Seguimento Açores e Madeira - Março 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ora viva maltinha ...

Por aqui temos uma noite animada.

O céu foi ficando muito carregado à medida que o dia ia acabando e agora temos mesmo muito vento por aqui.

Rajadas por vezes muito fortes aqui na alta de Angra.

Precipitação ainda não muito significativa mas parece me que o espectáculo está somente a começar.

Ora viva maltinha ...

Por aqui temos uma noite animada.

O céu foi ficando muito carregado à medida que o dia ia acabando e agora temos mesmo muito vento por aqui.

Rajadas por vezes muito fortes aqui na alta de Angra.

Precipitação ainda não muito significativa mas parece me que o espectáculo está somente a começar.

A frente está mesmo agora a chegar à Ilha do Faial:

spixcKU.jpg
3WIvWW0.jpg
E6bCe5f.jpg
MVKEaWM.jpg
SmBLV8X.jpg
S2NSztR.jpg
VtEfj6Z.jpg
AkQbq2A.jpg
qa0ID1M.jpg
hvIOhDI.jpg
wFpZuJ4.jpg
W4lD7Ij.jpg
JlOhCqi.jpg
qcb1G5N.jpg
Ph1m2Xg.jpg
ysFx3BF.jpg

Última edição:
A frente já deixou o arquipélago dos Açores. O pós-frontal trouxe alguns aguaceiros mas os acumulados são pouco significativos:

Confirmo.

Por aqui já temos boas abertas depois de por volta das 15:30 termos tido um aguaceiro bem forte ...

Foi mesmo o ponto final na frente ...

O vento também deixou de se fazer sentir já há algum tempo ...

EDIT (18:05) - Ok ... acho que falei cedo demais ahah Mais um aguaceiro forte a decorrer neste preciso momento ... Tudo ficou bem escuro de repente e toca a chover bem ... Parece que o pós frontal ainda está por aqui a dizer olá ... :rain:
:rain:

Última edição:
Entretanto por aqui o mau tempo voltou apesar de a coisa ter acalmado ao longo do dia.

Mas um pouco por toda a ilha choveu bem e com algum vento também à mistura ...

A agitação marítima também se fez sentir ...

Vimos gaivotas em terra o que como os antigos diziam significa tempestade no mar ...

Dia invernal por aqui.

Mais uma vez, hoje:

Na webcam do areeiro vê-se um bocadinho.

Entretanto por aqui já se sente um agravamento do estado do tempo.

Ainda não chove mas sente-se o vento a aumentar gradualmente ...

Às 00:00 utc, a primeira frente (fria) estava perto do Grupo Ocidental, com o vale em cavamento.
A frente vai ondular e apesar de se aproximar do Grupo Central não deve progredir mais para Leste:

N2N18XO.gif

nVlTd5F.gif

Última edição:
O vento está-lhe a dar por aqui.
Na estação da Variante à Horta, já ultrapassou os 104km/h, no observatório, os 90km/h.

Relativamente à chuva, 6,6mm na minha estação.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A frente com ondulações mantém-se sobre o Grupo Central, com circulação de Sul. Aparentemente a ilha de São Jorge, especialmente a sua parte ocidental, tem ficado na sombra da ilha do Pico. Embora só tenhamos a referência da estação do aeródromo em São Jorge, parece que as precipitações têm sido relativamente escassas.

Também notória a diminuição da intensidade do vento:
xUh4q1P.jpg

Às 18h a frente fria continuava assinalada sobre a zona mais ocidental do Grupo Central:
5leoAed.gif

Uma área de precipitação forte a aproximar-se da Ilha Terceira nesta altura:

qAMCHBK.jpg