Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
tZxPBvH.jpg


fFXEtaK.jpg




:lol:
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É que vocês não estão a ver bem a cena.
A minha rua está um autêntico rio, literalmente.
E continua a cair :rain:

Todas as estações hidrográficas registaram um aumento súbito dos caudais pouco antes das 20h quando começou este último período de várias horas de chuva intensa. A maior parte das estações apresenta agora um decréscimo mas ainda se mantém com caudal elevado; algumas no entanto voltaram a aumentar o caudal depois do decréscimo. Valores na ordem dos 3 a 8 metros cúbicos por segundo.
Estações cujo caudal voltou a aumentar: Bispos, Lomba da Erva e Purgar (todas no maciço da Tronqueira) e Rosário (Lagoa do Fogo).
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Imagem fresca do Eumetsat. Estratos com algum desenvolvimento vertical. Cobertura nebulosa toda para o grupo oriental:

d1BdXdS.jpg


Os madeirenses a ver esta imagem pensam e dizem: 'E para aqui hein?' :angry:

Como é de noite não há cores. Mas o compósito diário resume bem a situação (só difere a posição das nuvens):

2lnAQTK.jpg
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Não pára de chover! Tanta água... :rain:

Uma estação meteorológica de um radioamador que está localizada em Santa Cruz regista 13,2 mm na última hora e 47,3 mm desde a meia-noite de hoje.

Edit (23h20): A chuva está mais calma agora...

Edit (23h27): Atualização dos valores...15,2 mm na última hora, 46,5 mm desde as 00h de hoje.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nordeste já tem um acumulado em 6 horas na zona de aviso vermelho: 63,6 mm (94,2 mm em 24 horas; 127,1mm em 48h; 142,1mm em 72h).
Penso que manter o aviso para S.Miguel em aviso amarelo é incorrecto, mas... disso pouco sei.

É tramado ser meteorologista nessas situações. A primeira parte do evento não foi um fiasco mas não foi tão grande como por exemplo o GFS previa. Se fores ver o meteograma agora ele mostra uma precipitação irrisória.

O evento já está no último terço. Levantá-lo para vermelho não faria sentido. O grosso da chuva já passou. Novas notificações só servem para o futuro. Como escreveste anteriormente, a maioria das estações mal chegou para laranja. Aguaceiros locais e persistentes são um bocado para o imprevisíveis. Na Terceira há pouco tempo houve uma situação dessas (Porto Judeu se não estou enganado). Não têm a culpa. Não há muitos meios.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Eu não sugeri isso, só disse que o amarelo não parecia adequado à situação. E sempre me fez impressão a inércia nestas situações quando os eventos não seguem exactamente como previsto. A memória é curta...

Verdade. Mas lançar uma barragem de avisos para uma população (ou mudá-los frequentemente), que na sua gigantesca maioria, não percebe os meandros da profissão também não ajuda. Relativamente à memória, lembro-me do Gordon. Alerta vermelho lançado, tudo fechado e dia de sol como resultado. As críticas da população não foram as melhores. É a eterna coisa. O IPMA pode usar o radar das Terceira mas é manifestamente pouco útil no mau tempo vindo de sudoeste/sul. Trabalha-se com o que se tem. Quando é pouco a probabilidade de errar é maior. Mas lançar avisos potencialmente exagerados é tão mau para a credibilidade como não lançar avisos. A população não percebe.
 
  • Gosto
Reactions: mcpa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Como tenho estado a seguir de perto as estações da RHA, observo que há várias delas que não estão com certeza a funcionar bem, algumas que se mantém a zero na ilha de S.Miguel, Sete Cidades que não passou de algumas décimas por hora todo o dia, etc. Sendo assim a minha confiança nos dados desta rede diminuiu. O facto de as três estações de Santa Maria estarem a zero também leva-me a aceitar que o valor apresentado pelo Ogimet pode estar correcto.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr