Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
-> http://www.ivar.azores.gov.pt/noticias/Paginas/20121101-Derrocada-Corvo.aspx & https://24.sapo.pt/atualidade/artig...ocesso-de-erosao-normal-e-nada-pode-ser-feito

Metes no mesmo saco ilhas diferentes. Umas quase planas com outras que são basicamente cones. Umas minúsculas com outras grandes (para a realidade dos Açores). O Pico tem 7x a área da Graciosa, 26x a do Corvo e 4.5x a de Santa Maria.

Tudo 'derroca', só que umas mais que outras (por diversos motivos).

histo-s_maria.jpg

S_Maria_Prec.jpg
Claro, não digo que não seja possível, mas cada Ilha como tu sabes, tem características diferentes uma da outra, apesar de se terem originado quase todas de uma actividade vulcânica.
Não tenho muito conhecimento na área, mas tive uma cadeira na universidade que me deu para apanhar alguma coisa.
As ilhas planas também podem estar sujeitas a inundações, e não estão igualmente livres de abalos, mas estão quase sempre isentas de movimentos de vertente com a dimensão de outras ilhas.
O Pico por exemplo tem muita rocha e pouca terra. As rochas por norma tendem a suportar o material mais solto.
O Corvo há pouco tempo sofreu um deslizamento de terras, mas a mecânica foi diferente. Em Santa Maria há uns anos houve também alguns deslizamentos de terras, mas a constituição do solo é diferente. É mais impermeável e argiloso.
Na Graciosa, em Santa Maria, nas Flores e no Corvo não há notícias de erupções vulcânicas ocorridas em terra desde o seu povoamento. Nas restantes o caso já muda de figura, e julgo que só por isso já é um factor a ter em conta.
Claro que também depende do tipo de actividade vulcânica que contribuí ou não para a existência de movimentos de vertente.
Enfim, este assunto dava panos para manga....

Aliás, até já li algumas teses que apontam que as Flores e o Corvo estão literalmente a "afundar" por não terem vulcanismo activo que as suporte.
Pelo contrário, Santa Maria está a emergir devido a um calço de magma.
Uma coisa é certa, as ilhas estão vivas, e enquanto cá andarmos, temos um preço a pagar ciclicamente por cá vivermos.
É o destino de viver em ilhas vulcânicas no meio do mar!

Não diria assim tão raro, mas talvez menos frequente.
Mesmo que durante o inverno a ISO 0 não consiga descer até à latitude da Madeira, a Ilha em si tem maior capacidade de retenção de frio devido ao seu relevo central acidentado, do que qualquer outra ilha dos Açores sofrendo influência da mesma, à excepção da montanha do Pico obviamente.
A queda de neve na Madeira é quase sempre compensada pela altitude. Penso que o mesmo deve de acontecer nas Canárias e nas montanhas mais altas de Cabo Verde.
Os Acores mesmo sofrendo maior influência Polar no inverno, regra geral, não tem assim altitudes muito elevadas para que ocorra o mesmo fenômeno .
Casos esporádicos acontecem quando existe um fluxo Polar mais intenso, porque se não for isso, ficamos quase sempre pelo granizo.
Mas os tempos mudaram. Meus avós nos anos 30 e 20 do séc XX, diziam me que naquela altura era bastante frequente no inverno ver as serras da ilha cobertas de neve por semanas a fio. O mesmo cenário se passava nas outras ilhas.
Hoje isto já não procede como antigamente, e creio que na Madeira também deve ser igual, mas mesmo assim a probabilidade de ver nevar é mais fácil aí que nos Acores, mesmo estando as ilhas açorianas mais a norte e mais afastadas dos continentes...

Sim não é raro. Pode acontecer com que frequência? 6 em 6 anos. Ou 10 em 10 talvez. Se bem que nestes últimos 4 anos acho que aconteceu 2 vezes..

Outro facto é haver evidências de um glaciar nesta mesma zona: