Seguimento Açores e Madeira - Março 2015

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado/encoberto, com abertas.

Ontem, a mínima mais baixa foi 11,3ºC (variação horária (HTML) do site do IPMA), registada no Nordeste, seguindo-se Santa Maria com 12,6ºC (resumo diário). Nas restantes ilhas, as mínimas andaram entre os 14ºC e os 16ºC.


Um bom mês de Março a todos. Oxalá que venha chuva! :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
RHwGYb4.jpg


APOD

A fotografia em causa retrata a conjugação de três planetas e uma nuvem de forma lenticular, uma formação nublosa que é parecida a um Objecto Voador Não Identificado, razão para ter sido escolhida.

"Fui contactado por um astrónomo que faz a gestão do sítio da internet 'Astronomy Picture of the Day' (APA) e o interesse deles foi por uma fotografia que eu tinha tirado à conjunção de Vénus, Marte e da Lua, no dia 25 de fevereiro, em que também aparecia uma nuvem lenticular", explicou o fotógrafo.

O APA está ativo desde 16 de junho de 1995 e, todos os dias, coloca uma fotografia "diferente do universo", num sítio da internet gerido pela NASA e pela Universidade Tecnológica do Michigan, nos Estados Unidos.

De acordo com Nuno Serrão, "esta será nona vez que a fotografia de um português está como fotografia do dia", naquele sítio da internet.

A fotografia em causa não foi tirada ao acaso, já que Nuno Serrão andava "há mais de seis meses a tentar captar a estação internacional espacial", mas o azar da existência de nuvens ou de chuva sempre lograram essa expectativa, quando a estação passa por cima da ilha da Madeira.

NM
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu limpo e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente parcialmente/muito nublado, com boas abertas à tarde. Caiu chuvisco/chuva fraca/aguaceiros fracos durante a madrugada e início da manhã e o vento fez-se sentir mais. Ontem, o céu apresentou-se muito nublado a encoberto, com boas abertas também à tarde. Caiu pouco chuvisco na madrugada ou início da manhã (pouca duração), pois o chão estava meio molhado.

Relativamente às mínimas de anteontem (1 de Março), a mais baixa foi 11,7ºC, registada nas Flores, seguindo-se o Nordeste com 11,8ºC e o Corvo e a Graciosa com 12,5ºC. Nas restantes ilhas, as mínimas andaram na casa dos 14ºC/15ºC.

Já em relação às mínimas de ontem (2 de Março), a mais baixa foi 10,4ºC, registada também nas Flores, seguindo-se o Corvo com 10,6ºC, Graciosa com 11,6ºC, São Jorge com 11,7ºC, a Horta com 12ºC, o Pico com 12,7ºC e o Nordeste com 13,3ºC. As outras mínimas andaram igualmente nos 14ºC/15ºC.

Quanto à precipitação, as ilhas do Grupo Ocidental foram as mais privilegiadas, como se pode observar no gráfico abaixo apresentado, relativo à precipitação acumulada ontem em todo o arquipélago.

rkayDYl.png


Valores mais elevados:
- Flores (Aeroporto): 48 mm
- Corvo (Aeródromo): 23,3 mm
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu limpo e vento fraco/nulo.

Hoje, o céu apresentou-se pouco nublado a limpo, com períodos de maior nebulosidade, principalmente para o final da tarde. Fez bastante sol.

Ontem, a mínima mais baixa foi 9,3ºC, registada nas Flores, seguindo-se o Corvo com 10,7ºC, São Jorge com 10,8ºC, a Graciosa com 11,3ºC, a Horta e o Nordeste com 11,5ºC, Ponta Delgada com 12,4ºC (Aeroporto) e 12,7ºC (Obs. Afonso Chaves) e Santa Maria com 13ºC.

Em relação à precipitação acumulada ontem, o valor mais elevado foi registado no Nordeste, 20,7 mm.


lYRsMH1.png
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Está um dia de Verão por São Miguel, com céu limpo e muito sol. Em algumas zonas, há alguma nebulosidade, mas no geral está um belo dia de céu azul na ilha toda...

Que dia soalheiro!


Ilha de São Miguel

Mosteiros

47Rzlsu.jpg

Sete Cidades

TcWHqBn.jpg

Poços de Capelas e São Vincente

oAqQPgd.jpg

Aeroporto de Ponta Delgada

MpUSZq8.jpg

Ponta Delgada

1ympBfX.jpg

São Roque

fKbvjHl.jpg

Praia das Milícias

rXoA7L6.jpg

Lagoa

3Pu4dG9.jpg

Praia da Vinha d'Areia

Ty69yfV.jpg

Praia de Água d'Alto

nrJe7rF.jpg

Praia da Ribeira Quente

rowzAYi.jpg

Furnas

R4lXRuC.jpg

Povoação

s6THm5Y.jpg

Ribeira Grande

84iRGdG.jpg

Praia de Santa Bárbara

t0wof0d.jpg

Praia dos Moinhos

hgOm1wq.jpg

Maia

JPTyaRV.jpg

Nordeste

C0yf8aM.jpg
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
O céu encontra-se também limpo ou pouco nublado nas ilhas do Grupo Central.

Ilha Terceira

Angra do Heroísmo

P1PJVYF.jpg

Praia da Vitória

zXETuQZ.jpg

Biscoitos


ScyekCh.jpg



Ilha Graciosa

Santa Cruz da Graciosa

APKLhRB.jpg



Ilha de São Jorge

Fajã do Ouvidor

2zjN8Pu.jpg



Ilha do Pico

Madalena do Pico

kTv5ffq.jpg



Ilha do Faial

Horta

OquphfG.jpg





Em Santa Maria, no Corvo e nas Flores, o céu apresenta-se muito nublado a encoberto.


Ilha de Santa Maria

Praia Formosa

33fuou2.jpg



Ilha do Corvo

Vila do Corvo

1EG0kz0.jpg



Ilha das Flores

Fajã Grande

9zyPS5g.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em relação à precipitação acumulada ontem, o valor mais elevado foi registado no Nordeste, 20,7 mm.

Muito bem vinda essa chuva no Nordeste!

Está um dia de Verão por São Miguel, com céu limpo e muito sol. Em algumas zonas, há alguma nebulosidade, mas no geral está um belo dia de céu azul na ilha toda...

Que dia soalheiro!

Costuma-se dizer do sol mas na situação presente diremos que foi "chuva de pouca dura", infelizmente.

Excelente recolha das belas imagens do SpotAzores, como sempre! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O que são uns míseros 20,7 mm quando comparados com os valores normais para esta época... :disgust:

Já repararam que os modelos estão sempre adiar chuva para o arquipélago?

Nunca julguei que fosse assim tão difícil chover nesta terra, mas pelos vistos até é....

Já andamos nisso desde Dezembro e não há volta a dar. Até parece coisa do outro mundo ou praga , sei lá....

O que sei é que algumas das minhas plantações já foram à vida por causa da seca. Não há maneira de chover e o pouco que cai não dá para nada porque no dia a seguir a terra já está completamente seca.... Belo inverno este sim senhor..... vou guardar no meu álbum de lembranças....
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O que são uns míseros 20,7 mm quando comparados com os valores normais para esta época... :disgust:

Já repararam que os modelos estão sempre adiar chuva para o arquipélago?

Nunca julguei que fosse assim tão difícil chover nesta terra, mas pelos vistos até é....

Já andamos nisso desde Dezembro e não há volta a dar. Até parece coisa do outro mundo ou praga , sei lá....

O que sei é que algumas das minhas plantações já foram à vida por causa da seca. Não há maneira de chover e o pouco que cai não dá para nada porque no dia a seguir a terra já está completamente seca.... Belo inverno este sim senhor..... vou guardar no meu álbum de lembranças....

:( realmente perderem-se plantações nos Açores devido à falta de chuva é terrível. Para próxima semana estão modeladas várias frentes, mas sempre entaladas entre anticiclones e sem praticamente atingirem o Grupo Oriental. O Central poderá ter precipitação não muito significativa mas suficiente para não deixar agravar a situação; no Ocidental a situação é menos grave. Santa Maria pode estar já em situação desesperada, assim como várias zonas centrais de S.Miguel.

É impressão minha ou nas próprias fotos o verde já parece pouco viçoso?
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Não é impressão tua, é a realidade.
As ilhas desesperam por aquilo que nunca vem...

Ainda hoje ouvi uma noticia na rádio que dizia que a situação em S. Miguel (por incrivel que pareça) ainda não é considerada grave e as nascentes ainda correm de forma aceitável (apesar da falta de chuva).

Já em Santa Maria, e Graciosa, o caso muda de figura onde em Santa Maria já houve mesmo algumas nascentes que secaram segundo relatos de amigos meus daquela ilha.

@StormRic segundo as tuas projecções, até quando é que achas que este Anticiclone vai continuar enfiado por aqui?
É porque já estamos em Março e mudanças desde Novembro até hoje não vi nenhuma....
Será que vamos levar o ano inteiro nisto?
Penso que já chega! A sério! :(