Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por exemplo, porque será que no inverno quando esporadicamente passam eventos de queda de neve nos pontos mais altos das ilhas, a comunicação social só faz referência quase sempre às mesmas ilhas (Pico, Faial, Terceira, Flores).? Porque os acessos de comunicação até às mesmas são muito mais suaves e fáceis de realizar do que em São Jorge, Graciosa, Corvo e São Miguel ).
Quem não vive cá ainda fica com a ideia que só existe possibilidade de queda de neve nessas ilhas, mas nós sabemos que a temperatura está intrínsecamente ligada à altitude.
Em episódios de anos anteriores penso que em 2010/2012) houve queda de neve no Pico da Vara, e só foi possível constatar isso graças aos vídeos amadores de curiosos locais que escalaram até ao Planalto dos Graminhais a 800/ 900m de altitude para registrar o fenômeno.
Inclusivé, há vídeos desse nevão online.
Só não conseguiram subir até ao cume do Pico porque não existem acessos, apenas trilhos pedestres muito estreitos entre ravinas e bosques muito complicados, e com aquele tempo seria provavelmente um risco a ter em conta, e isso a comunicação social nunca se sujeitaria.
Todas as pessoas com quem falo daqui do concelho do Nordeste são unânimes em afirmar que em tempos maís frios há quase sempre queda de neve na maior montanha de São Miguel, fenômeno esse praticamente desconhecido pela Malta de Ponta Delgada e arredores que sempre se habituaram a ver neve na montanha do Pico, e lá de vez em quando nas Cumeeiras das 7 cidades e serra da Barrosa, mas acredito que nas outras ilhas seja igual....à excepção das ilhas que têm estradas melhores até ao cume das suas maiores altitudes.
Ninguém no seu juízo perfeito ia se dar ao trabalho de subir uma montanha sem acessibilidades só para ver cair neve.

Se for pela comunicação social só chega a nevar nas Flores e no Pico.

Última edição:
Hoje no Paul da Serra, fotos minhas tiradas com o drone:

DJI-0018.jpg

DJI-0025-2.jpg

E há um video no Facebook (não da minha autoria) publicado dia 6 com o nível da água acima do pavimento da estrada:

DJI-0018.jpg

DJI-0025-2.jpg

E há um video no Facebook (não da minha autoria) publicado dia 6 com o nível da água acima do pavimento da estrada:

Isto é no Planalto, certo?
Se for onde penso tenho familiares que foram aí tentar registrar a queda de neve há uns anos atrás.
Só uma curiosidade, qual a cota de altitude em relação ao nível do mar?

DJI-0018.jpg

DJI-0025-2.jpg

Imagens do Paul da Serra como estas deixam-me sempre sem palavras. Têm mesmo um certo je ne sais quoi de surreal, de inesperado :)
Belíssimas! Obrigado :thumbsup:

Isto é no Planalto, certo?
Se for onde penso tenho familiares que foram aí tentar registrar a queda de neve há uns anos atrás.
Só uma curiosidade, qual a cota de altitude em relação ao nível do mar?
Situa-se a altitudes entre 1300 e 1500 acima do nível do mar.

Ora bem, daí a minha questão que as estações à volta das maiores serras da ilha de São Miguel não falam pelo todo, pois estão situadas a cotas inferiores, e uma diferença de 100/ 200 m já faz mossa...
Toda a gente sabe que chove a triplicar nas serras, mas uma coisa é certa, a ilha da Madeira a nível de rede de estações pluviômetricas está muito mais bem servida que as ilhas dos Açores.
Os acessos até às maiores altitudes madeirenses têm melhores vias de comunicação que grande parte das ilhas açorianas, à excepção de 2 ou 3 ilhas (Terceira, Faial, Santa Maria que me lembre agora assim de cabeça)

Por Falar nisso, há uma estação localizada na via rápida Achada - Feteira mesmo em cima da Ponte. Não sei porque raio está ali, mas os entendidos devem saber explicar melhor que eu.
Boas. Lendo aqui a vossa conversa vai aqui a minha opinião de um amador que adora meteorologia que chegou a são Miguel há 15 anos e aqui continuo. Primeiro há muitas estações meteorológicas espalhadas pelos açores e são Miguel tem cada vez mais. Podem consultar estes dados que aqui deram valores, no seguinte site:

Pelo menos em são Miguel os sítios de maior risco, Povoação, furnas, lagoa do fogo, ribeira grande tem e as vezes mais do que uma destas estacões, caudalimetros, etc.... podia ser melhor sim, mas já há muitos dados que nos podem prever a cada 10 minutos a consulta destes.

Por exemplo o evento de 3ª feira, a depressão óscar poderia ter alerta vermelho no momento, nem que fosse só a costa sul da ilha. isto simplesmente porque para alem de ter chovido muito, o vento mudou de direção oposta em 10 minutos que precipitou as ocorrencias a sul na ribeira quente. o caudal da ribeira do purgar na povoação passou de 500l/s para 20000l/s as 14h de 3ª feira, isto são 40x mais do que o habitual. isto entre muitos outros dados que se podem retirar daqui.

Depois essas estações são colocadas no terreno pelo serviços hidrológicos e ambiente, e muitas das vezes colocadas perto de bacias de linhas de agua. Essa da Achada- Achadinha mesmo em cima da ponte é muito importante também porque nos diz a velocidade do vento real na costa norte da ilha e no Nordeste. Depois temos outras em altitude, nos graminhais, furnas, fogo, etc... que nos permitem ter uma ideia da precipitação em maiores altitudes.

Eu pessoalmente em dias de eventos(tempestades, furacoes, depressoes, etc...) acompanho muito por aqui, também a aplicação windy e o modelo meteorológico GFS . Infelizmente o Radar meteorológico na terceira não me diz grande coisa aqui pelo Nordeste, talvez por estarmos mais longe...

Um abraço ai a todos e obrigado também por nos manterem informados

Só uma pequena síntese sobre movimentos de vertente vs precipitação na área em questão.

Aquela zona da ilha de São Miguel é composta por elevada concentração pomítica e algumas escórias, resultantes das erupções do vulcão central da povoação e arredores.

A zona da povoação, trata-se de uma caldeira.

Logo, estamos perante solos extremamente permeáveis e de fraca resistência.

Para além disto, a zona é atravessada por falhas geológicas e é extremamente acidentada.

Portanto, sempre que ocorre precipitação, há uma convergência dos fluxos de água em determinados pontos da encosta, que acabam por se tornar em “torrentes” e que por sua vez têm uma capacidade aumentada de penetrar nas encostas.

Apenas não ocorrem mais deslizamentos nessa área devido à vasta cobertura arbórea.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Apenas não ocorrem mais deslizamentos nessa área devido à vasta cobertura arbórea.

Ao falares nesse aspecto ocorre-me referir que as encostas sul da Madeira foram extremamente desarborizadas e o coberto vegetal original substituído por culturas e construção, acções que se iniciaram logo aquando da descoberta e colonização.

No Paul da Serra não é tão comum cair neve. Acima dos 1700 m se calhar cai todos os anos, nem que seja um dia. Mas a essas altitudes é mais raro.
Não diria assim tão raro, mas talvez menos frequente.
Mesmo que durante o inverno a ISO 0 não consiga descer até à latitude da Madeira, a Ilha em si tem maior capacidade de retenção de frio devido ao seu relevo central acidentado, do que qualquer outra ilha dos Açores sofrendo influência da mesma, à excepção da montanha do Pico obviamente.
A queda de neve na Madeira é quase sempre compensada pela altitude. Penso que o mesmo deve de acontecer nas Canárias e nas montanhas mais altas de Cabo Verde.
Os Acores mesmo sofrendo maior influência Polar no inverno, regra geral, não tem assim altitudes muito elevadas para que ocorra o mesmo fenômeno .
Casos esporádicos acontecem quando existe um fluxo Polar mais intenso, porque se não for isso, ficamos quase sempre pelo granizo.
Mas os tempos mudaram. Meus avós nos anos 30 e 20 do séc XX, diziam me que naquela altura era bastante frequente no inverno ver as serras da ilha cobertas de neve por semanas a fio. O mesmo cenário se passava nas outras ilhas.
Hoje isto já não procede como antigamente, e creio que na Madeira também deve ser igual, mas mesmo assim a probabilidade de ver nevar é mais fácil aí que nos Acores, mesmo estando as ilhas açorianas mais a norte e mais afastadas dos continentes...

Só uma pequena síntese sobre movimentos de vertente vs precipitação na área em questão.

Aquela zona da ilha de São Miguel é composta por elevada concentração pomítica e algumas escórias, resultantes das erupções do vulcão central da povoação e arredores.

A zona da povoação, trata-se de uma caldeira.

Logo, estamos perante solos extremamente permeáveis e de fraca resistência.

Para além disto, a zona é atravessada por falhas geológicas e é extremamente acidentada.

Portanto, sempre que ocorre precipitação, há uma convergência dos fluxos de água em determinados pontos da encosta, que acabam por se tornar em “torrentes” e que por sua vez têm uma capacidade aumentada de penetrar nas encostas.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
As Flores penso que também têm o mesmo cenário. São Jorge e Faial idem aspas.
As ilhas que tiveram erupções recentes em terra, por norma são aquelas onde o material é mais permeável e sujeito a deslizamentos de terra.
Nos abalos de 98 no Faial houve inúmeros desabamentos na zona do caldeirão e arredores. Corrige me se estiver enganado.
Enquanto isso, quase nunca se ouve falar de movimentos de vertente em Santa Maria, Corvo, Graciosa e Pico..

Enquanto isso, quase nunca se ouve falar de movimentos de vertente em Santa Maria, Corvo, Graciosa e Pico..

-> http://www.ivar.azores.gov.pt/noticias/Paginas/20121101-Derrocada-Corvo.aspx & https://24.sapo.pt/atualidade/artig...ocesso-de-erosao-normal-e-nada-pode-ser-feito

Metes no mesmo saco ilhas diferentes. Umas quase planas com outras que são basicamente cones. Umas minúsculas com outras grandes (para a realidade dos Açores). O Pico tem 7x a área da Graciosa, 26x a do Corvo e 4.5x a de Santa Maria.

Tudo 'derroca', só que umas mais que outras (por diversos motivos).

histo-s_maria.jpg

S_Maria_Prec.jpg

Última edição: