Seguimento Açores e Madeira - Março 2015

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Esta é a nascente principal que abastece esta Fajã... do qual, eu e muitos moradores dependem....de momento já corre muito devagar...
3986936.jpg
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
@StormRic , em situação normal de Inverno, a água extravasa o tanque e a bica corre bastante forte. Agora já só tem um fio.

@Cluster , costuma correr uma cascata na foto , (que é a nascente do Pinheiro) que vai desaguar à Fajã.....só que ela já secou...

3986946.jpg



A única ribeira aqui dos meus lados que ainda corre bem (Sabe Deus porque é que ainda não secou), é a ribeira dos Mosteiros, que abastece ainda alguns moinhos de água da freguesia, mas mais dia menos dia, eles também deixam de moer quando as ribeiras secarem...

11018346_877807752240868_821995055588124486_n.jpg



Em relação às lagoas da ilha, não sei ainda precisar como estão os valores de capacidade de água, mas já ouvi umas noticias que diziam que a água está mais baixa e que as margens estão aflorar, à superfície....sinal da grande falta de chuva...

Estas fotos foram recentes, tiradas em Fevereiro nas Sete Cidades e fornecidas por um amigo (até parece um dia normal de Verão) e pode se constatar já a falta de água nas margens. Em dias normais de Inverno esta lagoa vê aumentar as suas margens quase até ao caminho próximo da Freguesia, coisa que este ano nem por sombras se aproximou....

Resumindo e concluindo, a situação é grave!

10422385_883100771711566_8709468472699776514_n.jpg




]
11030080_883100735044903_8059707042229803235_n.jpg
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
Confirma-se um 'ligeiro' 'aumento' da 'precipitação' em S. Miguel (os termos são sarcásticos propositadamente):

lEucD8L.png


Santa Maria:
ZORoIEe.png


Como mera curiosidade, e tendo em conta as discrepâncias das estações de Sta. Maria fui ver o passado. Discrepâncias monstruosas entre estações não são supresa:

1 de Jan até 15 Mar 2015:

B59Uk8H.png


Um claro exemplo é o dia 26 de Fevereiro em que a estação da Praia teve >10 mm e as restantes zero. Provavelmente é uma mistura de tudo. Desde o 'pó' nas estações até, e acho este o fator mais importante, à miserável e desigual precipitação que se tem visto.

Porque até no período de 1 de Nov. até 31 de Dez de 2014:

zXgjlvb.png


As estações começam a 'divergir' a partir do meio de Fevereiro de 2015. Não é de admirar tendo em conta as frentes enfraquecidas. Não é ainda possível afirmar que há problema nas estações. Claro que só com chuva a sério é que qualquer dúvida poderá ser dissipada (não acredito que haja problemas nas estações). Agora é esperar (infelizmente suspeito que a mesma será longa).

Nota: Gráfico repetido eliminado.
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
@StormRic , em situação normal de Inverno, a água extravasa o tanque e a bica corre bastante forte. Agora já só tem um fio.

@Cluster , costuma correr uma cascata na foto , (que é a nascente do Pinheiro) que vai desaguar à Fajã.....só que ela já secou...




A única ribeira aqui dos meus lados que ainda corre bem (Sabe Deus porque é que ainda não secou), é a ribeira dos Mosteiros, que abastece ainda alguns moinhos de água da freguesia, mas mais dia menos dia, eles também deixam de moer quando as ribeiras secarem...




Em relação às lagoas da ilha, não sei ainda precisar como estão os valores de capacidade de água, mas já ouvi umas noticias que diziam que a água está mais baixa e que as margens estão aflorar, à superfície....sinal da grande falta de água...

Estas fotos foram recentes, tiradas em Fevereiro nas Sete Cidades e fornecidas por um amigo (até parece um dia normal de Verão) e pode se constatar já a falta de água nas margens. Em dias normais de Inverno esta lagoa vê aumentar as suas margens quase até ao caminho próximo da Freguesia, coisa que este ano nem por sombras se aproximou....

Resumindo e concluindo, a situação é grave!





]

Pelo menos continua bonita!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, o céu aparenta estar limpo e o vento sopra bonançoso. A temperatura está nos 12ºC.

Hoje, finalmente, foi um dia mais típico de Inverno. Caíram aguaceiros e chuvisco durante todo o dia, embora não tenha sido nada de significativo.

Ontem, a mínima mais baixa foi 12,1ºC, registada nas Flores, seguindo-se o Corvo com 12,8ºC. Nas restantes ilhas, as mínimas andaram entre os 14ºC e os 17ºC.

Como já foi referido anteriormente, só se vislumbra AA até ao fim do mês... Estou ainda a aguardar o boletim meteorológico de Fevereiro, as anomalias devem ser interessantes...

Edit (00h07): Chuvisco/chuva fraca por aqui...
Edit (00h11): Foi um aguaceiro passageiro...
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Não se esqueçam que no Pico há também uma estação meteorológica da RHA, em São Caetano. A precipitação acumulada ontem na referida estação foi 12,7 mm.

Seguem-se os valores da precipitação acumulada ontem em algumas estações Packet (APRS) de radioamadores.
- Lagoa, São Miguel: 6,9 mm
- Praia Formosa, Santa Maria: 23,9 mm (valor registado das 14h31 às 19h11 AZOT, horário em que a estação esteve operacional)
- Horta, Faial: 15,5 mm (operacional até às 21h49 AZOT)

Gráficos (hora UTC):

Lagoa
BOjXNAz.png



Praia Formosa
Fg2odVV.png



Horta
jFGKumh.png




O valor registado na Praia é interessante e questionável. A estação da Praia da RHA está off, era bom se tivéssemos dados para comparar...
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,022
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ... Por aqui alguma descida de temperatura para a noite mas nada de chuva ... Em relação ao drama que esta seca representa para as pessoas que dependem da terra para viver desejo a nível pessoal que os piores cenários não venham a acontecer e que tudo não passe de um valente susto ... De facto não me lembro de um inverno tão seco ... Dizem que é o Inverno mais seco da última década ... Pois eu desde que nasci ( Meados dos Anos 80 ) que não me lembro de tão pouca chuva nas nossas ilhas nesta estação do ano ... De facto isto é do 80 para o 8 ... Depois de anos de enxurradas no Porto Judeu ou na Agualva agora uma seca medonha ... O clima está alterado devido às maldades que o homem faz ao ambiente e ao invés deste mudar a sua conduta continua a persistir no erro ... Temo que infelizmente cenários como o deste ano possam tornar-se uma realidade bem dolorosa aqui pelo Atlântico norte ... :unsure:

EDIT1 (05:37) - Acabou de cair alguns pingos de chuva mas nada de substancial ...
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,090
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia, sigo com céu pouco nublado, vento moderado, temperatura às 10:30 11.3ºC aqui pela Horta.
Após esta frente e respetiva área pós frontal com linha de instabilidade associada (que nem dei por ela), ao consultar novamente os modelos, parece-me que a chuva para o mês de Março esgotou a sua cota mensal... Só vejo agora anticiclone até onde a vista alcança... O pior disso é que o que choveu não dá para repor tudo o que já foi gasto em água neste Inverno. Ontem constatei que a bacia hidrográfica do Faial deve rondar os 70% (olhometro) e estamos no inverno... Nunca me lembro de a ver tão em baixo incluindo os meses de verão.

Boa semana a todos.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O cenário é bastante complicado especialmente para as ilhas centrais e orientais.
A lavoura em S. Miguel já se começa a ressentir, uma vez que a capacidade de armazenamento de água para as explorações agrícolas já está com os seus dias contados...
Nunca me lembro de ver uma situação dessas, e o pior é que ainda existem algumas pessoas que fazem festa por isso.
Acho melhor irmos-nos preparando para dias muito difíceis porque isto nem tão cedo vai mudar.
E a madeira segue no mesmo caminho...