Seguimento Açores e Madeira - Março 2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguma probabilidade de termos alguma instabilidade/trovoada esta tarde no grupo oriental?


Nesta altura já passou do Grupo Central:

VKEmsm6.gif


Algumas células podem desenvolver-se e atingir o Grupo Oriental, mas sem a densidade e intensidade que ocorreu no Central:

d4rzcP2.jpg
 
Última edição:


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

Por aqui temos alguns aguaceiros fracos mas como referiu o @StormRic o pior parece já ter efetivamente passado aparecendo até algumas abertas no céu ...

Depois da loucura da hora de almoço temos tido um dia nublado mas normal de inverno ...

Nota para algum vento que tem novamente aumentado de intensidade apesar de ontem à noite estar ainda mais forte ...

A trovoada também já cessou por aqui tendo passado mesmo só naquela altura das 13 horas locais ...

De qualquer das formas muita animação pela Terceira nestes últimos dias ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores



Depois de uma visualização rápida entre o GFS e o IFS (ECMWF) para o GC...

swtjqVG.gif


Visualmente, a frente (com intensidade considerável) deverá ser bastante larga. Contudo, os ventos mais intensos aparentemente serão bastante estreitos. Há algumas diferenças entre os 2 modelos, mas não me parece que seja por aí.

A água precipitável estará nos 30 e muitos milímetros, havendo vulnerabilidade para acumulados jeitosos (daí o laranja).

Parece-me que o perfil de humidade relativa é a principal responsável pelas previsões díspares (~13h amanhã). No GFS há mais ar seco.

O CAPE é miserável (mais significativo no GFS), não me parecendo que vá haver trovoada. Mas, quem sabe?

O ar seco reduz a quantidade de chuva contínua mas dá lugar a eventuais células que local e ocasionalmente podem descarregar chuva moderada a forte.