Seguimento Açores e Madeira - Maio 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,194
Local
Belas
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
Quero começar o mês de Maio anunciando a minha reforma das previsões extensas do tempo :D Agora vou-me dedicar apenas aos fenómenos ditos severos :lol:

Nos próximos dias o tempo na Madeira será condicionado pela ação conjunta do anticiclone a noroeste (na Região dos Açores) e um núcleo depressionário a este/uma depressão com núcleos secundários nas imediações da Madeira (vai variando com o tempo). Em termos gerais não deverá acontecer nada de especial. Contudo, ao longo de quarta-feira, dia 4, parece haver condições favoráveis - mas marginais - à ocorrência de trombas d'água/tornados de bom tempo no arquipélago (isto de acordo com o GFS 6z).

Nesse dia, um núcleo depressionário nos níveis baixos com ar quente e muito saturado estará estacionado por cima da Madeira. Em altitude, há um cavado que traz algum ar frio até às Canárias. O período em que este evento pode ocorrer é muito pequeno, podendo os ventos mais fortes a oeste da Madeira ser bastante hostis. O reduzido CAPE* poderá ser complementado pela vorticidade significativa nos níveis baixos. Nestes mesmos níveis não parece haver um arrefecimento generalizado muito pronunciado (fator tendencialmente inibidor de uma convecção mais pujante e frequente) mas a convecção/células mais intensas poderão ultrapassar isto.

* O WRF indica um CAPE superior ao GFS, podendo este chegar aos 700.

Relembro o caráter exótico do fenómeno e a grande margem de erro associada (ainda por cima estou a fazê-la 3 dias antes). Esta previsão tem uma probabilidade de ocorrência muito baixa. Nem todas as situações com condições favoráveis a um determinado evento chegam a gerá-lo.
 
Última edição:
Desde domingo a previsão manteve-se mais ou menos estável tendo havido cortes em algumas variáveis. O GFS continua a ter menos CAPE e CIN (inibição convectiva). O WRF tem mais CAPE e CIN.

A atmosfera continua muito próxima da estabilidade nos níveis mais baixos. A probabilidade de que o evento ocorra continua a mesma (marginal). O IPMA também manteve a sua previsão. Há condições favoráveis à ocorrência de trovoada. A ocorrência de trovoada (ou de células mais intensas) aumenta a probabilidade de que surja uma tromba. Portanto, as duas previsões estão de certa forma interligadas.

---

Amanhã o arquipélago dos Açores será afetado por uma frente fria (oficiosamente mais uma pluma tropical). A combinação de ventos fracos, ar seco em altitude e a proximidade de uma crista anticiclónica excluem a ocorrência de eventos meteorológicos severos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar
Amanhã o arquipélago dos Açores será afetado por uma frente fria (oficiosamente mais uma pluma tropical).

Hmd1i97l.jpg


A frente move-se lentamente. Deverá afetar (mais) o G. Ocidental lá para o final do dia/início da madrugada. A frente empurra ar muito seco. O início da frente (farrapos) é claramente visível:

SVODJi8.jpg


6I8ZlMz.jpg
 
Há pouco surgiu uma convecção algo intensa no G. Central. Não há registo de trovoada.

fs0Px2s.gif


Na Madeira predomina a nebulosidade baixa. Não há convecção muito significativa. Pelo que vejo nas câmaras está muito escuro em alguns locais da ilha. Falta um pouco mais de instabilidade.

O IPMA não publicou os tefigramas de hoje. Sempre seria útil para comparar com o que estava modelado.

O GFS a 120h prevê uma situação mais favorável a trombas do que hoje. O cavado em altitude é mais pronunciado e há mais CAPE. Se isso se concretizar cá estarei para fazer mais uma previsão arriscada :D
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
Uma depressão em lento cavamento passará a nordeste/este dos Açores nas próximas 48 a 72 horas:

a0ShQSJ.gif


A ondulação e o vento serão significativos. A posição final da depressão pode mudar ligeiramente, ocorrendo o mesmo com as ondas mais altas (comparação entre as saídas das 00 e das 12):

ZXHSjcf.gif


IlKcxgY.gif


O pior do vento deve ficar no mar:

ovOcQp9.png


A circulação meridional deverá ficar mais pronunciada nos próximos dias. Se estivéssemos no inverno, neve poderia ser uma possibilidade. Como não estamos, o tempo fresco vai persistir nos Açores.

Há pouco:

8OqHTphl.jpg


A posição futura da depressão, próxima de PT continental, não é propriamente favorável aos Açores. O caso é ligeiramente diferente relativamente à Madeira. Ver-se-á o que os próximos dias trarão.
 
Última edição:
Muito escuro no G. Ocidental e no Pico. O nevoeiro é tanto que não se consegue ver as Flores do Corvo:

HXgmaLz.jpg


A estação de S. Caetano no Pico acumulou 13 milímetros hoje. Vale a orografia.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
Hoje de manhã choveu granizo em PDL. O GFS mostra um nível de congelamento a rondar os 1400 metros. Realisticamente deve estar um pouco mais acima e só células mais intensas conseguirão gerar esse tipo de chuva. O meteograma é mais irrealista mostrando neve por volta dos 1000 metros:

A9vhJES.png


Em Janeiro até acreditaria. Já em Maio...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar
Hoje de manhã choveu granizo em PDL. O GFS mostra um nível de congelamento a rondar os 1400 metros. Realisticamente deve estar um pouco mais acima e só células mais intensas conseguirão gerar esse tipo de chuva. O meteograma é mais irrealista mostrando neve por volta dos 1000 metros:

A9vhJES.png


Em Janeiro até acreditaria. Já em Maio...

Boa tarde,

Também hoje de manhã caiu granizo em Angra do Heroísmo, embora tenha sido coisa de pouca monta.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Thomar
Ligações aéreas e maritimas afetadas nos Açores
  • As condições meteorológicas nos Açores levaram hoje ao cancelamento de ligações aéreas entre algumas ilhas açorianas, afetando 182 passageiros, disse à agência Lusa o porta-voz da companhia aérea SATA.


António Portugal adiantou que foram canceladas ligações da SATA AIR Açores entre as ilhas Terceira e São Jorge, afetando 150 passageiros, e ainda voos entre Ponta Delgada (ilha de São Miguel), Flores e Corvo, com 32 passageiros.

O porta-voz da companhia aérea disse que aqueles passageiros seguirão viagem na quarta-feira em voos de horário.

As condições meteorológicas levaram também ao cancelamento esta manha da ligação marítima entre os portos da Horta (Faial) Madalena (Pico) e Velas (São Jorge), segundo um comunicado da empresa da empresa pública de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores, Atlânticoline.

A empresa informou, na sua página no Facebook, que caso se verifiquem melhorias significativas, no estado do tempo, esta viagem, na Linha Verde, será reposta esta tarde.



APE // JLG



Lusa/fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...gacoes-aereas-e-maritimas-afetadas-nos-acores
 
Boas.
Aqui pela Horta parou de chover agora...
15.2ºc
Pressão 1017.15 hPa
Visibilidade 5.0 quilómetros
Nuvens Nuvens Dispersas 121 m
Muito Nublado 213 m
Ponto de Orvalho 15 °C
Humidade 100%
Chuva acumulada 12.19 mm

Esta chuva acumulou das 9h às 11h!
 
Nos próximos 3 a 4 dias os Açores vão ser afetados por um sistema frontal. A frente quente já afeta o arquipélago (está nas imediações do G. Oriental) com nebulosidade baixa. A frente fria (mais uma pluma tropical com uma quantidade de água precipitável elevada - >30 milímetros) seguir-se-á trazendo neblinas e nevoeiros (o que também está na descritiva do IPMA). A chuva deverá variar devido à humidade relativa inconsistente e ao estreitamento do ar saturado em altitude. Pelo GFS 6z (está a sair a saída das 12z) uma crista anticiclónica a sul/este do G. Oriental fará com que a frente perca força do longo do seu trajeto, 'protegendo' este grupo. Ainda assim alguma chuva poderá cair no G. Oriental.

---

O GFS 12z prevê que lá para o dia 15 a frente fique temporariamente estacionária mais ou menos entre os Grs. Central e Oriental. Ainda é cedo para especular sobre este evento.
 
Última edição:
No que diz respeito ainda à precipitação ocorrida Hoje, constata-se que a estação amadora no weatherunderground da variante, Feteira, teve um acumulado de 13mm e a minha estação, que está colocada na zona alta da matriz, teve um acumulado de 17.9mm até agora!
dd0e596e8a790176ec987c5a938616bb.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
A frente fria que afeta os Açores continua a mover-se muito lentamente

http://rammb.cira.colostate.edu/ram...g_ground/geocolor_AWCATL&width=960&height=737

Se a previsão do GFS se mantiver, e se o ECM concordar, é possível que mais logo seja lançado um aviso amarelo para o G. Central (e com menor probabilidade para o G. Oriental) relativamente à chuva. Durante o dia de hoje e amanhã surgirão ao longo da frente diversos núcleos depressionários de reduzida dimensão. Durante a madrugada de domingo um desses núcleos terá um pouco mais de intensidade. Chuva localmente forte poderá ocorrer. A frente continuará a ser muito estreita em altitude.

Pelo LI e CAPE parece haver condições favoráveis à ocorrência de trovoada especialmente no G. Central. O cisalhamento mais intenso no arquipélago não coincide com os valores mais altos de CAPE. Isto está, claro, sujeito às atualizações do modelo. Não há muitas condições para a ocorrência persistente e generalizada de trovoada. Mas na zona mais instável da depressão a trovoada pode ser ocasional.

Como já hábito :D

nEV0K7Cl.gif


uZjMxFkl.gif


Resta escrever que não tem caído muita chuva no G. Ocidental. Como há muita nebulosidade alta, o infravermelho colorido dá cores quase ameaçadoras (algo também visível no IPMA):

euXBMBm.gif


Mas depois quando se vê a convecção 'a sério' não há nada de jeito:

n71VZSx.gif