Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2009

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Boa noite
Depois de uma manhã com apenas chuva fraca, tivemos uma tarde com o céu muito nublado e agora está uma noite com algumas nuvens e com temperatura minima bem mais baixa que o normal.:cold:
Fiquei algo decepcionado com a Júlia, durante este 2 dias estava á espera de mais chuva e algumas trovoadas como o proprio IM previu, mas infelizmente não aconteceu! (Também já não é novidade):angry:

Condições Actuais:

Temperatura - 14.5ºC

Humidade Relativa - 72%

Pressão Atmosférica - 1013 hpa

Precipitação - apenas 10.5 mm (entre as 00h/13h):disgust:

Precipitação 15/16 Novembro - 32 mm
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Olá

Eu hoje na minha estação registei uma minima de 11,2ºC. É de salientar que moro quase ao nivel do mar, perto da Igreja de Santa Cruz. Imagino o frio que estaria esta manhã no lugar dos Remédios e mais para cima no Pico da Barrosa.
Quanto a neve no pico da vara não sei. É costume isso acontecer?! Na tv nunca fazem nenhuma referencia a esse respeito.

Boas!

Hoje em Ponta Delgada a mínima penso que andou também pelos 11º-12º.

No local onde vivo a 350-400 metros do nível do mar hoje pela manhã estava uma névoa muito fria e o maciço das Sete Cidades totalmente encoberto por uma espessa camada de nevoeiro. Claro que a temperatura nesse mesmo maciço deve de ter sido ainda mais baixa como é óbvio.

Sim colega minhoto é normal por vezes nevar no cume do Pico da Vara mas isso apenas no Inverno e quando se registam temperaturas muito baixas ou relativamente mais baixas das que se registaram no dia de ontem, visto ser a segunda maior elevação dos Açores depois da montanha da Ilha do Pico com cerca de 1103 metros de altitude.

Sempre que por exemplo no Concelho do Nordeste se registam temperaturas baixas como as do dia anterior é normal no Pico da Vara a temperatura no seu cume chegar aos 2º-3º ou até mesmo 0º e especialmente quando ocorrem aguaceiros que caiem já em forma de neve como calculo que deva de saber. É o único local da Ilha de São Miguel onde é possível a queda de neve.

Nos outros maciços de São Miguel e se subir até à Barrosa ou ao Pico Longo, especialmente quando cai saraiva verá que no cume da mesma montanha é também por vezes normal ver-se as bermas da estrada completamente branca

Sempre que se registam temperaturas mais baixas, é normal a precipitação cair em forma de neve e isso normalmente em cotas mais elevadas e a partir dos 800-900 metros de altitude.

A comunicação social nem sempre faz referência a esse respeito porque nem sempre se registam temperaturas assim tão baixas e se reside em S.Miguel saberá concerteza que de há anos para cá quando acontecem alguns nevões pelas ilhas como foi o caso do Inverno passado onde nevou na Ilha das Flores, Faial, Pico e Pico da Vara (São Miguel), a mesma situação foi reportada pela RTP-Açores. Aliás os cidadãos do Nordeste já estão acostumados a esse tipo de ocorrência no Pico da Vara quando por vezes as temperaturas descem a pique e isso até vem registado nos manuais turísticos dos Açores lol :D

Ah, só mais um pequeno pormenor: Sou Nordestense ;)




Neste momento em Ponta Delgada:

Céu com períodos de muito nublado

Aguaceiros

Pressão: 1018 hPa

Humidade: 77%

Temperatura: 13 °C
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Precipitação 15/16 Novembro - 32 mm

Boa noite,
Olha que 32mm até nem foi muito mau:)
Já agora vives a que altitude mais ou menos? Pelos valores que relatas de precipitação penso que dificilmente serão da zona baixa da cidade de Machico..

Por aqui a norte da ilha não tive razão de queixa, nos dois dias tive um acumulado de 70,9mm.
Sigo com 11,8ºC
1015hpa
90%HR
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Boa noite,
Olha que 32mm até nem foi muito mau:)
Já agora vives a que altitude mais ou menos? Pelos valores que relatas de precipitação penso que dificilmente serão da zona baixa da cidade de Machico..

Por acaso até sou da zona baixa de Machico!:D
Vivo perto da EBS Machico. Se não me engano a altitude média são 163m, vi através do freemeteo. Corrige-me se estiver enganado.

Para ser sincero prefiro chuva vinda de Norte, porque é muito mais fresco e muito mais chuvoso e por vezes pode aguentar dias seguidos. Agora o tempo de sul, ainda chega alguma coisa cá, mas nada que se compare aos outros concelhos que estão nas vertentes Sul (Santa cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do sol etc...).
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Por acaso até sou da zona baixa de Machico!:D
Vivo perto da EBS Machico. Se não me engano a altitude média são 163m, vi através do freemeteo. Corrige-me se estiver enganado.

Para ser sincero prefiro chuva vinda de Norte, porque é muito mais fresco e muito mais chuvoso e por vezes pode aguentar dias seguidos. Agora o tempo de sul, ainda chega alguma coisa cá, mas nada que se compare aos outros concelhos que estão nas vertentes Sul (Santa cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do sol etc...).

Interessante, desconhecia que fosse assim tão chuvoso, especialmente na parte baixa de Machico em comparação por exemplo para o Funchal a poucos kms. E tão perto por exemplo da Ponta de São Lourenço, um dos locais mais secos da Madeira. É pena não teres a estação da net; Machico tem um interesse especial, até porque é dos locais na Madeira mais citados na história da ilha pela destruição nos grandes aluviões.

Com ajuda de um mapa com relevo dá para ver a facilidade da entrada do tempo de Nordeste e de Norte.

erhgwerh.png
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boas!

Hoje em Ponta Delgada a mínima penso que andou também pelos 11º-12º.

No local onde vivo a 350-400 metros do nível do mar hoje pela manhã estava uma névoa muito fria e o maciço das Sete Cidades totalmente encoberto por uma espessa camada de nevoeiro. Claro que a temperatura nesse mesmo maciço deve de ter sido ainda mais baixa como é óbvio.

Sim colega minhoto é normal por vezes nevar no cume do Pico da Vara mas isso apenas no Inverno e quando se registam temperaturas muito baixas ou relativamente mais baixas das que se registaram no dia de ontem, visto ser a segunda maior elevação dos Açores depois da montanha da Ilha do Pico com cerca de 1103 metros de altitude.

Sempre que por exemplo no Concelho do Nordeste se registam temperaturas baixas como as do dia anterior é normal no Pico da Vara a temperatura no seu cume chegar aos 2º-3º ou até mesmo 0º e especialmente quando ocorrem aguaceiros que caiem já em forma de neve como calculo que deva de saber. É o único local da Ilha de São Miguel onde é possível a queda de neve.

Nos outros maciços de São Miguel e se subir até à Barrosa ou ao Pico Longo, especialmente quando cai saraiva verá que no cume da mesma montanha é também por vezes normal ver-se as bermas da estrada completamente branca

Sempre que se registam temperaturas mais baixas, é normal a precipitação cair em forma de neve e isso normalmente em cotas mais elevadas e a partir dos 800-900 metros de altitude.

A comunicação social nem sempre faz referência a esse respeito porque nem sempre se registam temperaturas assim tão baixas e se reside em S.Miguel saberá concerteza que de há anos para cá quando acontecem alguns nevões pelas ilhas como foi o caso do Inverno passado onde nevou na Ilha das Flores, Faial, Pico e Pico da Vara (São Miguel), a mesma situação foi reportada pela RTP-Açores. Aliás os cidadãos do Nordeste já estão acostumados a esse tipo de ocorrência no Pico da Vara quando por vezes as temperaturas descem a pique e isso até vem registado nos manuais turísticos dos Açores lol :D

Ah, só mais um pequeno pormenor: Sou Nordestense ;)




Neste momento em Ponta Delgada:

Céu com períodos de muito nublado

Aguaceiros

Pressão: 1018 hPa

Humidade: 77%

Temperatura: 13 °C

Gostei da informação!

Obrigado amigo.

Hoje contigo fiquei também esclarecido sobre neve no Pico da Vara. O ano passado com a vaga de frio, falaram muito de neve nas Flores e no Pico mas sinceramente nunca cheguei a perceber se tinha nevado no Pico da Vara.

Quanto ao dia de hoje aqui pelo concelho da Lagoa foi de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros principalmente na parte oeste do concelho.

Tmin - 11,2ºC
Tmax - 18,9ºC

Actual - 13,1ºC e 77% Hr
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Gostei da informação!

Obrigado amigo.

Hoje contigo fiquei também esclarecido sobre neve no Pico da Vara. O ano passado com a vaga de frio, falaram muito de neve nas Flores e no Pico mas sinceramente nunca cheguei a perceber se tinha nevado no Pico da Vara.

Quanto ao dia de hoje aqui pelo concelho da Lagoa foi de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros principalmente na parte oeste do concelho.

Tmin - 11,2ºC
Tmax - 18,9ºC

Actual - 13,1ºC e 77% Hr

Ora essa amigo. Disponha sempre!

Mas para a próxima e sempre que as temperaturas se justificarem e cair pedra, faça a experiência e vá até ao Pico da vara. O seu cume está sempre branco. E por vezes a neve até chega à Floresta da Laurissilva onde está centrado o famoso Priôlo. Houve um ano que as criptómérias e o resto da floresta endémica ficaram brancas isso há cerca de 15 anos atrás com uma forte vaga de frio que afectou os Açores. Lembro-me disso como se fosse ontem :)

O carro não sobe até lá acima pelo que você tem de deixar o carro na freguesia da Algarvia e depois ter de subir um troço com bastantes kms serra acima. É um espectáculo fantástico de se ver a 1103 metros de altitude. Não se consegue é ver a ilha toda porque os outros maciços vulcânicos da ilha como servem de barreira tapam a visão para o resto da ilha, mas como lhe estava a dizer, sempre que se propiciar a ocorrência de dias com pedra (saraiva ou granizo), vá até ao cume. Aviso-lhe desde já para ir bem agasalhado :lol::lol::lol:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Ora essa amigo. Disponha sempre!

Mas para a próxima e sempre que as temperaturas se justificarem e cair pedra, faça a experiência e vá até ao Pico da vara. O seu cume está sempre branco. E por vezes a neve até chega à Floresta da Laurissilva onde está centrado o famoso Priôlo. Houve um ano que as criptómérias e o resto da floresta endémica ficaram brancas isso há cerca de 15 anos atrás com uma forte vaga de frio que afectou os Açores. Lembro-me disso como se fosse ontem :)

O carro não sobe até lá acima pelo que você tem de deixar o carro na freguesia da Algarvia e depois ter de subir um troço com bastantes kms serra acima. É um espectáculo fantástico de se ver a 1103 metros de altitude. Não se consegue é ver a ilha toda porque os outros maciços vulcânicos da ilha como servem de barreira tapam a visão para o resto da ilha, mas como lhe estava a dizer, sempre que se propiciar a ocorrência de dias com pedra (saraiva ou granizo), vá até ao cume. Aviso-lhe desde já para ir bem agasalhado :lol::lol::lol:

Se tiver oportunidade seguirei o teu conselho. Quanto ao agasalho irei prevenido, mas não te esqueças que venho do Norte de Portugal, da terra do frio onde já vi nevar algumas vezes.

Hoje aqui na Lagoa o dia amanheceu com boas abertas quase pouco nublado mas com menos frio que ontem. Eu registei uma minima de 12,4ºC.
Tu já tens alguma estação meteorológica?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas para a próxima e sempre que as temperaturas se justificarem e cair pedra, faça a experiência e vá até ao Pico da vara. O seu cume está sempre branco. E por vezes a neve até chega à Floresta da Laurissilva onde está centrado o famoso Priôlo. Houve um ano que as criptómérias e o resto da floresta endémica ficaram brancas isso há cerca de 15 anos atrás com uma forte vaga de frio que afectou os Açores. Lembro-me disso como se fosse ontem :)

Mas refere-se a neve ou a granizo ? São fenómenos distintos, um certamente será mais frequente, outro nem tanto. E muitas vezes são confundidos pelas populações e comunicação social.
A 28/29 de Janeiro deste ano especulámos aqui no fórum se teria nevado no Pico da Vara, mas ficámos sem saber se aconteceu ou não.

Tem algum registo fotográfico desses eventos que refere ?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Mas refere-se a neve ou a granizo ? São fenómenos distintos, um certamente será mais frequente, outro nem tanto. E muitas vezes são confundidos pelas populações e comunicação social.
A 28/29 de Janeiro deste ano especulámos aqui no fórum se teria nevado no Pico da Vara, mas ficámos sem saber se aconteceu ou não.

Tem algum registo fotográfico desses eventos que refere ?

Exacto. Eu sei que são fenómenos distintos. É assim, quando costuma cair granizo (pedra) nas cotas mais baixas e perto das zonas litorâneas, normalmente nas zonas mais altas e neste caso do Pico da vara a precipitação neste mesmo sítio cai sempre já em forma de neve, porque a temperatura é sempre mais baixa.

No passado mês de Janeiro quando houve uma vaga de frio nos Açores e que chegou a nevar em algumas ilhas, o Pico da Vara apresentou algum manto branco mas isso apenas no seu cume como é óbvio.
Infelizmente não tenho alguma foto desse dia com muita pena minha e pior ainda de há 15 anos atrás num forte nevão que houve que a neve até desceu às encostas mais baixas do sopé do mesmo pico abrangendo a Floresta endémica, mas agradeço desde já se alguém o tiver que compartilhe aqui no fórum.
Para a próxima vez que as temperaturas se justificarem e houverem condições para a ocorrência de neve acima dos 900- 1000 metros de altitude na ilha de São Miguel tirarei sem dúvida umas fotos como manda a lei ;)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Se tiver oportunidade seguirei o teu conselho. Quanto ao agasalho irei prevenido, mas não te esqueças que venho do Norte de Portugal, da terra do frio onde já vi nevar algumas vezes.

Hoje aqui na Lagoa o dia amanheceu com boas abertas quase pouco nublado mas com menos frio que ontem. Eu registei uma minima de 12,4ºC.
Tu já tens alguma estação meteorológica?

Sim convêm levar agasalho e se precisar de informações em como subir ao mesmo pico mande-me mensagem em privado que não me custa nada servir como guia turístico ehehehe ;)

Sim claro que sei que neva no Norte de Portugal mas não se esqueça que o vosso frio é mais seco e o nosso húmido, logo a sensação de frio ou de calor é maior aqui do que aí visto os valores de humidade andarem sempre mais elevados.


Hoje registei uma mínima de 12º pela manhã, isto em Ponta Delgada claro.

Neste momento Ponta Delgada situa-se pelos 18 °C com céu meio encoberto e algumas timidas abertas, vento fresco de Oeste e uma pressão de 1020 hPa e a descer.

Contudo preve-se um agravamento do estado do tempo já a partir de amanhã e que se prolongará até 6 feira com vento Forte a Muito Forte com rajadas que poderão atingir os 100km/h e chuva intensa.