Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já chove por S. Miguel.

Pingos bem fortes nesta altura. Adiantou-se ou é impressão minha?

Talvez um pouco adiantada sim. Só neste momento as estações da RHA deram sinal. Candelária não está a registar bem mas deu sinal há meia hora. No Pico já choveu, 0,3mm; vento de sul fraco mas a aumentar; temperatura a descer, vem aí a frente quente.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
É a imagem mais recente. É a frente quente um pouco mais adiantada. O núcleo depressionário está sobre o G. ocidental:

J5NFPDX.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O GFS modela esta depressão mais a sul. Os seus dados da precipitação dificilmente serão os mesmos:

C1TawnN.png


A depressão veio mais depressa e está no local errado na perspetiva americana.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Já chove por S. Miguel.

Pingos bem fortes nesta altura. Adiantou-se ou é impressão minha?

Confirmo o mesmo por aqui. De momento, uns pingos só...


Segundo a run do GFS das 12h, a cota de neve no Pico, quando começar a chover a partir das 0h, andará á volta dos 2100m. Será que isso significa que a montanha pode receber novo nevão no seu topo?

A neve que cair não deve acumular por causa da chuva.

tBHVtYFl.jpg
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Estou com dúvidas sobre a localização das frentes. O que é então toda aquela faixa a sudoeste?

Penso que é a frente quente. O núcleo depressionário, pelas cartas, irá dirigir-se para o G. Oriental. Sendo assim, e supostamente a frente quente deverá dirigir-se para nordeste:

Edluj2f.jpg


iY8ktC3.gif


gkKYH1S.gif


Estou a especular. A frente fria será empurrada para sul devido ao movimento do núcleo. A frente quente atingirá mais Sta. Maria. Ver-se-á.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já chove na Lagoa do Carvão em S.Miguel.
Infelizmente parece que as estações da parte oeste de S.Miguel estão a ficar escassas: Candelária e Sete Cidades têm registos erróneos, inaproveitáveis; Capelas não regista.
Só temos portanto Mosteiros e Lagoa do Carvão. Além das IPMA de Ponta Delgada.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Tendo em conta que a frente está adiantada será já a frente oclusa? Há convecção para relâmpagos. E não são descerníveis duas frentes.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estou a especular. A frente fria será empurrada para sul devido ao movimento do núcleo. A frente quente atingirá mais Sta. Maria. Ver-se-á.

O que me parece é que já está ocluída. A faixa nada tem a ver com as frentes desta pequena depressão que não chegam a ter expressão em altitude, é a minha ideia.
A faixa está relacionada com o jet stream a 200/300 hPa.
As frentes vão ser mal visíveis porque entretanto estão a entrar em oclusão. As massas nebulosas que vão gerar a precipitação ainda vão formar-se.

Há algo que me escapa...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
2,5mm em S.Caetano no Pico até há quinze minutos atrás.

0,2mm nas IPMA de P.Delgada, até uma hora atrás.

Estes valores e horas estão de acordo com o previsto na run das 18h do GFS para as 0h. Coloca o grosso da precipitação a passar sobre o Central e o Oriental apenas com precipitação marginal até às 6h.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985