Quero começar o mês de Maio anunciando a minha reforma das previsões extensas do tempo

Agora vou-me dedicar apenas aos fenómenos ditos severos
Nos próximos dias o tempo na Madeira será condicionado pela ação conjunta do anticiclone a noroeste (na Região dos Açores) e um núcleo depressionário a este/uma depressão com núcleos secundários nas imediações da Madeira (vai variando com o tempo). Em termos gerais não deverá acontecer nada de especial. Contudo, ao longo de quarta-feira, dia 4, parece haver condições favoráveis - mas
marginais - à ocorrência de trombas d'água/tornados de bom tempo no arquipélago (isto de acordo com o GFS 6z).
Nesse dia, um núcleo depressionário nos níveis baixos com ar quente e muito saturado estará estacionado por cima da Madeira. Em altitude, há um cavado que traz algum ar frio até às Canárias. O período em que este evento pode ocorrer é muito pequeno, podendo os ventos mais fortes a oeste da Madeira ser bastante hostis. O reduzido CAPE* poderá ser complementado pela vorticidade significativa nos níveis baixos. Nestes mesmos níveis não parece haver um arrefecimento generalizado muito pronunciado (fator tendencialmente inibidor de uma convecção mais pujante e frequente) mas a convecção/células mais intensas poderão ultrapassar isto.
* O WRF indica um CAPE superior ao GFS, podendo este chegar aos 700.
Relembro o caráter exótico do fenómeno e a grande margem de erro associada (ainda por cima estou a fazê-la 3 dias antes). Esta previsão tem uma probabilidade de ocorrência muito baixa. Nem todas as situações com condições favoráveis a um determinado evento chegam a gerá-lo.