Seguimento Açores e Madeira - Maio 2017

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
@lserpa
Cá não chegou anda, pelo menos a esta ponta da Ilha, caiu uns pingos para assustar e nada mais, a registar mesmo só vento e frio... Mas sei que lá pelos lados está bem pior, muito vento, nevoeiro e alguma chuva. O Pico vai tapando o caminho :)
Mas ao longe vê-se umas grandes células a passar pelo lado Norte da Ilha. Vamos ver se a chuva chega a estes lados (as minhas batatas bem precisavam era de um pouco de sol e calor :/ )
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Tirando a parte de vir uma pancada de água forte, acompanhada de vento e a pressão atm estar nos 993 Hpa e de amplitude térmica ser deveras anormal aquando na passagem dos aguaceiros e o céu estar repleto de cumulonimbus... diria que está um dia típico para quem está no "olho" da tempestade hahah
67d21b7ec61d6b4b59e8a89fb4b42570.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
IPMA, 15h UTC no Corvo... 992.4 hPa de PC e 22.7 km/h de vento médio.

Não é todos os dias que se tem uma depressão tão cavada com tão pouco vento. É quase como estar no olho de um furacão :lol:

WfGVShA.jpg


De vez em quando ocorre um aguaceiro forte em PDL. Ontem à noite parece-me que choveu granizo por breves segundos aquando da passagem de uma célula mais forte. Não deu para confirmar :dry:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta célula falhou a minha zona por escassos quilómetros
ab777cbe8dc6d40715f969f90b60d668.jpg

3f30e95aaf84e047d0b6183e5c09478e.jpg

A olhometro, esta deve ter umas 4 x a altura do Pico, ou seja, deve ter entre os 6000 a 8000 metros, penso eu :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boas! Ontem tentei fotografar mas nunca apanhei nenhum relâmpago com a minha CANON (por estrear em eventos deste género), e ainda não estava preparado para usar o modo video :huh: mas posso dizer que desde as 23h até às 2h de hoje, mais ou menos, foram avistados relâmpagos a sudoeste ou oeste de PDL, talvez uns 2 a cada 5 minutos, durante os poucos minutos que observei.
Hoje já deu para ver alguns bons cumulonimbus, embora esperasse bastante mais atividade. Pena ser de dia, porque se não era provável que tivesse visto mais relâmpagos, já que os trovões não se notam devido ao vento.
Agora, alerta amarelo de precipitação para os grupos central e oriental, acompanhada de trovoada. Veremos, mas adoro mudanças de estação para eventos deste gênero. Quem sabe, uma tromba ou algo do gênero?! Mas o @Orion saberá melhor.
Cumprimentos lagoenses!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Agora, alerta amarelo de precipitação para os grupos central e oriental, acompanhada de trovoada. Veremos, mas adoro mudanças de estação para eventos deste gênero. Quem sabe, uma tromba ou algo do gênero?! Mas o @Orion saberá melhor.

Raios? Possíveis mas tenderão a ser isolados. Só mesmo em linhas de instabilidade ou focos convectivos mais intensos e dificilmente as células durarão muito.

Funis tornádicos? Fenómenos imprevisíveis como os Mosteiros o mostram. Porventura 3ª será um dia mais favorável sendo o meu entusiasmo equiparável ao CAPE e ao LI modelado (se o primeiro estivesse nos 1500 de forma sustentada o cenário seria outro).

Meu conselho? Olhem para o céu a ver o que é que aparece. Prefiro ficar em silêncio do que errar excessivamente :lol:

Já me reformei das previsões extensas. A seguir será dos avisos para trombas :D