Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Acho que o que tem safado (para além das obras e limpezas das ribeiras que se fez), é que provavelmente a chuva que tem caído é contínua e não sofre grandes variações. No 20 de Fevereiro, lembro-me perfeitamente de ocasiões de chuva com uma intensidade nunca vista o que levou a caudais imensos em curtos períodos de tempo. O barulho da chuva a cair era mesmo endurecedor. Hoje e ontem não senti essa chuva.
Em termos de intensidade não há comparação com o 20 de Fevereiro de 2010. Os terrenos já estavam completamente saturados e a intensidade da precipitação foi brutal.
Dia 20/02/2010: 51,3mm no Funchal e 78,5mm no Areeiro em 1h. 111,5mm no Funchal e 272,1mm no Areeiro em 6h.
Neste episódio, até ao momento:18,7mm no Funchal e 38,3mm no Areeiro em 1h. 53,1mm no Funchal e 185,3mm no Areeiro em 6h.

O pior tem estado a passar a noroeste da ilha:

Capturar.webp

Última edição:
Em termos de intensidade não há comparação com o 20 de Fevereiro de 2010. Os terrenos já estavam completamente saturados e a intensidade da precipitação foi brutal.
Dia 20/02/2010: 51,3mm no Funchal e 78,5mm no Areeiro em 1h. 111,5mm no Funchal e 272,1mm no Areeiro em 6h.
Neste episódio, até ao momento:18,7mm no Funchal e 38,3mm no Areeiro em 1h. 53,1mm no Funchal e 185,3mm no Areeiro em 6h.

Desta vez a precipitação é mais regular, persistente e menos torrencial. Acaba por ser um regime mais "benigno" mesmo tendo em conta os mais de 500mm que caíram nas terras altas da ilha.

Última edição:
Precipitação acumulada em 24h (das 12h de ontem às 12h de hoje):

- Areeiro: 540,1mm
- Pico Alto: 438,3mm
- Monte: 342,3mm
- Pico do Areeiro: 346,5mm
- Bica da Cana: 309,6mm

Recorde atual de 540,1mm acumulados em 24h. Se a precipitação entre as 12h e as 13h for superior a 5,8mm, o recorde ainda será batido.

Última edição:
Precipitação acumulada em 24h (das 13h de ontem às 13h de hoje):

- Areeiro: 562,6mm
- Pico Alto: 452,3mm
- Monte: 350,4mm
- Pico do Areeiro: 342,2mm*
- Bica da Cana: 322,2mm

* sem dados das 12h às 13h

Recorde atual de 562,6mm acumulados em 24h. Se acumular mais de 8mm entre as 13h e as 14h, o valor ainda irá subir.

Para se ter em perspetiva, numa pesquisa rápida na net verifiquei que o recorde mundial é 1,825 mm em 24 horas na ilha da Reunião:

Na Europa o recorde para ser 883.8 mm em 24 h no norte de Itália.

Eu penso que oficialmente o IPMA considerará o valor das 9 às 9 para questão de recordes, tenho ideia que foi o que foi feito quando houve aquelas cheias em dezembro/janeiro
Tem de ser feito para se poder comparar com os recordes históricos. Nos antigos postos udométricos os registos não eram sequer horários. E sempre foi uma norma da OMM.
Mas entretanto as séries de registos horários para a generalidade das estações já têm uma extensão suficiente, provavelmente 50 anos até, para os recordes poderem ser comparados em termos de períodos flutuantes.

O filme do radar mostra como este evento tinha potencial para acumulados ainda maiores, atrevo-me a dizer muito maiores, pois o fluxo de ecos mais intensos sobre o oceano quase sempre passou a oeste. Este evento foi essencialmente orográfico, estivesse o arquipélago uns meros 50 a 100 Km mais para oeste e o aumento dos acumulados nem teria precisado da orografia para os valores serem comparados com os que foram na presente situação.

O "pior a passar ao lado" é particularmente visível nas últimas horas já no dia de hoje.

Última edição:
Para se ter em perspetiva, numa pesquisa rápida na net verifiquei que o recorde mundial é 1,825 mm em 24 horas na ilha da Reunião:

Na Europa o recorde para ser 883.8 mm em 24 h no norte de Itália.

Já agora deixo os recordes mundiais de precipitação em tempo, a Ilha de Reunião em claro destaque:

Chuva:​