Seguimento Açores e Madeira - Março 2016



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Atividade elétrica dispersa tanto na frente como no pós-frontal:

TkbLIG0.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O aviso amarelo para chuva foi alargado para o G. Oriental. A convecção mais intensa, também devido ao ar seco em altitude, está agora limitada a uma faixa muito reduzida. Algumas células surgiram à frente da linha principal, tendo passado perto das Flores. Não duraram muito. Mesmo uma convecção fraca a moderada (que vendo o satélite penso que é a predominante) pode gerar acumulados significativos se permanecer algum tempo no mesmo local. A ocorrência de atividade elétrica dispersa e pouco frequente será mais provável no G. Ocidental.

O pós-frontal também poderá ser deveras interessante.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia

Por aqui o dia amanheceu sem chuva mas com muito vento embora me pareça que este tem acalmado progressivamente à medida que o dia vai avançando ...

EDIT1 ( 13:10 ) - Confirma-se o cenário que disse de manhã no que diz respeito à diminuição do vento ... Nota porém para a chuva que começou a cair com alguma intensidade agora na parte da tarde ...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
24.7 milímetros horários nas Flores às 7h (correspondente a um aviso laranja). A estação do Corvo está fora de combate. O Eumetsat também teve muitos problemas durante a madrugada.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui choveu toda a manhã e continua da mesma forma, entretanto já se avizinha o pós-frontal onde espera-se aguaceiros, as células mais ativas e que estão a produzir de's estão bem afastadas das ilhas... As mais próximas passaram ao largo do Corvo a algumas dezenas de quilómetros.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau tempo deixa 200 passageiros em terra nos Açores
15 Mar, 2016 - 16:38

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima.

Mau tempo volta a fustigar o arquipélago dos Açores. Foto: António Araújo

O mau tempo que afecta os Açores obrigou ao cancelamento de diversos voos entre ilhas do arquipélago, fazendo com que cerca de 200 passageiros ficassem em terra, informou o porta-voz da companhia aérea SATA.

Segundo António Portugal, as ligações Terceira-São Jorge-Terceira desta terça-feira foram canceladas, afectando 58 passageiros, que “estão protegidos” para um voo que se realiza na quarta-feira.

“Embora esteja previsto mais um voo para hoje para São Jorge, não é possível acomodar os passageiros, pelo que terão viagem num voo extra na quarta-feira”, explicou o responsável.

António Portugal adiantou que também a operação Terceira-Pico-Terceira foi cancelada, estando os 78 passageiros protegidos hoje via Horta, na ilha do Faial, fazendo depois a ligação ao Pico através de lancha.

Também os voos Terceira-Graciosa-Terceira não se realizaram, sendo que os 58 passageiros estão protegidos para viagens na quarta-feira.

“Estes cancelamentos devem-se ao mau tempo nas ilhas do Pico, São Jorge e Graciosa”, declarou o porta-voz, adiantando que toda a restante operação da transportadora aérea açoriana “decorre normalmente”, quer da Azores Air Lines, que assegura as ligações para o exterior do arquipélago, quer da SATA Air Açores, responsável pelas operações entre ilhas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima.

No grupo oriental, ilhas de Santa Maria e São Miguel, o aviso para chuva vigora entre as 17h00 desta terça e as 5h00 de quarta-feira (mais uma hora em Lisboa).

Já nas ilhas da Graciosa, Pico, Faial, Terceira e São Jorge, do grupo central, o aviso amarelo estende-se, além da chuva, ao vento ao longo do dia de terça-feira.

O IPMA colocou também o grupo ocidental, as ilhas das Flores e Corvo, com o mesmo aviso, para vento, chuva, que pode ser por vezes forte, e agitação marítima, até à madrugada de quarta-feira.
http://rr.sapo.pt/noticia/49396/?utm_source=rss
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
TqfkPAXl.jpg


À hora da imagem, a frente encontrava-se sobre o G. Oriental (e ainda se encontra pela chuva forte em PDL). A intrusão de ar seco em altitude é bem visível entre os Grs. Ocidental e Central. A oeste do G. Ocidental aparenta ser a linha de instabilidade que irá atravessar o arquipélago na madrugada e manhã que se avizinha. A atividade elétrica persiste:

xSHuqfE.gif


Daqui a pouco sairá a previsão do IPMA. Ver-se-á se a atividade elétrica chegará ao G. Oriental :p
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Complementando o que escrevi anteriormente, não há referências a linhas de instabilidade no GFS e ECM. Há sim referências a tal no Hirlam e no UkMet.

Na realidade, parece que há de facto uma linha de instabilidade olhando para o carácter compacto da convecção (mas os modelos supramencionados não parecem acertar na posição correta da linha). A atividade elétrica continua dispersa:

SdqtLok.gif


--

Hoje de madrugada ainda deu para ouvir alguns trovões aquando da passagem da frente (foi um bónus). Também choveu forte durante algum tempo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e TiagoLC