das estações que lhe ficam adjacentes.

Talvez até seja, talvez não!
Nunca saberemos.
Há uma estação contudo no Planalto dos Graminhais a 900 e poucos metros, porém não consigo ter acesso aos seus valores online!
Na montanha do Pico, por exemplo, 200 ou 300 m já fazem diferença no que respeita a intensidade do vento/pluviosidade.
O Pico da Vara tem 1110 m de altitude!
Espigão da Ponte é no Planalto dos Graminhais.

Minha rua já tá transformada numa ribeira, aqui no outeiro arrifes, quase 1 metro de altura de água

A tua rua já é conhecida aos séculos sempre que chove no Outeiro.
São das águas que vêm das arribanas e das Lages.
Escorrem dos pastos dos tais "massinhas"...do Outeiro..
Já houve anos que fiquei com o carro a nadar e quase arrastado no Saramagal com as enxurradas... ali quem vai para as Feteiras .
Tipo fiquei pura e simplesmente barricado por uma enxurrada de uma grota que transbordou para a via pública arrastando troncos, pedras e até animais afogados...
Nem te conto.... Um horror!

Última edição:
Boas pessoal. Já ha muito tempo que não vivia um evento destes. primeiro na madrugada desta noite de dia 6, acordei com a chuvada imensa que caia pelo Nordeste. depois uma noite de vendaval que me pareceu normal. o que mais me surpreendeu foi mesmo a chuvada e a ventania depois do almoço, esta arrancaram arvores pelas raízes e troncos partidos e ramos espalhados pela estrada. isto foi mesmo uma tempestade tropical ca pelas ilhas, tanto na Madeira como por são Miguel. sigo frequentemente modelos metereologicos desde que vim viver para este paraíso, mas hoje foi realmente muito mau....

Aqui pelo Faial o vento começa a animar bem
854ee22e1453dc64de6eab70ac7dd285.png

Rajada máxima até agora de 75km/h na minha estação

Segundo o IPMA, a estação de PDL registou uma rajada de 104km/h